LÍNGUA
PORTUGUESA
HABILIDADES
(EF15LP01)
Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos
quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas
mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos,
onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02)
Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições
antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se
em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse
texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências
textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio
etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura
de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03)
Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04)
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos
gráfico-visuais em textos multissemióticos
(EF12LP01) Ler
palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso
frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF12LP02) Buscar,
selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos
que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e
interesses.
(EF15LP05)
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a
situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a
finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai
circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e
forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre
que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em
tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e
o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para
corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções
de ortografia e pontuação.
*(EF15LP06)
Revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas,
para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações,
correções de ortografia e pontuação.
(EF02LP01)
Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com
estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em
substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de
interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02)
Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais
ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03) Ler e
escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas
(f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em
posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e
escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que
existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP05) Ler e
escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
(EF02LP06)
Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
(EF02LP07)
Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
(EF02LP08)
Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
(EF02LP09) Usar
adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
-
Saber para que serve um texto informativo;
- Conhecer
os diferentes lugares onde circulam os textos informativos;
-Apontar
as características da parlenda;
- Utilizar pontuação adequada nas suas
produções;
-Estabelecer relações letra X som
(leitura);
- Estabelecer
relações som X letra (escrita);
- Identificar a
sílaba inicial, medial e final de uma palavra;
- Reconhecer as
diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Separar sílabas
nas transposições de linhas na cópia de texto;
- Compreender a
função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;
- Escrever
aplicando o princípio ortográfico;
- Saber alinhar a
escrita da língua portuguesa;
- Compreender a
direção da escrita da língua portuguesa;
- Localizar
informação no texto trabalhado;
- Ler frases
recuperando o seu significado;
- Ler com fluência
palavras, frases e textos;
- Produzir palavras de estruturas complexas.
OBJETIVOS DA
APRENDIZAGEM
- Estabelecer relações
letra X som (leitura);
- Estabelecer relações
som X letra (escrita);
- Reconhecer as
diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Escrever aplicando o
princípio ortográfico;
- Localizar informação
no texto;
- Ler com fluência
palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de
estruturas simples;
- Escrever palavras de
estruturas complexas;
- Escrever
corretamente palavras com R intercalado;
-
Identificar características do gênero trabalhado (Texto informativo).
ATIVIDADES
TEXTO INFORMATIVO
- Responda de acordo com o texto:
1- O texto fala de um grande
invenção criada há cerca de 5.000 ou 6.000 anos atrás. Qual é essa invenção?
2- Como você acha que seria o
mundo se a roda não tivesse sido inventada?
3- Antes da invenção da roda como
as coisas eram transportadas?
4- Que tipo de texto é esse?
( ) Poema
( ) Conto
( ) Texto informativo ( ) Receita
5- Quem é a autora do texto?
6- Continue completando de acordo com
os modelos:
7- Forme o plural das palavras
acrescentando S, ES:
8- Preencha a cruzadinha com o
singular das palavras:
CIÊNCIAS
HABILIDADES:
(EF02CI08) Comparar o
efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de
superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Objetivos:
*Identificar a luz do sol como fonte de luz e calor;
*Ampliar o conhecimento sobre o Sol e a saúde do ser
humano;
*Compreender a importância da luz e do calor do Sol
para a manutenção da vida no planeta Terra;
*Reconhecer que devemos
ter alguns cuidados com o sol;
*Identificar atitudes e
materiais que propiciem proteção associada a exposição solar.
ATIVIDADES
1-
Marque os cuidados que devemos ter ao ficarmos expostos ao Sol.
( ) Usar boné
( ) Passar protetor solar.
( ) Ficar exposto ao Sol das 10 às 15
horas.
( ) Não beber água.
2-
Coloque V para verdadeiro e F para falso:
( ) O Sol é a principal fonte de luz para
os seres vivos.
( ) O Sol não é importante para a nossa
sobrevivência.
( ) Só devemos usar protetor solar quando
vamos à praia.
( ) Sem o Sol, a terra ficaria aquecida e
todos conseguiriam viver.
( ) O Sol nos fornece vitaminas.
3-
Marque a alternativa que indica o produto que devemos usar sempre que saímos
durante o dia:
( ) Repelente
( ) Hidratante
( ) Protetor solar
4-
O que não devemos deixar de fazer para nos proteger dos danos que o Sol pode
causar? Marques as alternativas corretas:
( ) Usar roupas de inverno.
( ) Beber bastante água.
( ) Não se expor ao Sol entre 10h da manhã e
16h da tarde.
( ) Tomar longos banhos quentes.
5-
Circule as roupas mais adequadas para usar durante o verão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário