segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Atividades da Semana – 31/08 à 04/09

 MATEMÁTICA

 

HABILIDADES

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF02MA06) Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

(EF02MA06) Elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais(cubo, bloco, retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

(EF02MA16) Reconhecer, nomear e comparar figuras planas (círculo, quadrado, retângulo, e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:

- Reconhecer os números até 999;

- Reconhecer a escrita dos números até 999;

- Utilizar a decomposição das escritas numéricas como estratégias de resoluções problemas;

- Reconhecer a composição e a decomposição polinominal dos números naturais;

- Reconhecer o zero na ausência de agrupamentos;

- Saber agrupar e desagrupar na base 10;

- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de tirar;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de comparar;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de completar;

- Diferenciar números da primeira e da segunda classe;

- Saber que um número pode mudar seu valor dependendo sua ordem;

- Reconhecer os números em suas ordens;

- Nomear formas geométricas planas;

- Nomear formas geométricas sólidas;

- Diferenciar formas geométricas;

- Indicar objetos com formas semelhantes às formas geométricas trabalhadas;

 

- Assistir ao vídeo da história do Palhaço Geométrico:


https://www.youtube.com/watch?v=kmONTrrLBX4

 

- Leia o texto:

OBS:

 

A PROFESSORA FARÁ EXPLICAÇÃO DE MATEMÁTICA (FORMAS GEOMÉTRICAS) NA AULA ON-LINE DO DIA 01/09 (3ª FEIRA).

 

 

ATIVIDADES


1- Ligue as formas geométricas nas figuras com o mesmo formato:


- Copiar o texto:

 

Formas geométricas

 

Elas são em todas as partes existem várias pelo mundo e cada um tem um nome de acordo com seu formato.

Vamos conhecer algumas:

 

 

2 - Preencha a cruzadinha com os nomes de cada forma geométrica:

3 – Observe as características e nomeie as formas:




SUBTRAÇÃO

 

1- Em um estádio de futebol cabem 550 pessoas. entraram apenas 320. Quantas pessoas ainda faltam para lotar o estádio? 

 

2- Roberto tem 34 selos em sua coleção. Paulo tem 23 selos. Quantos Selos Roberto têm a mais que Paulo? 

 

3- Um sorveteiro fez 63 picolés de morango e 29 de limão. Vendeu ao todo 61 picolés. Quantos picolés não foram vendidos? 


4- Em um caixote haviam 48 maçãs, apodreceram 36. Quantas maças sobraram? 

 

5- Em uma escola haviam 98 pratos para servir merenda escolar, 15 pratos foram quebrados. Quantos pratos sobraram?

 

6- Pinte o palhaço de acordo com o resultado das subtrações:

 


GEOGRAFIA

 

HABILIDADES:

(EF02GE03) Comparar diferentes meios de comunicação e meios de transporte para o deslocamento de pessoas, animais e cargas, indicando o seu papel na conexão entre lugares e discutir sobre os riscos para a vida e para o ambiente e uso responsável.

OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:

- Reconhecer os meios de comunicação utilizados na sociedade;

- Perceber as mudanças ocorridas nos meios de comunicação;

- Identificar os meios de comunicação mais utilizados atualmente;

- Resgatar lembranças referentes aos primeiros meios de comunicação utilizados pelo homem;

- Identificar a importância dos meios de comunicação para a sociedade.

 

ATIVIDADES

 

*1-Escreva o nome dos meios de comunicação abaixo:


* 2- Escreva os meios de comunicação que você usa para:


a) Falar com um colega que mora longe:___________________

b) Escrever para alguém de quem sente saudade:____________

c) Ouvir notícias e músicas:____________________________

d) Assistir um filme:_________________________________

e) Avisar seus familiares que vai sair:___________________


*3- Desenhe figuras dos meios de comunicação que utilizam:

 

Palavra escrita

 

 

 

Palavra falada

 

 

 

Imagem e som

 

 

 

Som

 

 

 

Imagem

 

 


* - Atividades Livro Ápis de Geografia, página: 97

OBS:

 AS ATIVIDADES *1, *2, *3 DE GEOGRAFIA, ASSIM COMO AS ATIVIDADES DO LIVRO ÁPIS DE GEOGRAFIA, SERÃO REALIZADAS COM A PROFESSORA NA AULA ON-LINE DO DIA 04/09 (6ª FEIRA).

 

VAMOS BRINCAR??

- Assista ao vídeo abaixo e participe do jogo de adivinhação:



https://www.youtube.com/watch?v=PPHsCtNg7E8

 

ENSINO RELIGIOSO

 

HABILIDADES:

(EF02ER05) Conhecer e identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

* Reconhecer a diversidade religiosa, presente na sociedade;

* Identificar os símbolos religiosos, estabelecendo a relação de seus significados;

* Identificar símbolos das tradições religiosas presentes na comunidade, estabelecendo relação de seus significados;

* Identificar símbolos das tradições religiosas e associá-los a suas religiões.

 

- Copiar ou colar o texto no caderno:


ATIVIDADES

1- Você conhece alguns desses símbolos religiosos? Desenhe-os e escreva o que eles significam para sua família:

 

2- Converse com sua família e escolha outro símbolo religioso do qual vocês creem e fale um pouquinho sobre ele:

 

3- Escreva uma frase usando um dos símbolos do texto:








Nenhum comentário:

Postar um comentário