LÍNGUA
PORTUGUESA
HABILIDADES
(EF15LP01)
Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos
quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas
mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos,
onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em
textos.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na
decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por
memorização.
(EF12LP02) Buscar,
selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos
que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e
interesses.
(EF02LP01)
Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com
estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em
substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de
interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02)
Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais
ou finais para criar novas palavras.
(EF02LP03) Ler e
escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas
(f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em
posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e
escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que
existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP05) Ler e
escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
(EF02LP06)
Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
(EF02LP07)
Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
(EF02LP08)
Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
- Saber para que serve um texto informativo;
-Apontar as características do texto informativo;
- Utilizar
pontuação adequada nas suas produções;
-Estabelecer
relações letra X som (leitura);
- Estabelecer
relações som X letra (escrita);
- Identificar a
sílaba inicial, medial e final de uma palavra;
- Separar sílabas
nas transposições de linhas na cópia de texto;
- Compreender a
função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;
- Localizar
informação no texto trabalhado;
- Ler frases
recuperando o seu significado;
- Ler com fluência
palavras, frases e textos;
ATIVIDADES
TEXTO INFORMATIVO
- Responda de acordo com o texto:
1- De que animal o texto fala?
2- Onde esse animal é encontrado?
3- Para que serve esse texto?
( ) Para divertir o autor.
( ) Dar informações sobre o
Tatu.
( ) Convidar para conhecer o Tatu. ( ) Contar uma piada.
4- Quais as características do
tatu?
5- Como o Tatu Galinha faz a
travessia de Rios estreitos?
6- Como o Tatu Galinha faz a
travessia de Rios largos?
7- Faça a separação silábica e
preencha o quadro:
Palavra |
Separação
Silábica |
Sílaba Inicial |
Sílaba Final |
Tatu |
|
|
|
Focinho |
|
|
|
Filhotes |
|
|
|
Galinha |
|
|
|
Carapaça |
|
|
|
Atravessa |
|
|
|
Pulmões |
|
|
|
Comprida |
|
|
|
Curiosidade |
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário