segunda-feira, 11 de maio de 2020

Atividades da Semana - 11 a 15/05

LÍNGUA PORTUGUESA

HABILIDADES
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto (frases), grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
- Estabelecer relações letra X som (leitura);
- Estabelecer relações som X letra (escrita);
- Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;
- Escrever aplicando o princípio ortográfico;
- Localizar informação no texto;
- Ler com fluência palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de estruturas simples;
- Escrever palavras de estruturas complexas;
- Escrever corretamente palavras com R intercalado;
- Identificar características do gênero trabalhado (fábula).

Copiar o texto abaixo:
O LOBO E O CÃO

Um lobo e um cão encontraram-se num caminho.
- Companheiro, você está com ótimo aspecto: gordo, o pelo lustroso... Estou até com inveja... - disse o lobo:
- Ora, faça como eu - respondeu o cão.
- Arranje um bom amo. Eu tenho comida na hora certa, sou bem tratado... Minha única obrigação é latir à noite quando aparecem ladrões. Venha comigo e você terá o mesmo tratamento.
- O lobo achou ótima a ideia e se puseram a caminho. Mas de repente o lobo reparou numa coisa.
- O que é isso no seu pescoço? Parece um pouco esfolado...-observou ele.
- Bem – disse o cão - isso é da coleira. Sabe? Durante o dia meu amo me prende com uma coleira, que é para eu não assustar as pessoas que vêm visitá-lo.
- O lobo despediu-se do amigo ali mesmo:
- Vamos esquecer – disse ele. – Prefiro minha liberdade à sua fartura.

Ruth Rocha - Fábulas de Esopo





ATIVIDADE EXTRA

As crianças deverão fazer a leitura do texto acima e os familiares deverão filmar e encaminhar a filmagem para a professora pelo WhatsApp.


Responda:
1-Por que o lobo ficou com inveja do cão?
2-Quais são os motivos apresentados pelo cão para justificar sua boa aparência?
3-O que o lobo notou quando olhou para o pescoço do cão?
4-Por que o lobo desistiu de acompanhar o cão?
5-Em sua opinião, por que  o cão aceitava a vida que lhe ofereciam?
6-É possível dizer que essa fábula os animais retratam sentimentos humanos. Escreva as características apresentadas pelos personagens.
7-Converse com seu professor e colegas: a história mostra o lado positivo e o negativo da vida do cão. Liste-os.
8-A moral da fábula “O Lobo e o Cão” não está explícita no texto, mas o leitor pode descobri-la. Com base na última frase do lobo, formule uma moral para essa fábula.

Atividades com R intercalado:
1-Escreva os nomes das figuras:


2-Escreva uma frase para cada palavra acima:

3-Separe as palavras nas colunas corretas:



MATEMÁTICA

HABILIDADES
 (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

OBJETOS DO CONHECIMENTO
- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar

ATIVIDADES
- Resolva as situações problemas abaixo:

1- Em uma loja foram vendidas 125 calças e 136 blusas. Quantas peças de roupa foram vendidas?

2- Em um dia um feirante vendeu 57 laranjas, 44 maças e 12 abacaxis. Quantas frutas ele vendeu neste dia?

3- A professora está lendo um livro, ela já leu 212 páginas, ainda faltam 193 páginas para ler. Quantas página o livro tem no total?

4- Na biblioteca da escola possuem 187 livros em uma prateleira e 109 em outra prateleira. Quantos livros possuem nas duas prateleiras?

5- Na escola possuem 180 mesas vermelhas e 117 amarelas. Quantas mesas possuem?

6- Um mercado vendeu em uma semana 124 quilos de arroz, 92 quilos de açúcar e 34 quilos de feijão. Quantos quilos de alimentos esse mercado vendeu?


 HISTÓRIA
HABILIDADES
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Reunir e comparar informações presentes em documentos pessoais;
- Identificar características físicas próprias;
- Identificar os membros que compõem sua família e o grau de parentesco de cada um;
- Conhecer atividades que gostam de realizar com a família;
- Conhecer a história do seu nome.

ATIVIDADES

1-    Pinte de verde o que você gosta e de vermelho o que você não gosta.
Dias de chuva
Sorvete
Dias ensolarados
Frutas
Animais
Verduras
Plantas
Brigar
Ouvir música
Dormir
Ir ao cinema
Passear
Ver televisão
Andar de bicicleta
Jogar futebol
Ler livros e revistas
Brincar sozinho (a)
Jogar videogame
Brincar com os amigos
Arrumar os brinquedos

2-   Desenhe as pessoas especiais que fazem parte da sua vida. Anote o nome delas.

