quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Atividades da Semana – 08 a 11/09

 

LÍNGUA PORTUGUESA

- Observe o texto abaixo:


- Copiar no caderno:

 

O que é receita?

          Uma receita explica detalhadamente como fazer um tipo de alimento, doce, salgado, suco etc. Numa receita, encontramos os nomes e as quantidades necessárias de cada ingrediente e o modo de preparo. A receita é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas, ingredientes e modo de fazer. A primeira parte apenas relaciona os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias, indicadas em gramas, xícaras, colheres, pitadas, etc. No modo de fazer, indica, passo a passo, a sequência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita. Uma receita pode apresentar outras informações como tempo médio de preparo, rendimento, calorias, etc.

 

ATIVIDADES

1- Copie ou cole a receita abaixo:

a) A receita ensina a fazer o que?

2- Nessa receita que tipo de leite será utilizado?

3- Quais os ingredientes usados nessa receita?

4- Faça a separação silábica das palavras abaixo:

a) Condensado                  e) Manteiga

b) Colheres                      f) Granulado

c) Ingredientes               g) Brigadeiro

d) Chocolate                    h) Espalhe

 

CIÊNCIAS

- Assista aos vídeos abaixo:


https://www.youtube.com/watch?v=I1LV_jG64UM



https://www.youtube.com/watch?v=9erg8SwRKow

- Copie o texto:

 

Acidentes domésticos

 

          Crianças, principalmente as menores, passam muito tempo em casa e, por vezes, os responsáveis acreditam que esse seja o lugar mais seguro para elas. Entretanto, nesse ambiente existem muitos objetos que representam potenciais riscos de acidentes para as crianças ou até mesmo para os idosos.

            Não é apenas a faca e a tesoura que cortam. Precisamos sempre estar atentos a outros objetos que podem nos machucar, cortar e causar acidentes.

            A melhor maneira de evitar acidentes é sempre brincar com brinquedos. Não utilize objetos da cozinha, da decoração da sala ou do quarto, objetos do banheiro e da área de serviço para brincar. Nada disso é brinquedo!

            Se tiver dúvidas, chame um adulto. Ele é o seu melhor amigo na hora da proteção.

            A melhor diversão é brincar com segurança!

           Alguns dos principais acidentes domésticos são:

* Engasgamento;

* Queimadura;

* Asfixia;

* Intoxicação;

* Queda;

* Afogamento;

* Choque;

* Cortes.

 

1- Circule os objetos que oferecem risco de acidentes domésticos:

 

2- Você já sofreu algum acidente doméstico? Qual?

 

3- De acordo com o texto responda:

 

a) Com o que as crianças devem brincar?

b) Com o que as crianças não devem brincar?

 

HISTÓRIA

ATIVIDADES

1-Leia o poema e depois faça o que se pede:


a)Sobre o que o poema fala?

b) Qual o dia da semana vem depois de quarta-feira?

c) Qual o dia da semana vem antes de terça-feira?

d) Quais os dias sem aula? O que você faz nesses dias?

e) Quantos dias têm uma semana?

 

2-Os dias da semana estão dispostos de modo desordenado. Ligue as colunas para ordená-los.

.

Sexta-feira                                            1º dia da semana

Sábado                                                   2º dia da semana

Quarta-feira                                          3º dia da semana

Quinta-feira                                           4º dia da semana

Terça-feira                                            5º dia da semana

Domingo                                                 6º dia da semana

Segunda-feira                                        7º dia da semana

 

3-Indique qual é o primeiro e o último dia da semana.

 

a) Primeiro dia da semana:

b) Último dia da semana:

 

4-Observe o calendário e responda:

a) Em que mês estamos?

b) Quantos dias tem o mês atual?

(       ) 28 dias      (       ) 29 dias      (       ) 30 dias     (       ) 31dias

c) Em que dia da semana caiu o primeiro dia deste mês?

d) Em que dia da semana será o último dia deste mês?

e) No total, quantos sábados há neste mês?

f) E quantos domingos?

g) Em que dia inicia a primavera?

h) Que dia da semana iniciará a primavera?

 

5-Quantos dias dura:

 

a) Uma semana:

b) Uma quinzena:

c) Um mês:

 

6-Em qual das frases a seguir aparece o nome de um dia da semana?

 

(       ) Ontem foi dia de comer pizza.

(       ) Minha mãe faz aniversário em janeiro.

(       ) Amanhã, sábado, irei à casa da minha avó.

 

a) Que dia é esse?___________________

 

7-Escolha a frase onde estão escritos os nomes de dois dias úteis da semana.

 

(       ) Aos sábados e domingos não vamos à escola.

(       ) Terça-feira e domingo são dias de feira perto de casa.

(       ) Minha mãe só trabalha na segunda-feira e na sexta-feira.

 

8-Observe as duas figuras a seguir. Contorne de laranja a cena que representa um dia do final de semana e contorne de azul a cena que representa um dia útil da semana na rotina de crianças.






Nenhum comentário:

Postar um comentário