segunda-feira, 29 de junho de 2020

Atividades da Semana – 29/06 à 03/07


LÍNGUA PORTUGUESA

HABILIDADES
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
*(EF15LP06) Revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
- Saber para que serve um texto informativo;
- Conhecer os diferentes lugares onde circulam os textos informativos;
- Apontar as características da parlenda;
- Utilizar pontuação adequada nas suas produções;
- Estabelecer relações letra X som (leitura);
- Estabelecer relações som X letra (escrita);
- Identificar a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;
- Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;
- Compreender a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;
- Escrever aplicando o princípio ortográfico;
- Saber alinhar a escrita da língua portuguesa;
- Compreender a direção da escrita da língua portuguesa;
- Localizar informação no texto trabalhado;
- Ler frases recuperando o seu significado;
- Ler com fluência palavras, frases e textos;
- Produzir palavras de estruturas complexas.
- Estabelecer relações letra X som (leitura);
- Estabelecer relações som X letra (escrita);
- Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Escrever aplicando o princípio ortográfico;
- Localizar informação no texto;
- Ler com fluência palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de estruturas simples;
- Escrever palavras de estruturas complexas;
- Escrever corretamente palavras com R intercalado;
- Identificar características do gênero trabalhado (Texto informativo).

Texto Informativo

        Um texto informativo tem o objetivo principal de informar o leitor sobre um determinado assunto, expondo e esclarecendo qualquer dúvida em relação ao tema em questão.

ATIVIDADES


1-Leia o texto depois faça o que se pede:

Plutão
      Plutão é um planeta anão do Sistema Solar. Plutão é formado por rocha e gelo e é relativamente pequeno, menor que a lua.
      Até 2006, Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar. Mas, em agosto de 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma nova definição de planeta e Plutão deixou de ser planeta e ganhou nova classificação. Agora ele é considerado um planeta anão.
(Texto retirado do livro Provinha Brasil 3° ano).

a) Quem é Plutão?
b) Quando Plutão passou a ser chamado de planeta anão?
c) Com que astro é comparado o tamanho de Plutão?
d) Plutão é maior ou menor que esse astro?
e) O que significa a sigla UAI?
f) De onde o texto foi retirado
g) Quantos parágrafos há no texto?

 

Plural e Singular
         QUANDO A PALAVRA INDICA SOMENTE UM ELEMENTO, DIZEMOS QUE ESSA PALAVRA ESTÁ NO SINGULAR.
         QUANDO UMA PALAVRA INDICA MAIS DE UM ELEMENTO, DIZEMOS QUE A PALAVRA ESTÁ NO PLURAL.


- Assistir aos vídeos explicativos:


2- Complete com as palavras plural e singular:

a) O__________________ indica só um elemento.
b) O_________________ indica mais de um elemento.

3- Forme o plural acrescentando S.

Macaco                                   mesa
Bicicleta                                  pessoas
Livro                                       armário
Tesoura                                   maçã
caneta                                     gato

4- Reescreva as frases, passando para o plural as palavras destacadas.

a) O sistema solar é formado por planeta, estrela, cometa e outros astros.
b) No planeta existem árvore, mar, animal e pessoa.

5- Forme o plural destas palavras.

Farol
Papel
Anel
Pincel
Coração

6- Forme o plural acrescentando es:

Motor                     juiz
Mês                        giz
Flor                        pastor

*Sugestão de um ditado com as palavras abaixo.

planetas
rochas
pequenos
deixou
ganhou
pessoas
tesouras
mesa
Pinceis
cócegas
férias
anzóis
papel
Plutão
considerado



7- Escolha 5 palavras da cruzadinha e forme frases.

HISTÓRIA

HABILIDADES
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
(EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

OBJETIVOS APRENDIZAGEM
* Conhecer as diferentes fases da vida dos seres humanos;
* Reconhecer as características de cada fase da vida;

ATIVIDADES
1- Faça uma linha do tempo registrando momentos importantes dentro de cada fase da vida. Registre através de fotos (pode ser desenhos ou até mesmo imagens de revistas). Registre desde quando você era bebê, como você é hoje e como se imagina no futuro.


Você pode seguir o exemplo abaixo ou criar seu próprio modelo:





Atividade do livro de História Ápis pág. 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23.




CIÊNCIAS

HABILIDADES:
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

Objetivos:
*Identificar a luz do sol como fonte de luz e calor;
*Ampliar o conhecimento sobre o Sol e a saúde do ser humano;
*Compreender a importância da luz e do calor do Sol para a manutenção da vida no planeta Terra;
*Reconhecer que devemos ter alguns cuidados com o sol;              
*Identificar atitudes e materiais que propiciem proteção associada a exposição solar.

Como já sabemos que o sol é considerado uma fonte de luz natural. 
   

- Leia os versos abaixo e marque a resposta correta:

O sol, astro que aquece
Que ajuda a planta a nascer
Faz bem à vida da gente
Sem ele se pode morrer
O sol de tanta importância
Empresta sua luz ao dia
Só chega se a lua se esconde
Se vai quando a coruja pia
Ao sol alegre passeio Saúde eu quero manter
Mas sei que bem cedo ou tardinha
O passeio que eu devo ter

a) Quem é o astro que aquece?

