sexta-feira, 31 de julho de 2020

Gabarito da Semana – 27/07 à 31/07

MATEMÁTICA

 

RESPOSTAS

 

1-

 

    1

+  155

    493

---------

    648

 

    1

+  541

    264

---------

    805

 

    1

  419

+ 154

--------

   573

 

 

   1

   173

+ 166

--------

   339

 

 

 

  

+  437

    316

---------

    743

 

    1

+  472

    174

---------

    646

 

   1

   330

+ 498

--------

   828

 

 

     1

   343

+ 528

--------

   871

 

 



2-


3-

 

   

+  83

    21

---------

  104

 

    1

+  192

    161

---------

    353

 

   1

   173

+ 153

--------

   326

 

 

   1

   174

+   82

--------

   256

 

 

 

   

+  120

    111

---------

   231

 

   

+  517

    231

---------

    748

 

   1

   460

+  491

--------

   951

 

 

   1

   280

+  130

--------

    410

 

 


segunda-feira, 27 de julho de 2020

Atividades da Semana – 27/07 à 31/07


MATEMÁTICA

HABILIDADES:
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:
- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar;

 

ATIVIDADES


1- Resolva as adições e procure os resultados no diagrama:




2- Encontre números (por extenso) no diagrama:


3- Calcule as operações abaixo e depois encontre os resultados no diagrama:

a) 83 + 21 =                                                                      b) 120 + 111 =
c) 192 + 161 =                                                                   d) 517 + 231 =
e) 173 + 153 =                                                                  f) 460 + 491 =
g) 174 + 82 =                                                                    h) 280 + 130 =



sexta-feira, 24 de julho de 2020

Gabarito da Semana – 20/07 à 24/07


MATEMÁTICA

 

RESPOSTAS


1-
12º - Décimo segundo                                              25º - Vigésimo quinto
32º - Trigésimo segundo                                         43º - Quadragésimo terceiro
56º - Quinquagésimo sexto                                     64º - Sexagésimo quarto

2-


3-
4-

5-

6-

7-
    
   103
+   96
---------
   199

8-
     1
   302
+ 289
--------
   591

9-
   50
   47
+ 32
--------
  129



10-
A-
     23
+   14
---------
    37

B-
    18
+  15
--------
    33

C-
   21
+ 21
--------
   42

D-
   31
+   7
---------
   38

E-
    36
+   14
--------
    50

F-
   16
+ 17
--------
   33






GEOGRAFIA

RESPOSTAS

1-
·         Onde surgiu? A primeira representação de uma roda já encontrada pelos arqueólogos é datada há 5 500 anos – e foi feita numa placa de argila achada nas ruínas da cidade-Estado de Ur, onde hoje fica o Iraque.

·         Quem inventou? A invenção foi sendo aprimorada ao longo dos anos por diversas civilizações. Mas, o desenvolvimento da roda, como a conhecemos hoje, se deu a partir da Idade Moderna. Em 1888, o inventor John Dunlop desenvolveu os primeiros pneus com câmara para bicicletas.

·         Qual a importância da roda para a humanidade? Foi uma das mais importantes invenções da humanidade, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque a roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano.


Texto: POLUIÇÃO PROVOCADA PELOS TRASNPORTES

1- Os transportes.

2- Dióxidos de carbono, óxidos de nitrogênio, óxidos de azoto, hidrocarbonetos.

3- Carros.

4- Tráfego/ trânsito.


ENSINO RELIGIOSO


RESPOSTAS

1-
a) Buscam apoio.
b) As mesmas crenças, ensinamentos, buscam contribuir para um mundo melhor.

 2-
RESPOSTA PESSOAL.

3-
YOGA
ORAÇÃO

Gabarito da Semana – 13 a 17/07


LÍNGUA PORTUGUESA

RESPOSTAS


1- A roda.

2- RESPOSTA PESSOAL

3- Nas mãos, braços, costas, etc.

4- ( X ) Texto informativo

5- Alice Gomes

6-


7-




8-


CIÊNCIAS

RESPOSTAS


1-
( X ) Usar boné
( X ) Passar protetor solar.

2-
( V )
( F )
( F )
( F )
( V )

3-  ( X ) Protetor solar

4-
( X ) Beber bastante água.
( X ) Não se expor ao Sol entre 10h da manhã e 16h da tarde.

