segunda-feira, 20 de abril de 2020

Atividades - Semana 22-04 a 30-04 - Ensino Religioso e História

ENSINO RELIGIOSO


HABILIDADES: 
(EF02ER01) Reconhecer e respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02) Conhecer e Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

Objetivos de aprendizagem: 
- Conhecer a diversidade de pessoas que existem em nosso meio;
- Respeitar o meio em que convivemos com as diversidades existentes nele;
- Contemplar atos respeitosos;
- Valorizar o respeito entre as pessoas;

Observação: As imagens podem ser coladas no caderno. Os enunciados e demais atividades DEVEM SER COPIADAS:

Leia o poema:
Atividades

1-     Sobre o que poema fala?

2-    O que devemos fazer quando alguém fala?

3-    O que devemos fazer quando estou na fila?

4-    Complete as frases:
a)    Para falar eu devo ________________
b)    Cuidar dos animais, natureza e respeitar as diferenças deixa os dias mais ______________

5-    Observe a cena abaixo:

a)    Escreve duas frases sobre a imagem:
b)    Pinte a imagem. Capriche!

6-     Encontre no diagrama 5 palavras que caminham junto com respeito:

j
r
t
a
m
o
r
t
p
u
c
u
s
ó
s
d
f
g
h
a
k
a
s
h
d
s
f
g
b
b
z
k
r
t
j
i
s
r
t
u
i
o
m
i
i
k
o
a
t
r
i
p
x
n
n
ç
l
d
e
s
p
r
e
z
o
h
a
ç
z
c
u
i
d
a
d
o
o

7-    Escreva em cada dedinho valores que você prática em sua vida que faz você ser respeitoso:


8-     Construir coletivamente atos respeitosos que devemos ter na escola:

9-    Respeito com a natureza também é fundamental, pinte a cena bem colorida e com capricho!

10-    Pinte apenas as cenas corretas:




HISTÓRIA


HABILIDADES:
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
(EF02HI02) cultural. Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

OBJETIVOS APRENDIZAGEM:
- Reunir e comparar informações presentes em documentos pessoais;
- Identificar características físicas próprias;
- Conhecer atividades que gostam de realizar com a família;
- Conhecer a história do seu nome.

- Copie o texto: (os alunos já haviam iniciado a cópia deste texto no caderno, ajudá-los a se localizarem no texto para finalizarem a cópia)

                                 História do meu nome

     Ao nascer, todos nós recebemos um nome e um sobrenome, que pode ser do pai, da mãe ou de ambos.
   O conjunto de nome e sobrenome identifica e individualiza cada pessoa.
    Cada pessoa tem uma história só sua, diferente da história de outras pessoas.
    Algumas informações são tão importantes para a história de cada um que são registrados em uma certidão de nascimento.
    A certidão de nascimento é um dos nossos primeiros documentos. Nela estão nosso nome, data e local de nascimento, o nome do nossos pais, a nacionalidade, entre outras informações. Ela costuma ser emitida logo depois que nascemos.

1-Leia a quadrinha.
Quem quiser saber meu nome
De uma volta no jardim,
O meu nome está escrito
Numa pétala de jasmim.

a)Faça como na quadrinha, escreva o seu nome em uma das pétalas do jasmim:



2- Complete a quadrinha com sua idade e seu nome.
Eu tenho ___________ anos.
E já sei ler e escrever.
Meu nome é______________________
Muito prazer!

3-Com a ajuda de um adulto responda as questões.
a) Quem escolheu seu nome?
b) Seu nome foi escolhido antes ou depois do seu nascimento?
c) A escolha do seu nome teve um motivo especial? Qual?
d) Seu nome foi escolhido em homenagem a alguém? Quem?
e) Você gosta de seu nome? Por quê?


Nenhum comentário:

Postar um comentário