3-   Escreva duas brincadeiras que você gosta de realizar com seus amigos.
4-   Desenhe você e seus amigos juntos. Escreva o nome de cada um deles.


GEOGRAFIA

HABILIDADES
(EF02GEO04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com  a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
(EF02GEO08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
(EF02GEO09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola, moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografia (visão oblíqua).

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Relacionar moradia e natureza;
- Desenvolver a representação nas visões oblíqua e vertical;
- Identificar os membros da família e seu grau de parentesco;
- Associar imagens do cotidiano a figuras geométricas;
- Conhecer os diferentes tipos de moradias.

ATIVIDADES

- Registrar no caderno os questionamentos abaixo:

·         Você e sua família já mudaram de casa? Mudaram de cidade também?
·         Como foi morar em um lugar desconhecido?
·         Como seria mudar para uma cidade onde não conhecessem ninguém. Como se sentiriam?
·         Por que será que as pessoas mudam de cidade/lugar?
·         Por que sua família se mudou para nossa cidade?
·         Por que sua família escolheu essa cidade/ esse bairro?
·         Qual a principal diferença entre a cidade em que você morava e esta?
·         Por que sua família escolheu morar aqui? Qual sua opinião?

- Pesquisa com a família

ENTREVISTA FAMILIAR
1-  Sua família é Nativa?
(     ) Sim                        (     ) Não
2- Sua família veio de que cidade e estado?
R:______________________________________________________________
3- Quais motivos fizeram com que vocês saísse de sua cidade?
R:______________________________________________________________
4- Marque a alternativa que corresponda ao motivo da mudança de estado e/ou cidade?

(      ) Transferência no trabalho                                          (      ) Violência
(      ) Qualidade de vida                                                       (      ) Desemprego
(      ) Problemas de saúde                                                     (      ) Outros
5- Relate um pouco sobre os motivos fizeram com que vocês escolhessem Garopaba para morar?
R:______________________________________________________________


OBS: Esta atividade (entrevista familiar) após ser respondida, deve ser fotografada e enviada para a professora pelo WhatsApp.



CIÊNCIAS

HABILIDADES
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Conhecer os corpos celestes e astros que compõem o sistema solar;
- Diferenciar cada corpo celeste e astro;
- Nomear os planetas;
- Conhecer os planetas anões.

ATIVIDADES

- Copie o texto abaixo:

Saiba um pouco mais de tudo que fica no universo

Planeta: corpo celeste que gira em torno de uma estrela, da qual recebe luz e calor.

Lua: é um astro que é satélite natural da terra. Ela brilha porque a luz solar reflete nela. Fases da lua: cheia, crescente, minguante e nova.

Satélite: astro que gira em torno de um planeta.

Astro: é cada um dos corpos celestes, pode ser um satélite, um planeta, um cometa ou uma estrela.

Estrela: astro luminoso que aparece de noite como um ponto que brilha no espaço.

Cometa: astro que forma uma cauda luminosa quando passa perto do sol.


Assistir os vídeos:




1-    A partir dos vídeos que você assistiu, forme 4 frases sobre o que você aprendeu:

- Copie o texto:
Curiosidade

Plutão: Porque plutão deixou de ser um planeta?

        Plutão é composto por rocha e gelo e é relativamente pequeno, comparando-o com os demais planetas. Em 24 de agosto de 2016, a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição de planeta formal, que fez plutão deixar se der um planeta e ganhar uma nova classificação: Planeta Anão, juntamente com Éres e Ceres, outros dois planetas anões por serem muito pequenos.

Responda:

     1-Por que, plutão deixou de ser considerado planeta?

     2-Pelo que é composto plutão?

     3-Quando plutão deixou de ser considerado um planeta?

     4- Que outros planetas anões o texto cita?



ENSINO RELIGIOSO

HABILIDADES
(EF02ER01) Reconhecer e respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02) Conhecer e Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Conhecer a diversidade de pessoas que existem em nosso meio;
- Respeitar o meio em que convivemos aceitando as diversidades existentes nele;
- Contemplar atos respeitosos;
- Valorizar o respeito entre as pessoas.

ATIVIDADES

- Copie o texto:


Responda:

1-Todas as pessoas são iguais? Por quê?

2-Escolha uma pessoa de sua família e faça uma tabela com algumas diferenças entre você e esse familiar escolhido:

EU
Pessoa Escolhida











3-Aponte uma semelhança sua com alguma pessoa da sua família:


Nenhum comentário:

Postar um comentário