LÍNGUA
PORTUGUESA
HABILIDADES
(EF15LP01)
Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos
quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas
mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos,
onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02)
Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições
antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se
em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse
texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências
textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio
etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura
de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03)
Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04)
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos
gráfico-visuais em textos multissemióticos
(EF12LP01) Ler
palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso
frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF12LP02) Buscar,
selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos
que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e
interesses.
(EF15LP05)
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a
situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a
finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai
circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e
forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre
que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em
tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e
o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para
corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções
de ortografia e pontuação.
*(EF15LP06)
Revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas,
para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações,
correções de ortografia e pontuação.
(EF02LP01)
Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com
estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em
substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de
interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02)
Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais
ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03) Ler e
escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas
(f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em
posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e
escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que
existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP05) Ler e
escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
(EF02LP06)
Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
(EF02LP07)
Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
(EF02LP08)
Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
(EF02LP09) Usar
adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
-
Saber para que serve um texto informativo;
- Conhecer
os diferentes lugares onde circulam os textos informativos;
- Apontar
as características da parlenda;
- Utilizar pontuação adequada nas suas
produções;
- Estabelecer relações letra X som
(leitura);
- Estabelecer
relações som X letra (escrita);
- Identificar a
sílaba inicial, medial e final de uma palavra;
- Reconhecer as diferentes
combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Separar sílabas
nas transposições de linhas na cópia de texto;
- Compreender a
função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;
- Escrever
aplicando o princípio ortográfico;
- Saber alinhar a
escrita da língua portuguesa;
- Compreender a
direção da escrita da língua portuguesa;
- Localizar
informação no texto trabalhado;
- Ler frases
recuperando o seu significado;
- Ler com fluência
palavras, frases e textos;
- Produzir palavras de estruturas complexas.
- Estabelecer relações
letra X som (leitura);
- Estabelecer relações
som X letra (escrita);
- Reconhecer as
diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Escrever aplicando o
princípio ortográfico;
- Localizar informação
no texto;
- Ler com fluência
palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de
estruturas simples;
- Escrever palavras de
estruturas complexas;
- Escrever
corretamente palavras com R intercalado;
-
Identificar características do gênero trabalhado (Texto informativo).
Texto Informativo
Um texto informativo tem o objetivo principal de informar o leitor
sobre um determinado assunto, expondo e esclarecendo qualquer dúvida em
relação ao tema em questão.
|
ATIVIDADES
1-Leia o texto depois faça o que se pede:
Plutão
Plutão é um planeta anão
do Sistema Solar. Plutão é formado por rocha e gelo e é relativamente
pequeno, menor que a lua.
Até 2006, Plutão foi
considerado o nono planeta do Sistema Solar. Mas, em agosto de 2006, a União
Astronômica Internacional (UAI) criou uma nova definição de planeta e Plutão
deixou de ser planeta e ganhou nova classificação. Agora ele é considerado um
planeta anão.
(Texto retirado do livro Provinha Brasil 3° ano).
|
a) Quem é Plutão?
b) Quando Plutão passou a ser
chamado de planeta anão?
c) Com que astro é comparado o
tamanho de Plutão?
d) Plutão é maior ou menor que
esse astro?
e) O que significa a sigla UAI?
f) De onde o texto foi retirado
g) Quantos parágrafos há no texto?
Plural e
Singular
QUANDO A PALAVRA INDICA SOMENTE UM
ELEMENTO, DIZEMOS QUE ESSA PALAVRA ESTÁ NO SINGULAR.
QUANDO UMA PALAVRA INDICA MAIS DE UM
ELEMENTO, DIZEMOS QUE A PALAVRA ESTÁ NO PLURAL.
|
- Assistir aos vídeos explicativos:
2- Complete com as palavras plural
e singular:
a) O__________________ indica só
um elemento.
b) O_________________ indica mais
de um elemento.
3- Forme o plural acrescentando S.
Macaco mesa
Bicicleta pessoas
Livro armário
Tesoura maçã
caneta gato
4- Reescreva as frases, passando
para o plural as palavras destacadas.
a) O sistema solar é formado por planeta, estrela, cometa e
outros astros.
b) No planeta
existem árvore, mar, animal e pessoa.
5- Forme o plural destas palavras.
Farol
Papel
Anel
Pincel
Coração
6- Forme o plural acrescentando es:
Motor juiz
Mês giz
Flor pastor
*Sugestão de um ditado com as
palavras abaixo.
planetas
rochas
pequenos
deixou
ganhou
pessoas
tesouras
mesa
|
Pinceis
cócegas
férias
anzóis
papel
Plutão
considerado
|
7- Escolha 5 palavras da cruzadinha e forme frases.
HISTÓRIA
HABILIDADES
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas
e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas
que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
(EF02HI04) Selecionar e compreender o
significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e
histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF02HI06) Identificar e organizar,
temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo
(antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
OBJETIVOS
APRENDIZAGEM
* Conhecer as diferentes
fases da vida dos seres humanos;
* Reconhecer as
características de cada fase da vida;
ATIVIDADES
1- Faça uma linha do tempo
registrando momentos importantes dentro de cada fase da vida. Registre através
de fotos (pode ser desenhos ou até mesmo imagens de revistas). Registre desde
quando você era bebê, como você é hoje e como se imagina no futuro.
