MATEMÁTICA
HABILIDADES
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais
(até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de
numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA04) Compor e decompor números
naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de
diferentes adições.
(EF02MA02) Fazer
estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de
objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até
1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar
quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por
correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”,
“tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos
a mais e quantos a menos.
(EF02MA05) Construir
fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
- Utilizar cálculo
mental nas resoluções problemas;
- Resolver situações
problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver situações
problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar.
ATIVIDADES
- Resolva as situações problemas abaixo:
1- Num estacionamento haviam
347 carros estacionados no sábado e 245 no domingo. Quantos carros ficaram no
estacionamento durante o fim de semana?
2- Na empresa de Seu Pedro
foram fabricadas 204 telhas pela manhã e 392 à tarde. Quantas telhas foram
fabricadas nesse dia?
3- Henrique organizou os
tijolos de um depósito. De um lado ele empilhou 412 tijolos, do outro lado mais
509. Quantos tijolos Henrique empilhou?
4- Dona Ana costurou 375
camisetas em uma semana, na semana seguinte ela costurou mais 414. Quantas
camisetas Dona Ana costurou nas duas semanas?
5- Faça cálculo mental:
a) 37 + 14 =
b) 81 + 27 =
c) 52 + 30 =
d) 93 + 14 =
GEOGRAFIA
HABILIDADES
(EF02GE01)
Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive
(oralidade, fotos e desenhos).
(EF02GE02)
Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou
comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
(EF02GEO04)
Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e
no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Relacionar moradia e natureza;
- Desenvolver a representação nas visões oblíqua e
vertical;
-
Identificar os membros da família e seu grau de parentesco;
-
Associar imagens do cotidiano a figuras geométricas;
-
Conhecer os diferentes tipos de moradias.
ATIVIDADES
O que é Migração
Migração
é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma
temporária ou permanente.
Esses fluxos migratórios podem acontecer por vários motivos: econômicos,
culturais, religiosos, políticos e naturais (secas, terremotos, enchentes
etc.).
Tipos de migrações
Emigração – é o ato de deixar ou sair do local de origem com
intenção de se estabelecer em um outro país.
Imigração – é caracterizada pela entrada de indivíduos ou grupos, em
outro país. O imigrante é visto do ponto de vista do país que o acolheu O
termo se aplica só às pessoas que pretendem fixar residência permanente no
país adotivo, participando da sua vida social.
Migrações internas – são aquelas que ocorrem dentro do
próprio país:
Êxodo rural ou rural urbana – é o deslocamento
da população rural para a cidade.
Migração urbano-rural – é o deslocamento das pessoas da
cidade para o campo.
Migração urbano-urbana – é a mudança de indivíduos de uma
cidade para outra.
|
- Assista ao
vídeo:
- Responda:
1-Que tipos de
costumes as pessoas levam de um lugar ao outro?
2-O que é
migração?
3-Cite dois tipos de
migração existentes:
4-O que são
migrações internas?
ENSINO RELIGIOSO
HABILIDADES:
(EF02ER01) Reconhecer e
respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02) Conhecer e
Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes
de convivência.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:
- Conhecer a diversidade
de pessoas que existem em nosso meio;
- Respeitar o meio em
que convivemos com as diversidades existentes nele;
- Contemplar atos
respeitosos;
- Valorizar o respeito
entre as pessoas;
ATIVIDADES
Diferenças
As pessoas
são diferentes, algumas pessoas são mais altas, outras mais baixas, algumas
têm cabelos crespos, outras têm cabelos lisos. Além das diferenças físicas,
cada pessoa tem uma forma de ver e de entender o mundo em sua volta, ou seja,
cada pessoa tem um jeito de ser, de se vestir, de falar, de pensar.
Para vivermos
bem uns com os outros é preciso respeitar as diferentes culturas, religiões,
raças, etc.
Diferenças
são apenas diferenças e devemos respeitar todas elas.
|
- Responda:
1- Você percebeu que cada pessoa é de um jeito e tem
gostos diferentes. Desenhe e escreva aquilo que você mais gosta em cada espaço:
FRUTAS
|
BRINQUEDOS
|
2- Aponte duas características físicas sua:
Nenhum comentário:
Postar um comentário