(   ) A Lua
(   )A estrela
(   )A Terra                        
(   ) O Sol

b) Podemos relacionar o verso onde está escrito que o Sol “ajuda a planta a nascer” com:

(   ) A planta para nascer precisa da luz e do calor do Sol.
(   )A planta precisa apenas de água.
(   )A planta não precisa do Sol.
(   )A planta precisa apenas da terra.

c) O Sol “empresta sua luz ao dia” quer dizer que:

(   ) O dia é escuro
(   )O dia e a noite são claros
(   )O dia é claro
(   ) O dia e a noite são escuros

   
- Copie o texto abaixo:
CUIDADOS COM O SOL

      A estação mais esperada pela garotada é o verão, tempo de sol e férias escolares. Nesse período, muitas crianças gostam de ir à praia ou à piscina brincar com amigos
     A chegada do verão traz também a preocupação dos pais em proteger os filhos dos efeitos do Sol.
    A exposição exagerada e sem cuidados ao Sol é prejudicial à saúde e pode causar sérios problemas ao organismo. Queimaduras, envelhecimento rápido da pele, lesão nos olhos, desidratação, sardas e mesmo doenças mais graves, como o câncer da pele, são alguns exemplos.
     A exposição excessiva faz mal, mas por outro lado, a dosagem certa é uma aliada da nossa saúde. O Sol tem, por exemplo, a importante função de fixar a vitamina D em nosso organismo ou o cálcio nos ossos, para deixá-los mais fortes. Os médicos recomendam que se evite pegar sol no período das 10h às 16h, quando os raios ultravioleta são mais intensos.
    É importante usar regularmente o protetor solar, com fator de proteção (FPS) indicado para a sua pele. O protetor deve ser aplicado em casa 30 minutos antes da exposição ao Sol, sempre que sair da água e a cada duas horas de exposição contínua. Também é preciso ficar na sombra, usar chapéus e óculos de sol. Mas atenção! Ficar sob um guarda-sol é importante, mas não suficiente para se proteger, pois a radiação solar é refletida pela água, areia e concreto. E saiba que esses cuidados devem ser tomados durante o ano todo, pois os raios UVA e UVB continuam intensos mesmo no inverno ou em dias nublados.


Assistir o vídeo sobre os cuidados com a exposição ao sol.




                                 Atividades
1- Responda:

a) Qual é  estação mais esperada pela garotada?
b) O que as crianças gostam de fazer nesse período?
c) Quais são os problemas que a exposição excessiva ao sol pode causar?
d) Qual é a importância de tomar sol na dosagem certa?


2-Tomar sol faz bem à saúde, mas é preciso fazer isso em um horário adequado. Em quais horários podemos tomar sol em segurança?

(   ) das 6 ás 12 horas.
(   ) até às 10 e após às 16 horas
(   ) das 12 às 16 horas
(   ) entre 13 e 15 horas

3- Qual produto devemos passar na pele para nos proteger dos raios solares?

(   ) talco      (   ) sabonete        (    ) filtro solar         (   ) creme dental

4- O produto que você marcou na atividade anterior deve ser usado apenas quando vamos à praia? Explique com suas palavras.

5- Qual parte do corpo estes objetos ajudam a proteger dos raios solares?





6- Para nos hidratarmos, é muito importante:

(    ) tomar água
(    ) tomar suco
(    ) tomar refrigerante


7- Observe estes filtros solares.

a)    Que sigla é usada nas embalagens de para indicar o Fator de Proteção ao Sol?
b)   Dos filtros acima, pinte o que pode nos proteger mais da ação do sol.

8- Estas pessoas estão tomando alguns cuidados durante a exposição ao sol na praia. Quais são esses cuidados?




9- Você também gosta de ir à praia?

10- Faça um desenho representando um dia na praia com sua família. Não esqueça de apresentar no desenho os cuidados que devemos ter com a exposição ao sol.


sexta-feira, 19 de junho de 2020

Gabarito da Semana – 15/06 à 19/06

Gabarito da Semana – 15/06 à 19/06

MATEMÁTICA

RESPOSTAS

1-
a) ( x ) 4º lugar

b) 10º

2-
a) 10ª

b) 6ª

c) 7ª

d) 4ª

e)8ª

3-
a) Quinto                              d) Décimo quarto

b) Sétimo                             e) Décimo sexto

c) Décimo                             f) Vigésimo

4-
10º
12º
15º
16º
20º

NÚMERO
NOME DO NÚMERO
Primeiro
Terceiro
Oitavo
10º
Décimo
12º
Décimo segundo
15º
Décimo quinto
16º
Décimo sexto
20º
Vigésimo


5-

     1
   207
+  156
---------
   363

6-
   
   1
   232
+ 474
---------
   706

7-

     1
   132
+ 229
---------
   361




GEOGRAFIA

RESPOSTAS

1- Diferenças.

2- Sim, no jeito de falar.

3- Bah, tchê, não avexe

4- Rio Grande do Sul

5-  ( X ) Um dos meninos mudou de cidade.


ENSINO RELIGIOSO

RESPOSTAS

1- Eu e os outros somos nós.

2- Sobre as diferenças. Que cada um é de um jeito, tem suas crenças, etc.

3- RESPOSTA PESSOAL
                          
4- RESPOSTA PESSOAL (Foto da atividade deverá ser enviada para a professora via whatsApp)

5- RESPOSTA PESSOAL.