MATEMÁTICA
HABILIDADES:
(EF02MA01) Comparar e ordenar números
naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do
sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de
estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e
registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos
de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a
dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma
quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
(EF02MA05)
Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental
ou escrito.
(EF02MA04) Compor e decompor números
naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de
diferentes adições.
OBJETIVOS
DO CONHECIMENTO:
- Utilizar
cálculo mental nas resoluções problemas;
- Resolver situações
problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver
situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar;
- Reconhecer e
nomear os números ordinais;
- Identificar a
ordem de objetos utilizando os números ordinais;
ATIVIDADES
1- Veja abaixo a quantidade de revistas que
foram vendidas em cada semana.
VENDA REVISTA
1º semana 26
2º semana 17
3º semana 38
4º semana 11
|
a) Quantas revistas foram vendidas no
total?
b) Em qual semana foram vendidas o maior
número de revistas?
c) Na segunda semana foram vendidas quantas
revistas?
d) Quantas revistas foram vendidas nas duas
semanas com maior quantidade de vendas?
2- Escreva em números ordinais a posição
das crianças que estão na fila para o cinema:
a) Circule a criança que está em 5º lugar:
b) Pinte a criança que está em 2º lugar:
3- Quando queremos dar ordem em alguma
coisa utilizamos o símbolo: º ou ª.
Observe a lista dos números ordinais:
4- Faça o que se pede:
5- Qual a posição das seguintes letras do
alfabeto:
A
D
G
J
6- Diego plantou 156 mandiocas e 227
batatas. Qual o total de mandiocas e batatas plantadas por Diego?
7- Para fazer um trabalho da escola os
alunos precisavam ler um livro. Marcos leu 139 páginas e Nicolas leu 117.
Quantas páginas o livro tem?
8- Num pasto há 147 vacas e 132 bois.
Quantos gados tem no pasto?
9- Um pasteleiro vendeu 89 pasteis de carne
e 70 pasteis de queijo. Quantos pasteis foram vendidos?
GEOGRAFIA
HABILIDADES
(EF02GE03)
Comparar diferentes meios de comunicação e meios de transporte para o
deslocamento de pessoas, animais e cargas, indicando o seu papel na conexão
entre lugares e discutir sobre os riscos para a vida e para o ambiente e uso
responsável.
OBJETIVOS
DO CONHECIMENTO:
- Conhecer um pouco da evolução dos meios
de transportes;
- Identificar os meios de transportes
apresentados;
- Nomear corretamente os meios de
transportes envolvidos;
- Apontar os meios que circulam em nosso
meio;
- Conhecer a história dos meios de
transportes a partir de seu surgimento;
ATIVIDADES
- Assistir aos vídeos:
- Copiar o texto abaixo:
Os meios
de transportes
Seja na cidade ou no campo na
praia ou na fazenda para passear para trabalhar, ir a escola ou ao supermercado
é praticamente impossível imaginar a nossa vida sem algum meio de transporte. Além
de ser fundamental para transportar pessoas os diversos meios de transporte são
importantíssimos para levar de um lugar para os outros diversos tipos de carga
como alimentos matéria prima para produção de vários produtos medicamentos
entre outras coisas.
Os meios de transporte são
classificados como as seguintes formas terrestre (ferroviário rodoviário e
metroviário) aquático ou hidroviários (marítimo, fluvial) e aéreo.
Alguns dos meios de transporte
terrestres são: Bicicleta, caminhão, carro, metro, ônibus, trem.
Já os meios de transporte
aquático temos: Navio, barco, canoa.
Os aéreos podemos citar: avião, foguete,
helicóptero.
Os meios de transporte servem
para transportar pessoas e cargas de um lugar para outro.
As pessoas que moram na zona
rural costumam usar animais como cavalos, mulas e bois para o transporte.
O automóvel, a bicicleta e a
motocicleta são transportes de uso pessoal.
O ônibus, o trem e o metrô são
chamados de transportes coletivos porque levam muitas pessoas ao mesmo tempo.
Os meios de transportes podem
ser:
Puxados
por força animal: charrete, carroça, trenó.
Movidos
pela força do homem: bicicleta, canoa, botes
Movido
pelo vapor: trem, navio
Movido
pela força do vento: barcos e caravelas
Movido
pela força do motor: automóveis, aviões, caminhões, ônibus
Movido
pela eletricidade: bonde, ônibus, trem
Movido pela propulsão:
aviões a jato.
Responda:
1-Quais os meios de transportes
hidroviários?
2-Para que serve os meios de transportes?
3-Onde podemos encontrar um meio de
transporte?
4- Marque o nome de animais que nos
ajudam nos transportes:
( ) boi (
) camelo
( )
galinha (
) porco
( ) elefante ( ) rena
( ) macaco (
) cavalo
5-Cite alguns meios de transportes que não
possuem roda.
6-Qual o meios de transporte mais comum em
nossa cidade?
7- Leia e assinale a resposta correta:
ENSINO RELIGIOSO
HABILIDADES:
(EF02ER01) Reconhecer e
respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02) Conhecer e
Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes
de convivência.
Objetivos de
aprendizagem:
- Conhecer a diversidade
de pessoas que existem em nosso meio;
- Respeitar o meio em
que convivemos com as diversidades existentes nele;
- Contemplar atos
respeitosos;
- Valorizar o respeito
entre as pessoas;
Copie o texto:
Eu e os outros e nossas
relações
Desde o princípio o ser humano sentiu
necessidade de conviver e de se relacionar com seus semelhantes. Procurar
alimentos, enfrentar os perigos, construir habitações eram atos coletivos.
E nessa convivência fez com que
surgissem costumes, regras de comportamento, rituais, enfim, maneiras de
viver que estivessem de acordo com as necessidades de cada grupo e com as
características físicas e geográficas de cada lugar.
|
Responda:
1-
No seu dia a dia, você convive com regras? Em que momentos?
2-
Por que as regras são necessárias para o convívio social?
3-
Todas as regras são escritas?
4-
Imagine e descreva como seria o convívio social sem as regras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário