ENSINO RELIGIOSO
HABILIDADES:
(EF02ER01)
Reconhecer e respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02)
Conhecer e Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados
ambientes de convivência.
Objetivos de aprendizagem:
-
Conhecer a diversidade de pessoas que existem em nosso meio;
-
Respeitar o meio em que convivemos com as diversidades existentes nele;
- Contemplar
atos respeitosos;
-
Valorizar o respeito entre as pessoas;
Observação: As imagens podem ser coladas no caderno. Os enunciados e demais atividades DEVEM SER COPIADAS:
Leia o poema:
Atividades
1-
Sobre o que poema fala?
2-
O que devemos fazer quando alguém fala?
3-
O que devemos fazer quando estou na fila?
4-
Complete as frases:
a)
Para falar eu devo ________________
b)
Cuidar dos animais, natureza e respeitar as
diferenças deixa os dias mais ______________
5-
Observe a cena abaixo:
a)
Escreve duas frases sobre a imagem:
b)
Pinte a imagem. Capriche!
6-
Encontre no diagrama 5 palavras que caminham junto
com respeito:
j
|
r
|
t
|
a
|
m
|
o
|
r
|
t
|
p
|
u
|
c
|
u
|
s
|
ó
|
s
|
d
|
f
|
g
|
h
|
a
|
k
|
a
|
s
|
h
|
d
|
s
|
f
|
g
|
b
|
b
|
z
|
k
|
r
|
t
|
j
|
i
|
s
|
r
|
t
|
u
|
i
|
o
|
m
|
i
|
i
|
k
|
o
|
a
|
t
|
r
|
i
|
p
|
x
|
n
|
n
|
ç
|
l
|
d
|
e
|
s
|
p
|
r
|
e
|
z
|
o
|
h
|
a
|
ç
|
z
|
c
|
u
|
i
|
d
|
a
|
d
|
o
|
o
|
7-
Escreva em cada dedinho valores que você prática em
sua vida que faz você ser respeitoso:
8-
Construir coletivamente atos respeitosos que devemos
ter na escola:
9-
Respeito com a natureza também é fundamental, pinte
a cena bem colorida e com capricho!
10-
Pinte apenas as cenas corretas:
HISTÓRIA
HABILIDADES:
(EF02HI01)
Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e
separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
(EF02HI02)
cultural. Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas
exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03)
Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança,
pertencimento e memória.
OBJETIVOS APRENDIZAGEM:
-
Reunir e comparar informações presentes em
documentos pessoais;
- Identificar características
físicas próprias;
- Conhecer atividades que gostam
de realizar com a família;
- Conhecer a história do seu nome.
- Copie o texto: (os alunos já haviam iniciado a cópia deste
texto no caderno, ajudá-los a se localizarem no texto para finalizarem a cópia)
História do
meu nome
Ao
nascer, todos nós recebemos um nome e um sobrenome, que pode ser do pai, da mãe
ou de ambos.
O
conjunto de nome e sobrenome identifica e individualiza cada pessoa.
Cada pessoa tem uma história só sua, diferente da história de outras
pessoas.
Algumas informações são tão importantes para a história de cada um que
são registrados em uma certidão de
nascimento.
A
certidão de nascimento é um dos nossos primeiros documentos. Nela estão nosso
nome, data e local de nascimento, o nome do nossos pais, a nacionalidade, entre outras
informações. Ela costuma ser emitida logo depois que nascemos.
1-Leia a quadrinha.
Quem quiser saber meu nome
De uma volta no jardim,
O meu nome está escrito
Numa pétala de jasmim.
a)Faça
como na quadrinha, escreva o seu nome em uma das pétalas do jasmim:
2-
Complete a quadrinha com sua idade e seu nome.
Eu tenho ___________
anos.
E já sei
ler e escrever.
Meu nome
é______________________
Muito
prazer!
3-Com a
ajuda de um adulto responda as questões.
a) Quem
escolheu seu nome?
b) Seu
nome foi escolhido antes ou depois do seu nascimento?
c) A
escolha do seu nome teve um motivo especial? Qual?
d) Seu
nome foi escolhido em homenagem a alguém? Quem?
e) Você
gosta de seu nome? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário