LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES
(EF15LP01)
Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos
quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas
mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos,
onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02)
Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições
antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se
em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse
texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências
textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio
etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a
leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03)
Localizar informações explícitas em textos.
(EF12LP01) Ler
palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso
frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF02LP01)
Utilizar, ao produzir o texto (frases), grafia correta de palavras conhecidas
ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases
e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto
de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02)
Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais
ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03) Ler e
escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas
(f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em
posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e
escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que
existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP08) Segmentar
corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
OBJETIVOS
DA APRENDIZAGEM
- Estabelecer relações
letra X som (leitura);
- Estabelecer relações
som X letra (escrita);
- Reconhecer as
diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Separar sílabas nas
transposições de linhas na cópia de texto;
- Escrever aplicando o
princípio ortográfico;
- Localizar informação
no texto;
- Ler com fluência
palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de
estruturas simples;
- Escrever palavras de
estruturas complexas;
- Escrever corretamente palavras com R intercalado;
- Identificar características do gênero trabalhado (fábula).
Copiar o texto abaixo:
O LOBO E O CÃO
Um lobo e um cão
encontraram-se num caminho.
- Companheiro,
você está com ótimo aspecto: gordo, o pelo lustroso... Estou até com
inveja... - disse o lobo:
- Ora, faça como
eu - respondeu o cão.
- Arranje um bom
amo. Eu tenho comida na hora certa, sou bem tratado... Minha única obrigação
é latir à noite quando aparecem ladrões. Venha comigo e você terá o mesmo
tratamento.
- O lobo achou
ótima a ideia e se puseram a caminho. Mas de repente o lobo reparou numa
coisa.
- O que é isso
no seu pescoço? Parece um pouco esfolado...-observou ele.
- Bem – disse o
cão - isso é da coleira. Sabe? Durante o dia meu amo me prende com uma
coleira, que é para eu não assustar as pessoas que vêm visitá-lo.
- O lobo
despediu-se do amigo ali mesmo:
- Vamos esquecer
– disse ele. – Prefiro minha liberdade à sua fartura.
Ruth Rocha -
Fábulas de Esopo
|
ATIVIDADE EXTRA
As crianças
deverão fazer a leitura do texto acima e os familiares deverão filmar e
encaminhar a filmagem para a professora pelo WhatsApp.
|
Responda:
1-Por que o lobo ficou com inveja do cão?
2-Quais são os motivos apresentados pelo cão para justificar sua boa
aparência?
3-O que o lobo notou quando olhou para o pescoço do cão?
4-Por que o lobo desistiu de acompanhar o cão?
5-Em sua opinião, por que o cão aceitava a vida que lhe ofereciam?
6-É possível dizer que essa fábula os animais retratam sentimentos
humanos. Escreva as características apresentadas pelos personagens.
7-Converse com seu professor e colegas: a história mostra o lado
positivo e o negativo da vida do cão. Liste-os.
8-A moral da fábula “O Lobo e o Cão” não está explícita no texto, mas o
leitor pode descobri-la. Com base na última frase do lobo, formule uma moral
para essa fábula.
Atividades com R
intercalado:
1-Escreva os nomes das figuras:
2-Escreva uma frase para cada palavra acima:
3-Separe as palavras nas colunas corretas:
MATEMÁTICA
HABILIDADES
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais
(até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de
numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA04) Compor
e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material
manipulável, por meio de diferentes adições.
(EF02MA02)
Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de
objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até
1000 unidades).
(EF02MA03)
Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por
correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”,
“tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos
a mais e quantos a menos.
(EF02MA05)
Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental
ou escrito.
OBJETOS
DO CONHECIMENTO
-
Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;
-
Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver
situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar
ATIVIDADES
- Resolva as situações problemas abaixo:
1- Em uma loja foram vendidas 125 calças e 136 blusas.
Quantas peças de roupa foram vendidas?
2- Em um dia um feirante vendeu 57 laranjas, 44 maças e
12 abacaxis. Quantas frutas ele vendeu neste dia?
3- A professora está lendo um livro, ela já leu 212
páginas, ainda faltam 193 páginas para ler. Quantas página o livro tem no
total?
4- Na biblioteca da escola possuem 187 livros em uma
prateleira e 109 em outra prateleira. Quantos livros possuem nas duas
prateleiras?
5- Na escola possuem 180 mesas vermelhas e 117
amarelas. Quantas mesas possuem?
6- Um mercado vendeu em uma semana 124 quilos de arroz,
92 quilos de açúcar e 34 quilos de feijão. Quantos quilos de alimentos esse
mercado vendeu?
HABILIDADES
(EF02HI01)
Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e
separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
(EF02HI02)
Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em
diferentes comunidades.
(EF02HI03)
Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança,
pertencimento e memória.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Reunir e comparar informações presentes em documentos pessoais;
-
Identificar características físicas próprias;
-
Identificar os membros que compõem sua família e o grau de parentesco de cada
um;
-
Conhecer atividades que gostam de realizar com a família;
-
Conhecer a história do seu nome.
ATIVIDADES
1- Pinte de verde o que você gosta e de
vermelho o que você não gosta.
