MATEMÁTICA
HABILIDADES:
(EF02MA01) Comparar e ordenar números
naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do
sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de
estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e
registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos
de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a
dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma
quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
(EF02MA05)
Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental
ou escrito.
(EF02MA04) Compor e decompor números
naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de
diferentes adições.
OBJETIVOS
DO CONHECIMENTO:
- Utilizar
cálculo mental nas resoluções problemas;
- Resolver
situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver
situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar;
- Reconhecer e
nomear os números ordinais;
- Identificar a
ordem de objetos utilizando os números ordinais;
ATIVIDADES
1- Escreva os nomes dos números ordinais:
12º
25º
32º
43º
56º
64º
2- Identifique a posição em que a figura se
encontra na sequência abaixo. Observe o modelo:
4- Observe as cenas e numere-as com os
numerais ordinais, de acordo com a sequência dos acontecimentos:
5- Complete a classificação da corrida
conforme o quadro abaixo:
6- Observe a fila das crianças e numere as
ordens:
7- Matias plantou 103 mudas de alface e 96
mudas de rúcula. Quantas mudas Matias plantou?
8- Estela fez 302 docinhos para a festa se
aniversário de Antônio, Cleide fez mais 289 docinhos. Quantos docinhos terão na
festa de Antônio?
9- Para construir um arco de balões para
uma festa, Vanessa irá usar 50 balões amarelos, 47 azuis e 32 vermelhos.
Quantos balões no total Vanessa irá usar?
10- Faça cálculo mental:
a) 23 + 14 = d) 31 +
7 =
b) 18 + 15 = e) 36 +
14 =
c) 21 + 21 = f) 16 + 17 =
GEOGRAFIA
HABILIDADES
(EF02GE03)
Comparar diferentes meios de comunicação e meios de transporte para o
deslocamento de pessoas, animais e cargas, indicando o seu papel na conexão
entre lugares e discutir sobre os riscos para a vida e para o ambiente e uso
responsável.
OBJETIVOS
DO CONHECIMENTO:
- Conhecer um pouco da evolução dos meios
de transportes;
- Identificar os meios de transportes
apresentados;
- Nomear corretamente os meios de
transportes envolvidos;
- Apontar os meios que circulam em nosso
meio;
- Conhecer a história dos meios de
transportes a partir de seu surgimento;
ATIVIDADES
- Copiar o texto abaixo:
Responda
1- Dentre todas as invenções realizada pelo
homem, a roda foi uma das mais importantes. Pesquise sobre o surgimento da
roda.
·
Onde
surgiu?
·
Quem
inventou?
·
Qual a
importância da roda para a humanidade?
- Copie o texto abaixo:
POLUIÇÃO PROVOCADA PELOS TRANSPORTES
Os transportes, componente essencial da
vida e da economia moderna, são um impacto ambiental de grande amplitude, na
medida em que se degradam a saúde humana, provocando a má qualidade do
ar.
PRINCIPAIS
POLUENTES LIBERTADOS PELOS TRANSPORTES
Os carros
motorizados são culpados por mais de 70% da poluição atmosférica.
Os carros continuam a deitar
poeiras, gases nocivos, como dióxidos de carbono, óxidos de nitrogênio,
óxidos de azoto, hidrocarbonetos e partículas sólidas.
OS TRANSPORTES E SUAS CONSEQUÊNCIAS
O tráfego é a maior fonte da poluição
sonora.
Os ouvidos são um órgão
sensível ao ruído, e à exposição acima de 450 Db
poderá desenvolver:
* Efeitos psicológicos;
* Perda de concentração;
* Irritação permanente;
* Impotência sexual;
* Efeitos fisiológicos;
* Perdas auditivas;
* Dores de cabeça;
* Distúrbios cardiovasculares.
|
Responda
1-
Qual os principais contribuintes para a má qualidade do ar?
2- Cite dois tipos de gases emitidos
pelos carros:
3- Quem são os principais responsáveis
pela poluição atmosférica?
4- Quem é o principal responsável pela
poluição sonora?
ENSINO
RELIGIOSO
HABILIDADES:
(EF02ER05) Conhecer e Identificar,
distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações,
tradições e instituições religiosas.
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM:
- Reconhecer o direito à diferença religiosa;
- Reconhecer a diversidade religiosa,
presente na sociedade;
- Identificar símbolos das tradições
religiosas presentes na comunidade, estabelecendo relação de seus significados;
- Identificar alguns espaços sagrados existentes
na comunidade.
Copie o texto:
1- Responda de acordo com o texto:
a) O que as pessoas numa comunidade
religiosa buscam juntas?
b) Geralmente o que as pessoas compartilham
em uma comunidade religiosa?
2- Você participa de uma comunidade religiosa
ou conhece pessoas que participam? Se sim, desenhe uma prática religiosa dessa
comunidade.
3- Descreva que práticas religiosas essas
pessoas estão realizando.