terça-feira, 14 de julho de 2020

Atividades da Semana – 13 a 17/07



LÍNGUA PORTUGUESA

HABILIDADES
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
*(EF15LP06) Revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
- Saber para que serve um texto informativo;
- Conhecer os diferentes lugares onde circulam os textos informativos;
-Apontar as características da parlenda;
- Utilizar pontuação adequada nas suas produções;
-Estabelecer relações letra X som (leitura);
- Estabelecer relações som X letra (escrita);
- Identificar a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;
- Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;
- Compreender a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;
- Escrever aplicando o princípio ortográfico;
- Saber alinhar a escrita da língua portuguesa;
- Compreender a direção da escrita da língua portuguesa;
- Localizar informação no texto trabalhado;
- Ler frases recuperando o seu significado;
- Ler com fluência palavras, frases e textos;
- Produzir palavras de estruturas complexas.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
- Estabelecer relações letra X som (leitura);
- Estabelecer relações som X letra (escrita);
- Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Escrever aplicando o princípio ortográfico;
- Localizar informação no texto;
- Ler com fluência palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de estruturas simples;
- Escrever palavras de estruturas complexas;
- Escrever corretamente palavras com R intercalado;
- Identificar características do gênero trabalhado (Texto informativo).

ATIVIDADES

TEXTO INFORMATIVO




- Responda de acordo com o texto:

1- O texto fala de um grande invenção criada há cerca de 5.000 ou 6.000 anos atrás. Qual é essa invenção?

2- Como você acha que seria o mundo se a roda não tivesse sido inventada?

3- Antes da invenção da roda como as coisas eram transportadas?

4- Que tipo de texto é esse?
(     ) Poema                                                             (     ) Conto
(     ) Texto informativo                                          (     ) Receita

5- Quem é a autora do texto?

6- Continue completando de acordo com os modelos:


7- Forme o plural das palavras acrescentando S, ES:


8- Preencha a cruzadinha com o singular das palavras:

CIÊNCIAS

HABILIDADES:
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

Objetivos:
*Identificar a luz do sol como fonte de luz e calor;
*Ampliar o conhecimento sobre o Sol e a saúde do ser humano;
*Compreender a importância da luz e do calor do Sol para a manutenção da vida no planeta Terra;
*Reconhecer que devemos ter alguns cuidados com o sol;              
*Identificar atitudes e materiais que propiciem proteção associada a exposição solar.


ATIVIDADES

1- Marque os cuidados que devemos ter ao ficarmos expostos ao Sol.

(      ) Usar boné
(      ) Passar protetor solar.
(      ) Ficar exposto ao Sol das 10 às 15 horas.
(      ) Não beber água.

2- Coloque V para verdadeiro e F para falso:

(      ) O Sol é a principal fonte de luz para os seres vivos.
(      ) O Sol não é importante para a nossa sobrevivência.
(      ) Só devemos usar protetor solar quando vamos à praia.
(      ) Sem o Sol, a terra ficaria aquecida e todos conseguiriam viver.
(      ) O Sol nos fornece vitaminas.

3- Marque a alternativa que indica o produto que devemos usar sempre que saímos durante o dia:

(     ) Repelente
(     ) Hidratante
(     ) Protetor solar

4- O que não devemos deixar de fazer para nos proteger dos danos que o Sol pode causar? Marques as alternativas corretas:

(     ) Usar roupas de inverno.
(     ) Beber bastante água.
(     ) Não se expor ao Sol entre 10h da manhã e 16h da tarde.
(     ) Tomar longos banhos quentes.

5- Circule as roupas mais adequadas para usar durante o verão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário