segunda-feira, 6 de abril de 2020

Atividades de Língua Portuguesa - Semana 06 à 10-04

LÍNGUA PORTUGUESA

HABILIDADES:
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
 OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
- Estabelecer relações letra X som (leitura);
- Estabelecer relações som X letra (escrita);
- Identificar a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;
- Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;
- Escrever aplicando o princípio ortográfico;
- Localizar informação no texto;
- Ler frases recuperando o seu significado;
- Ler com fluência palavras, frases e textos;

- Escrever palavras de estruturas complexas;

Leia o trava-língua:

“Pedro tem o peito preto.
O peito de Pedro é preto,
Quem disse que o peito
De Pedro não é preto
Tem o peito mais preto
Do que o peito de Pedro”.
                           (Domínio popular)

1-Copie todas as palavras com PR e DR que aparecem no texto. Em seguida faça a leitura destas:
2-Escolha duas palavras da atividade anterior e forme frases:
3-Encontre no diagrama palavras com 7 palavras com Br e copie-as:


4-Observe as imagens e complete os nomes:

5-Agora encontre no diagrama 8 palavras com TR e copie-as:

6-Copie a frase que corresponde a cada figura:
(    ) Os meninos estão na frente da trave.
(    ) O time de Bruno fez muitos gols na trave.
(    ) A bola está na frente da trave.

(    ) A menina abraça o ursinho.
(    ) O menino abraça forte seu travesseiro.
(    ) A moça está abraçando o travesseiro.

(    ) Quatro tigres estão na selva.
(    ) Os tigres estão comendo trigo.
(    ) Os três tigres passeiam na floresta.


(    ) O menino está alegre com seus brinquedos.
(    ) O menino está lendo.
(    ) O menino está muito triste.

7-Leia o texto e faça o que se pede:

Trabalho
     Papai trabalha no circo do Triângulo Mineiro.
     É tradição familiar ser um trapezista.
     Papai treina vários truques no trapézio e eu, para ganhar trufas, treino no trono, travo as pernas e troco o trapo por trombeta.

a)    Faça uma lista com as palavras com tra tre tri tro tru:

SUGESTÃO DA PROF
- Com auxílio da sua família, faça um ditado com as palavras que possuem o R intercalado (BR, DR, TR) retiradas das atividades anteriores. No ditado pode haver outras palavras com sílabas simples:




Nenhum comentário:

Postar um comentário