Dias de chuva
|
Sorvete
|
Dias ensolarados
|
Frutas
|
Animais
|
Verduras
|
Plantas
|
Brigar
|
Ouvir música
|
Dormir
|
Ir ao cinema
|
Passear
|
Ver televisão
|
Andar de bicicleta
|
Jogar futebol
|
Ler livros e revistas
|
Brincar sozinho (a)
|
Jogar videogame
|
Brincar com os amigos
|
Arrumar os brinquedos
|
2- Desenhe as pessoas especiais que fazem
parte da sua vida. Anote o nome delas.
3-
Escreva
duas brincadeiras que você gosta de realizar com seus amigos.
4-
Desenhe
você e seus amigos juntos. Escreva o nome de cada um deles.
GEOGRAFIA
HABILIDADES
(EF02GEO04)
Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em
diferentes lugares.
(EF02GEO08)
Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas
mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de
vivência.
(EF02GEO09) Identificar
objetos e lugares de vivência (escola, moradia) em imagens aéreas e mapas
(visão vertical) e fotografia (visão oblíqua).
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Relacionar moradia e natureza;
- Desenvolver a representação nas visões oblíqua e
vertical;
-
Identificar os membros da família e seu grau de parentesco;
-
Associar imagens do cotidiano a figuras geométricas;
-
Conhecer os diferentes tipos de moradias.
ATIVIDADES
- Registrar no
caderno os questionamentos abaixo:
·
Você e
sua família já mudaram de casa? Mudaram de cidade também?
·
Como
foi morar em um lugar desconhecido?
·
Como seria
mudar para uma cidade onde não conhecessem ninguém. Como se sentiriam?
·
Por
que será que as pessoas mudam de cidade/lugar?
·
Por
que sua família se mudou para nossa cidade?
·
Por
que sua família escolheu essa cidade/ esse bairro?
·
Qual a
principal diferença entre a cidade em que você morava e esta?
·
Por
que sua família escolheu morar aqui? Qual sua opinião?
- Pesquisa com a
família
ENTREVISTA FAMILIAR
|
1- Sua família é Nativa?
( ) Sim ( ) Não
|
2- Sua família veio de que
cidade e estado?
R:______________________________________________________________
|
3- Quais motivos fizeram
com que vocês saísse de sua cidade?
R:______________________________________________________________
|
4- Marque a alternativa que
corresponda ao motivo da mudança de estado e/ou cidade?
( ) Transferência no trabalho
( ) Violência
( ) Qualidade de vida
( ) Desemprego
( ) Problemas de saúde
( ) Outros
|
5- Relate um pouco sobre os
motivos fizeram com que vocês escolhessem Garopaba para morar?
R:______________________________________________________________
|
OBS: Esta atividade (entrevista familiar) após ser respondida, deve ser fotografada e enviada para a professora pelo WhatsApp.
CIÊNCIAS
HABILIDADES
(EF02CI07)
Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao
tamanho da sombra projetada.
(EF02CI08) Comparar
o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de
superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Conhecer os
corpos celestes e astros que compõem o sistema solar;
- Diferenciar cada
corpo celeste e astro;
- Nomear os
planetas;
- Conhecer os
planetas anões.
ATIVIDADES
- Copie o texto abaixo:
Saiba um pouco mais de tudo que fica no universo
Planeta: corpo
celeste que gira em torno de uma estrela, da qual recebe luz e calor.
Lua: é um astro
que é satélite natural da terra. Ela brilha porque a luz solar reflete nela.
Fases da lua: cheia, crescente, minguante e nova.
Satélite: astro
que gira em torno de um planeta.
Astro: é cada um
dos corpos celestes, pode ser um satélite, um planeta, um cometa ou uma
estrela.
Estrela: astro
luminoso que aparece de noite como um ponto que brilha no espaço.
Cometa: astro que
forma uma cauda luminosa quando passa perto do sol.
|
Assistir
os vídeos:
1- A partir dos vídeos que você assistiu,
forme 4 frases sobre o que você aprendeu:
- Copie o texto:
Curiosidade
Plutão: Porque plutão deixou de ser um planeta?
Plutão é composto por rocha e gelo e é relativamente
pequeno, comparando-o com os demais planetas. Em 24 de agosto de 2016, a
União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição de planeta formal,
que fez plutão deixar se der um planeta e ganhar uma nova classificação:
Planeta Anão, juntamente com Éres e Ceres, outros dois planetas anões por
serem muito pequenos.
Responda:
1-Por que, plutão
deixou de ser considerado planeta?
2-Pelo que é composto plutão?
3-Quando plutão deixou de ser
considerado um planeta?
4- Que outros planetas anões o texto
cita?
|
ENSINO RELIGIOSO
HABILIDADES
(EF02ER01)
Reconhecer e respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02)
Conhecer e Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados
ambientes de convivência.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Conhecer a diversidade de
pessoas que existem em nosso meio;
- Respeitar o meio em que
convivemos aceitando as diversidades existentes nele;
- Contemplar atos
respeitosos;
- Valorizar o respeito
entre as pessoas.
ATIVIDADES
Responda:
1-Todas
as pessoas são iguais? Por quê?
2-Escolha
uma pessoa de sua família e faça uma tabela com algumas diferenças entre você e
esse familiar escolhido:
EU
|
Pessoa Escolhida
|
3-Aponte
uma semelhança sua com alguma pessoa da sua família:
Nenhum comentário:
Postar um comentário