5-

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Atividades da Semana – 20/07 à 24/07



MATEMÁTICA

HABILIDADES:
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:
- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar;
- Reconhecer e nomear os números ordinais;
- Identificar a ordem de objetos utilizando os números ordinais;

 

ATIVIDADES


1- Escreva os nomes dos números ordinais:
12º                                                                           25º
32º                                                                          43º
56º                                                                          64º

2- Identifique a posição em que a figura se encontra na sequência abaixo. Observe o modelo:

3- Continue escrevendo:
4- Observe as cenas e numere-as com os numerais ordinais, de acordo com a sequência dos acontecimentos:


 5- Complete a classificação da corrida conforme o quadro abaixo:

6- Observe a fila das crianças e numere as ordens:


7- Matias plantou 103 mudas de alface e 96 mudas de rúcula. Quantas mudas Matias plantou?

8- Estela fez 302 docinhos para a festa se aniversário de Antônio, Cleide fez mais 289 docinhos. Quantos docinhos terão na festa de Antônio? 

9- Para construir um arco de balões para uma festa, Vanessa irá usar 50 balões amarelos, 47 azuis e 32 vermelhos. Quantos balões no total Vanessa irá usar?

10- Faça cálculo mental:

a) 23 + 14 =                                        d) 31 + 7 =

b) 18 + 15 =                                        e) 36 + 14 =

c) 21 + 21 =                                        f) 16 + 17 =


GEOGRAFIA

HABILIDADES
(EF02GE03) Comparar diferentes meios de comunicação e meios de transporte para o deslocamento de pessoas, animais e cargas, indicando o seu papel na conexão entre lugares e discutir sobre os riscos para a vida e para o ambiente e uso responsável.
OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:
- Conhecer um pouco da evolução dos meios de transportes;
- Identificar os meios de transportes apresentados;
- Nomear corretamente os meios de transportes envolvidos;
- Apontar os meios que circulam em nosso meio;
- Conhecer a história dos meios de transportes a partir de seu surgimento;

ATIVIDADES

- Copiar o texto abaixo:


Responda

1- Dentre todas as invenções realizada pelo homem, a roda foi uma das mais importantes. Pesquise sobre o surgimento da roda.

·         Onde surgiu?
·         Quem inventou?
·         Qual a importância da roda para a humanidade?

- Copie o texto abaixo:


POLUIÇÃO PROVOCADA PELOS TRANSPORTES

Os transportes, componente essencial  da vida e da economia moderna, são um impacto ambiental de grande amplitude, na medida em que se degradam a saúde  humana, provocando a má qualidade do ar.

PRINCIPAIS POLUENTES LIBERTADOS PELOS TRANSPORTES

 Os carros motorizados são culpados  por mais de 70% da poluição atmosférica.
         Os carros continuam a deitar poeiras, gases nocivos, como dióxidos de carbono, óxidos de nitrogênio, óxidos de azoto, hidrocarbonetos e partículas sólidas.

OS TRANSPORTES E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O tráfego é a maior fonte da poluição sonora.
         Os ouvidos são um órgão sensível ao ruído, e à exposição acima de 450 Db poderá desenvolver:
* Efeitos psicológicos;
* Perda de concentração;
* Irritação  permanente;
* Impotência sexual;
* Efeitos fisiológicos;
* Perdas auditivas;
* Dores de cabeça;
* Distúrbios cardiovasculares.

Responda

1- Qual os principais contribuintes para a má qualidade do ar?

2- Cite dois tipos de gases emitidos pelos carros:

3- Quem são os principais responsáveis pela poluição atmosférica?

4- Quem é o principal responsável pela poluição sonora?


 ENSINO RELIGIOSO

HABILIDADES:
(EF02ER05) Conhecer e Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Reconhecer o direito à diferença religiosa;
- Reconhecer a diversidade religiosa, presente na sociedade;
- Identificar símbolos das tradições religiosas presentes na comunidade, estabelecendo relação de seus significados;
- Identificar alguns espaços sagrados existentes na comunidade.

Copie o texto:

1- Responda de acordo com o texto:

a) O que as pessoas numa comunidade religiosa buscam juntas?

b) Geralmente o que as pessoas compartilham em uma comunidade religiosa?

2- Você participa de uma comunidade religiosa ou conhece pessoas que participam? Se sim, desenhe uma prática religiosa dessa comunidade.

3- Descreva que práticas religiosas essas pessoas estão realizando.