LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES
(EF15LP03)
Localizar informações explícitas em textos.
(EF12LP01) Ler
palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso
frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF02LP01)
Utilizar, ao produzir o texto (frases), grafia correta de palavras conhecidas
ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases
e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto
de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02)
Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais
ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03) Ler e
escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas
(f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em
posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e
escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que
existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP08)
Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
- Estabelecer relações
letra X som (leitura);
- Estabelecer relações
som X letra (escrita);
- Reconhecer as
diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Escrever aplicando o
princípio ortográfico;
- Localizar informação
no texto;
- Ler com fluência
palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de
estruturas simples;
- Escrever palavras de
estruturas complexas;
- Escrever corretamente palavras com R
intercalado;
- Identificar características do gênero
trabalhado (fábula).
ATIVIDADES
A menina do leite
A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à
cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela
partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata. E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça: “Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.” “Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.” “Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.” “Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos.” “Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.” “Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas.” “Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e …” A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Moral: Não se deve contar com
uma coisa antes de consegui-la.
Fábulas de
Esopo
|
1- Qual o estado emocional da menina
no início da história?
( ) triste
( ) feliz
2- O que a menina ia fazer na
cidade?
3- O que será que quer dizer quando
o autor diz que os pensamentos chacoalhavam na cabeça da menina conforme o
leite:
( ) Ela
não pensava em nada.
( ) Ela pensava em muitas coisas.
4- O desejo da menina era
exclusivamente:
( )
Ajudar as pessoas.
( ) Ganhar dinheiro.
( ) Passear na cidade.
5- O que fez com que ela derrubasse
seu leite?
6- Em sua opinião, você acha que ela
continuou feliz no final da história? Por quê?
7- Reescreva a frase que indica a
moral da fábula?
8- Leia as palavras com R
intercalado da fábula, agora faça uma lista, separando suas sílabas:
Primeira
|
Pedra
|
Trajando
|
Crescerem
|
Estrada
|
Crio
|
Dentro
|
Frangas
|
Comprar
|
Branquinha
|
Distraída
|
Tropeçou
|
Equilíbrio
|
Compro
|
9-
Procure no dicionário o significado da palavras
abaixo:
Trajando.
10- Estude:
Cra – cre – cri – cro – cru - crão
Fra – fre – fri – fro – fru - frão
11- Na fábula possuem as seguintes palavras:
-
Pinte apenas as sílabas com R intercalado nessas palavras.
12- Separe a lista
de palavras de acordo com as sílabas:
13- Estude-as para o ditado.
14- Encontre no diagrama 10 palavras com sílabas do
Cr, depois faça uma lista. Escolha 5 e faça frases.
(craque – crachá –
creme – recreio – crime – criativo – cromado - crocodilo – cruzadinha – cruz)
C
|
R
|
A
|
Q
|
U
|
E
|
D
|
R
|
C
|
C
|
R
|
G
|
H
|
K
|
L
|
Ç
|
O
|
C
|
R
|
R
|
E
|
E
|
R
|
T
|
U
|
O
|
L
|
R
|
O
|
I
|
C
|
R
|
O
|
M
|
A
|
D
|
O
|
U
|
C
|
A
|
R
|
B
|
N
|
M
|
L
|
P
|
X
|
C
|
O
|
T
|
E
|
D
|
C
|
R
|
E
|
M
|
E
|
O
|
D
|
I
|
I
|
R
|
A
|
Z
|
Y
|
P
|
E
|
B
|
I
|
V
|
O
|
S
|
A
|
T
|
O
|
P
|
N
|
B
|
L
|
O
|
A
|
C
|
R
|
I
|
M
|
E
|
O
|
P
|
O
|
P
|
C
|
R
|
U
|
Z
|
A
|
D
|
I
|
N
|
H
|
A
|
A
|
S
|
U
|
C
|
R
|
A
|
C
|
H
|
Á
|
U
|
HISTÓRIA
HABILIDADES
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e
papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03)
Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento
e memória.
(EF02HI04)
Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como
fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e
comunitário.
(EF02HI06) Identificar
e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas
ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
OBJETIVOS APRENDIZAGEM
*
Conhecer as diferentes fases da vida dos seres humanos;
*
Reconhecer as características de cada fase da vida;
ATIVIDADES
- Converse com
sua família e acerca destes questionamentos:
· Seu pai já foi bebê?
· Sua mãe já foi bebê?
· Sue avô e sua avó já foram bebês?
· Você já foi
bebê?
· O que seus pais contam de quando você era
bebê?
· Sua família guarda alguma lembrança de quando
você era bebê?
· Quem tem um animal de estimação? Ele já foi
bebê?
- Assista ao vídeo abaixo:
- Copie o texto:
FASES DA VIDA
As
principais etapas ou fases da vida humana são: infância, adolescência, fase
adulta e velhice.
Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que
é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre
o nascimento e a morte varia bastante.
Costumamos
considerar que a vida humana está dividida em fases. A forma de divisão varia
bastante, mas, geralmente, ela é feita assim:
- Infância: é a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc. Aqui, somos bem dependentes de nossos pais e/ou responsáveis.
-
Adolescência: também conhecida como juventude, costuma ir dos doze aos vinte anos de idade. Nessa fase, ocorrem
muitas transformações no corpo e na nossa mente. É geralmente nessa fase que
as pessoas entram na faculdade, e também começam a namorar.
- Fase
adulta: consideramos
que a fase adulta se inicia aos
vinte e um anos de idade. Aqui, as mudanças que ocorrem na
adolescência já se estabilizaram, e a responsabilidade aumenta bastante. Em
muitos casos, a pessoa já se apresenta independente financeiramente, de forma
completa ou parcial; por meio do trabalho. É geralmente nessa fase que as
pessoas costumam ter filhos.
-
Velhice: também
chamada de terceira idade, ou melhor idade. É aqui, ou um pouco antes, que os
cabelos começam a embranquecer, a pele se apresenta mais enrugada e, em
muitos casos, principalmente em idade mais avançada, alguns problemas de
saúde surgem. Essa é fase em que
a pessoa apresenta mais experiência de vida, podendo nos ensinar muitas
coisas interessantes.
|
Texto
de Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental Equipe Escola Kids.
Adaptado
pela Professora
|
Responda:
1- Quais as principais etapas da vida humana?
2- Em qual fase da vida
você se encontra agora?
3- Qual a fase de maior
aprendizagem?
4- Qual a fase em que a
pessoa tem amais experiência de vida?
5- Em que fase as pessoas
costumam ter filhos?
CIÊNCIAS
HABILIDADES
(EF02CI07)
Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao
tamanho da sombra projetada.
(EF02CI08)
Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes
tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica
etc.).
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Conhecer os
corpos celestes e astros que compõem o sistema solar;
- Diferenciar cada
corpo celeste e astro;
- Nomear os
planetas;
- Conhecer os
planetas anões.
ATIVIDADES
Gravidade: força que nos prende a terra
Embora a terra tenha uma forma arredondada, tudo que está sobre
a sua superfície fica preso a ela. Isso ocorre porque há uma força que nos
atrai para o centro da terra, essa força chama-se GRAVIDADE.
Conta-se que Isaac Newton, físico, estava sentado lendo embaixo
de uma árvore e uma maçã caiu em sua cabeça, aí então, ele começou a pensar e
estudar o porquê as coisas caem para a terra e não para o espaço. Então, ele
nomeou como a teoria da gravidade.
Quanto mais longe da terra, mais leve um corpo fica, por isso no
espaço o astronauta flutua.
Responda:
a) Por que não
caímos e ficamos presos na superfície da terra?
b) Qual o nome do físico que nomeou a teoria
da gravidade?
c) Por que, no espaço o astronauta flutua?
|
1- Observe as
imagens e escreva o nome dos planetas.
2- Observe e responda:
a) Qual é o nome do nosso planeta?
b) Em quais planetas você imagina que faça
mais calor? Por quê?
c) Em qual planeta você acha que faça mais
frio? Por quê?
d) A terra fica entre quais planetas?
e) Qual o planeta mais próximo do sol?
f) E o mais distante?
g) Em Vênus faz mais frio ou calor que a
terra? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário