LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES
(EF15LP01)
Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos
quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas
mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos,
onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02)
Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições
antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se
em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse
texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências
textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio
etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a
leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03)
Localizar informações explícitas em textos.
(EF12LP01) Ler
palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso
frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF02LP01)
Utilizar, ao produzir frases, grafia correta de palavras conhecidas
ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases
e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto
de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02)
Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais
ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03) Ler e
escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas
(f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em
posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e
escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que
existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP08) Segmentar
corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
OBJETIVOS
DA APRENDIZAGEM
- Estabelecer relações
letra X som (leitura);
- Estabelecer relações
som X letra (escrita);
- Reconhecer as
diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Separar sílabas nas
transposições de linhas na cópia de texto;
- Escrever aplicando o
princípio ortográfico;
- Localizar informação
no texto;
- Ler frases recuperando
o seu significado;
- Ler com fluência
palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de
estruturas simples;
- Escrever palavras de
estruturas complexas;
- Escrever corretamente palavras com R intercalado;
- Identificar características do gênero trabalhado (fábula).
·
Você sabe
o que é Fábula?
A fábula é um gênero textual e que usa a alegoria para
construir seus sentidos. Os animais, que são personagens, possuem
características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria,
etc. Por meio dessas características, os personagens movimentam-se e a história
desenrola-se, levando à construção de um ensinamento.
Observe algumas características das Fábulas:
ATIVIDADES
1-Leia o texto
abaixo e responda:
2-Quais os personagens da
fábula que você leu?
3-Quais as duas corredoras da
história?
4-Como as personagens da
história são?
5-O texto informa que, no
verão, a floresta fica mais alegre. Como você imagina a floresta nessa estação
do ano?
6-Copie no texto a frase que
demonstra a ilustração abaixo:
7-A lebre tinha
certeza de que ganharia a corrida, porém quem venceu foi a tartaruga. Isto
significa que a tartaruga é mais rápida do que a lebre? O que você acha sobre o
que aconteceu?
8-Copie do texto o
diálogo entre o macaco e o tatu:
9-Qual o
ensinamento para a vida, deixado nessa fábula?
10-O que você
faria se estivesse no lugar da lebre?
11-Leia as sílabas:
Gra – gre – gri – gro – gru - grão
12 -Leia atentamente as palavras e pinte as sílabas do G intercalado:
14-Escreva uma frase para cada palavra acima.
MATEMÁTICA
HABILIDADES
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais
(até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de
numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA04) Compor
e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material
manipulável, por meio de diferentes adições.
(EF02MA02)
Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de
objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até
1000 unidades).
(EF02MA03)
Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por
correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”,
“tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos
a mais e quantos a menos.
(EF02MA05)
Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental
ou escrito.
OBJETOS
DO CONHECIMENTO
-
Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;
-
Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
-
Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar
ATIVIDADES
1-Decomponha os números abaixo, posicione-os dentro do quadro valor
lugar e depois nomeie-os. Veja o exemplo:
a) 623-b) 194-
c) 307-
d) 518-
e) 729-
f) 414-
g) 59-
h) 276-
2- Leia e diga qual é o número:
a) Oitocentos e doze:
b) Trezentos e vinte e um:
c) Quatrocentos e oito:
d) Seiscentos e trinta e um:
e) Quinhentos e dois?
3-Pinte as fichas de acordo com a legenda:
4-Resolva as
situações problemas:
5-Cesar
tinha 41 bolinhas de gude. Durante um jogo ele ganhou mais 13. Com quantas
bolinhas de gude ele ficou?
6-Ana colheu
3 dezenas de laranjas e Lia colheu uma dezena e 7 unidades. Quantas laranjas
elas colheram juntas?
7-No cantinho da leitura da sala tem 26 livros de contos de fadas, 18 livros de contos de aventuras e 10 livros de contos de assombração. Quantos livros tem no total?
HISTÓRIA
HABILIDADES
(EF02HI01)
Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e
separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
(EF02HI02) Identificar
e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03)
Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança,
pertencimento e memória.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Reunir e comparar informações presentes em documentos pessoais;
-
Identificar características físicas próprias;
-
Identificar os membros que compõem sua família e o grau de parentesco de cada
um;
-
Conhecer atividades que gostam de realizar com a família;
-
Conhecer a história do seu nome.
Minha história
1-Observe as características nos quadrinhos
abaixo e copie somente as que você se identifica:
Decidido (a)
|
Inseguro
(a)
|
Agitado (a)
|
Calmo (a)
|
Quieto (a)
|
Falante
(a)
|
Feliz
|
Triste
|
Sorridente
|
Sério (a)
|
2-Preencha os quadrinhos usando desenhos,
recortes ou escritos:
PROGRAMA DE TV PREDILETO
|
MEU BRINQUEDO PREFERIDO
|
BRINCADEIRA PREFERIDA
|
MEU PRATO PREDILETO
|
FRUTA PREFERIDA
|
NOME DE UM AMIGO E UMA
AMIGA
|
3- pinte a quantidade de quadrinhos
correspondente ao número de pessoas que compõem sua família:
4-Em que momentos sua família se reúne? Maruque as alternativas:
(
) durante as refeições.
(
) realizando passeios.
(
) na igreja.
(
) para assistir programas de TV.
(
) outro momento. Qual?_______________
5-Faça como no modelo.
a) Os pais dos meus pais são meus avós.
b) Os pais dos meus avós são meus _____________
c) Os irmãos dos meus pais são meus _____________
d) Os filhos dos meus tios são
meus_______________
e) Os filhos dos meus avós são
meus________________
·
Atividades do Livro Ápis de História, páginas: 10,
11, 12, 13, 14 e 15.
GEOGRAFIA
HABILIDADES
(EF02GEO04)
Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes
lugares.
(EF02GEO08)
Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas
mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de
vivência.
(EF02GEO09) Identificar
objetos e lugares de vivência (escola, moradia) em imagens aéreas e mapas
(visão vertical) e fotografia (visão oblíqua).
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Relacionar moradia e natureza;
- Desenvolver a representação nas visões oblíqua e
vertical;
-
Identificar os membros da família e seu grau de parentesco;
-
Associar imagens do cotidiano a figuras geométricas;
-
Conhecer os diferentes tipos de moradias.
ATIVIDADES
·
Atividades do Livro Ápis de Geografia, páginas: 24,
15, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 e 33.
CIÊNCIAS
HABILIDADES
(EF02CI07)
Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao
tamanho da sombra projetada.
(EF02CI08)
Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes
tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica
etc.).
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Relembrar o que
compõe o sistema solar;
- Saber pelo que é
formado o sistema solar;
- Nomear os planetas;
ATIVIDADES
·
Leia o texto abaixo:
SISTEMA SOLAR
O Sistema Solar é composto pelo Sol, Planetas, Satélites e
os chamados pequenos corpos que são: asteroides, cometas, meteoros, entre
outros. Todos estes corpos celestes são comandados pelo Sol, ou para que
possamos entender de forma simplificada, giram em torno do Sol.
O Sol é a estrela mais próxima da
Terra. As outras bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes
que vemos apenas a noite como pequenos pontos de luz.
Os oito planetas que fazem parte do
sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e
Netuno.
Os planetas
menores e mais próximos do Sol são compostos de rochas e metais- Mercúrio,
Vênus, Terra e Marte.
Os planetas
maiores e mais distantes do Sol são planetas gasosos- Júpiter, Saturno, Urano e
Netuno.
Os planetas
ficam no espaço em órbitas, que são espécies de trajetos.
Responda:
1-O
que compõe o sistema solar?
2-Quem
comanda o sistema solar?
3-Qual
a principal estrela do sistema solar?
4-Quantos
e quais são os planetas?
5-Quais planetas são compostos de rochas e metais?
6-Quais são
planetas gasosos?
7-Como chamamos os
trajetos (caminhos) pelo qual os planetas orbitam?
ENSINO RELIGIOSO
HABILIDADES
(EF02ER01)
Reconhecer e respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02)
Conhecer e Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados
ambientes de convivência.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Conhecer a diversidade de
pessoas que existem em nosso meio;
- Respeitar o meio em que
convivemos aceitando as diversidades existentes nele;
- Contemplar atos
respeitosos;
- Valorizar o respeito
entre as pessoas.
ATIVIDADES
Nenhum comentário:
Postar um comentário