Você pode seguir o
exemplo abaixo ou criar seu próprio modelo:
|
Atividade do livro de História Ápis pág. 16, 17, 18, 19, 20,
21, 22 e 23.
CIÊNCIAS
HABILIDADES:
(EF02CI08) Comparar o
efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de
superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Objetivos:
*Identificar a luz do sol como fonte de luz e calor;
*Ampliar o conhecimento sobre o Sol e a saúde do ser
humano;
*Compreender a importância da luz e do calor do Sol
para a manutenção da vida no planeta Terra;
*Reconhecer que devemos
ter alguns cuidados com o sol;
*Identificar atitudes e
materiais que propiciem proteção associada a exposição solar.
Como já sabemos que o
sol é considerado uma fonte de luz natural.
|
- Leia os versos abaixo e marque a resposta correta:
O sol, astro que aquece
Que ajuda a planta a nascer
Faz bem à vida da gente
Sem ele se pode morrer
O sol de tanta importância
Empresta sua luz ao dia
Só chega se a lua se esconde
Se vai quando a coruja pia
Ao sol alegre passeio Saúde eu quero manter
Mas sei que bem cedo ou tardinha
O passeio que eu devo ter
a) Quem é o astro que aquece?
( ) A Lua
( )A estrela
( )A Terra
( ) O Sol
b) Podemos relacionar o verso onde está escrito que
o Sol “ajuda a planta a nascer” com:
( ) A planta para nascer precisa da luz
e do calor do Sol.
( )A planta precisa apenas de água.
( )A planta não precisa do Sol.
( )A planta precisa apenas da terra.
c) O Sol “empresta sua luz ao dia” quer dizer que:
( ) O dia é escuro
( )O dia e a noite são claros
( )O dia é claro
( ) O dia e a noite são escuros
- Copie o texto abaixo:
CUIDADOS COM O SOL
A estação mais esperada pela garotada é o verão, tempo de sol e férias
escolares. Nesse período, muitas crianças gostam de ir à praia ou à piscina
brincar com amigos
A chegada do verão
traz também a preocupação dos pais em proteger os filhos dos efeitos do Sol.
A exposição exagerada
e sem cuidados ao Sol é prejudicial à saúde e pode causar sérios problemas ao
organismo. Queimaduras, envelhecimento rápido da pele, lesão nos olhos,
desidratação, sardas e mesmo doenças mais graves, como o câncer da pele, são
alguns exemplos.
A exposição excessiva
faz mal, mas por outro lado, a dosagem certa é uma aliada da nossa saúde. O
Sol tem, por exemplo, a importante função de fixar a vitamina D em nosso
organismo ou o cálcio nos ossos, para deixá-los mais fortes. Os médicos
recomendam que se evite pegar sol no período das 10h às 16h, quando os raios
ultravioleta são mais intensos.
É importante usar regularmente o protetor solar, com fator de proteção (FPS)
indicado para a sua pele. O protetor deve ser aplicado em casa 30 minutos
antes da exposição ao Sol, sempre que sair da água e a cada duas horas de
exposição contínua. Também é preciso ficar na sombra, usar chapéus e óculos
de sol. Mas atenção! Ficar sob um guarda-sol é importante, mas não suficiente
para se proteger, pois a radiação solar é refletida pela água, areia e
concreto. E saiba que esses cuidados devem ser tomados durante o ano todo,
pois os raios UVA e UVB continuam intensos mesmo no inverno ou em dias
nublados.
|
Assistir o
vídeo sobre os cuidados com a exposição ao sol.
Atividades
1- Responda:
a) Qual é estação
mais esperada pela garotada?
b) O que as crianças
gostam de fazer nesse período?
c) Quais são os
problemas que a exposição excessiva ao sol pode causar?
d) Qual é a importância
de tomar sol na dosagem certa?
2-Tomar sol faz bem à saúde,
mas é preciso fazer isso em um horário adequado. Em quais horários podemos
tomar sol em segurança?
( ) das 6 ás 12 horas.
( ) até às
10 e após às 16 horas
( ) das 12
às 16 horas
( ) entre 13
e 15 horas
3- Qual produto devemos
passar na pele para nos proteger dos raios solares?
( )
talco ( )
sabonete ( ) filtro
solar ( ) creme
dental
4- O produto que você
marcou na atividade anterior deve ser usado apenas quando vamos à praia?
Explique com suas palavras.
5- Qual parte do corpo
estes objetos ajudam a proteger dos raios solares?
6- Para nos hidratarmos,
é muito importante:
( )
tomar água
( )
tomar suco
( )
tomar refrigerante
7- Observe estes filtros
solares.
a) Que sigla é usada nas embalagens de para
indicar o Fator de Proteção ao Sol?
b) Dos filtros acima, pinte o que pode nos
proteger mais da ação do sol.
8- Estas pessoas estão
tomando alguns cuidados durante a exposição ao sol na praia. Quais são esses
cuidados?
9- Você também gosta de
ir à praia?
10- Faça um desenho
representando um dia na praia com sua família. Não esqueça de apresentar no
desenho os cuidados que devemos ter com a exposição ao sol.