segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atividades da Semana – 04/05 à 08/05

LÍNGUA PORTUGUESA

HABILIDADES
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir frases, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
- Estabelecer relações letra X som (leitura);
- Estabelecer relações som X letra (escrita);
- Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;
- Escrever aplicando o princípio ortográfico;
- Localizar informação no texto;
- Ler frases recuperando o seu significado;
- Ler com fluência palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de estruturas simples;
- Escrever palavras de estruturas complexas;
- Escrever corretamente palavras com R intercalado;
- Identificar características do gênero trabalhado (fábula).

·        Você sabe o que é Fábula?
A fábula é um gênero textual e que usa a alegoria para construir seus sentidos. Os animais, que são personagens, possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, etc. Por meio dessas características, os personagens movimentam-se e a história desenrola-se, levando à construção de um ensinamento.

Observe algumas características das Fábulas:  

ATIVIDADES

1-Leia o texto abaixo e responda:
2-Quais os personagens da fábula que você leu?
3-Quais as duas corredoras da história?
4-Como as personagens da história são?
5-O texto informa que, no verão, a floresta fica mais alegre. Como você imagina a floresta nessa estação do ano?
6-Copie no texto a frase que demonstra a ilustração abaixo:

7-A lebre tinha certeza de que ganharia a corrida, porém quem venceu foi a tartaruga. Isto significa que a tartaruga é mais rápida do que a lebre? O que você acha sobre o que aconteceu?
8-Copie do texto o diálogo entre o macaco e o tatu:
9-Qual o ensinamento para a vida, deixado nessa fábula?
10-O que você faria se estivesse no lugar da lebre?
11-Leia as sílabas:
Gra – gre – gri – gro – gru - grão
12 -Leia atentamente as palavras e pinte as sílabas do G intercalado:
13-Coloque os nomes das figuras: 
14-Escreva uma frase para cada palavra acima.



MATEMÁTICA

HABILIDADES
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

OBJETOS DO CONHECIMENTO
- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar

ATIVIDADES
1-Decomponha os números abaixo, posicione-os dentro do quadro valor lugar e depois nomeie-os. Veja o exemplo:
a)    623-
b)   194-
c)    307-
d)   518-
e)    729-
f)    414-
g)    59-
h) 276-

2- Leia e diga qual é o número:

a) Oitocentos e doze:
b) Trezentos e vinte e um:
c) Quatrocentos e oito:
d) Seiscentos e trinta e um:
e) Quinhentos e dois?

3-Pinte as fichas de acordo com a legenda:
4-Resolva as situações problemas:
5-Cesar tinha 41 bolinhas de gude. Durante um jogo ele ganhou mais 13. Com quantas bolinhas de gude ele ficou?

6-Ana colheu 3 dezenas de laranjas e Lia colheu uma dezena e 7 unidades. Quantas laranjas elas colheram juntas?

7-No cantinho da leitura da sala tem 26 livros de contos de fadas, 18 livros de contos de aventuras e 10 livros de contos de assombração. Quantos livros tem no total?



HISTÓRIA

HABILIDADES
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Reunir e comparar informações presentes em documentos pessoais;
- Identificar características físicas próprias;
- Identificar os membros que compõem sua família e o grau de parentesco de cada um;
- Conhecer atividades que gostam de realizar com a família;
- Conhecer a história do seu nome.

Minha história




1-Observe as características nos quadrinhos abaixo e copie somente as que você se identifica:

Decidido (a)


Inseguro (a)


Agitado (a)


Calmo (a)


Quieto (a)


Falante (a)


Feliz


Triste


Sorridente


Sério (a)


2-Preencha os quadrinhos usando desenhos, recortes ou escritos:
PROGRAMA DE TV PREDILETO






MEU BRINQUEDO PREFERIDO
BRINCADEIRA PREFERIDA






MEU PRATO PREDILETO
FRUTA PREFERIDA







NOME DE UM AMIGO E UMA AMIGA

3- pinte a quantidade de quadrinhos correspondente ao número de pessoas que compõem sua família:











4-Em que momentos sua família se reúne? Maruque as alternativas:
(    ) durante as refeições.
(    ) realizando passeios.
(    ) na igreja.
(    ) para assistir programas de TV.
(    ) outro momento. Qual?_______________

5-Faça como no modelo.
a) Os pais dos meus pais são meus avós.
b) Os pais dos meus avós são meus _____________
c) Os irmãos dos meus pais são meus _____________
d) Os filhos dos meus tios são meus_______________
e) Os filhos dos meus avós são meus________________


·        Atividades do Livro Ápis de História, páginas: 10, 11, 12, 13, 14 e 15.




GEOGRAFIA

HABILIDADES
(EF02GEO04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com  a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
(EF02GEO08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
(EF02GEO09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola, moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografia (visão oblíqua).

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Relacionar moradia e natureza;
- Desenvolver a representação nas visões oblíqua e vertical;
- Identificar os membros da família e seu grau de parentesco;
- Associar imagens do cotidiano a figuras geométricas;
- Conhecer os diferentes tipos de moradias.

ATIVIDADES

·        Atividades do Livro Ápis de Geografia, páginas: 24, 15, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 e 33.



CIÊNCIAS

HABILIDADES
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Relembrar o que compõe o sistema solar;
- Saber pelo que é formado o sistema solar;
- Nomear os planetas;

ATIVIDADES

·         Leia o texto abaixo:

SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar é composto pelo Sol, Planetas, Satélites e os chamados pequenos corpos que são: asteroides, cometas, meteoros, entre outros. Todos estes corpos celestes são comandados pelo Sol, ou para que possamos entender de forma simplificada, giram em torno do Sol.
           O Sol é a estrela mais próxima da Terra. As outras bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes que vemos apenas a noite como pequenos pontos de luz.
           Os oito planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
           Os planetas menores e mais próximos do Sol são compostos de rochas e metais- Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.     
           Os planetas maiores e mais distantes do Sol são planetas gasosos- Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
           Os planetas ficam no espaço em órbitas, que são espécies de trajetos.



Responda:

1-O que compõe o sistema solar?

2-Quem comanda o sistema solar?

3-Qual a principal estrela do sistema solar?

4-Quantos e quais são os planetas?

5-Quais planetas são compostos de rochas e metais?

6-Quais são planetas gasosos?

7-Como chamamos os trajetos (caminhos) pelo qual os planetas orbitam?



ENSINO RELIGIOSO

HABILIDADES
(EF02ER01) Reconhecer e respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02) Conhecer e Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Conhecer a diversidade de pessoas que existem em nosso meio;
- Respeitar o meio em que convivemos aceitando as diversidades existentes nele;
- Contemplar atos respeitosos;
- Valorizar o respeito entre as pessoas.


ATIVIDADES
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário