segunda-feira, 6 de julho de 2020

Atividades da Semana – 06/07 à 10/07


MATEMÁTICA

HABILIDADES:
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:
- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar;
- Reconhecer e nomear os números ordinais;
- Identificar a ordem de objetos utilizando os números ordinais;

 

ATIVIDADES


1- Veja abaixo a quantidade de revistas que foram vendidas em cada semana.

VENDA REVISTA
1º semana     26
2º semana     17
3º semana     38
4º semana     11

a) Quantas revistas foram vendidas no total?

b) Em qual semana foram vendidas o maior número de revistas?

c) Na segunda semana foram vendidas quantas revistas?

d) Quantas revistas foram vendidas nas duas semanas com maior quantidade de vendas?

2- Escreva em números ordinais a posição das crianças que estão na fila para o cinema:




a) Circule a criança que está em 5º lugar:

b) Pinte a criança que está em 2º lugar:

3- Quando queremos dar ordem em alguma coisa utilizamos o símbolo: º ou ª.

Observe a lista dos números ordinais:

4- Faça o que se pede:

5- Qual a posição das seguintes letras do alfabeto:
A
D
G
J

6- Diego plantou 156 mandiocas e 227 batatas. Qual o total de mandiocas e batatas plantadas por Diego?

7- Para fazer um trabalho da escola os alunos precisavam ler um livro. Marcos leu 139 páginas e Nicolas leu 117. Quantas páginas o livro tem?

8- Num pasto há 147 vacas e 132 bois. Quantos gados tem no pasto?

9- Um pasteleiro vendeu 89 pasteis de carne e 70 pasteis de queijo. Quantos pasteis foram vendidos?


GEOGRAFIA

HABILIDADES
(EF02GE03) Comparar diferentes meios de comunicação e meios de transporte para o deslocamento de pessoas, animais e cargas, indicando o seu papel na conexão entre lugares e discutir sobre os riscos para a vida e para o ambiente e uso responsável.
OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:
- Conhecer um pouco da evolução dos meios de transportes;
- Identificar os meios de transportes apresentados;
- Nomear corretamente os meios de transportes envolvidos;
- Apontar os meios que circulam em nosso meio;
- Conhecer a história dos meios de transportes a partir de seu surgimento;


ATIVIDADES
- Assistir aos vídeos:




- Copiar o texto abaixo:

                            Os meios de transportes

Seja na cidade ou no campo na praia ou na fazenda para passear para trabalhar, ir a escola ou ao supermercado é praticamente impossível imaginar a nossa vida sem algum meio de transporte. Além de ser fundamental para transportar pessoas os diversos meios de transporte são importantíssimos para levar de um lugar para os outros diversos tipos de carga como alimentos matéria prima para produção de vários produtos medicamentos entre outras coisas.
Os meios de transporte são classificados como as seguintes formas terrestre (ferroviário rodoviário e metroviário) aquático ou hidroviários (marítimo, fluvial) e aéreo.
Alguns dos meios de transporte terrestres são: Bicicleta, caminhão, carro, metro, ônibus, trem.
Já os meios de transporte aquático temos: Navio, barco, canoa.
 Os aéreos podemos citar: avião, foguete, helicóptero.
Os meios de transporte servem para transportar pessoas e cargas de um lugar para outro.
As pessoas que moram na zona rural costumam usar animais como cavalos, mulas e bois para o transporte.
O automóvel, a bicicleta e a motocicleta são transportes de uso pessoal.
O ônibus, o trem e o metrô são chamados de transportes coletivos porque levam muitas pessoas ao mesmo tempo.

                            Os meios de transportes podem ser:

Puxados por força animal: charrete, carroça, trenó.
Movidos pela força do homem: bicicleta, canoa, botes
Movido pelo vapor: trem, navio
Movido pela força do vento: barcos e caravelas
Movido pela força do motor: automóveis, aviões, caminhões, ônibus
Movido pela eletricidade: bonde, ônibus, trem
Movido pela propulsão: aviões a jato.


Responda:

1-Quais os meios de transportes hidroviários?

2-Para que serve os meios de transportes?

3-Onde podemos encontrar um meio de transporte?

4- Marque o nome de animais que nos ajudam nos transportes:

(     ) boi                                           (     ) camelo
(     ) galinha                                     (     ) porco
(     ) elefante                                  (     ) rena
(     ) macaco                                    (     ) cavalo

5-Cite alguns meios de transportes que não possuem roda.

6-Qual o meios de transporte mais comum em nossa cidade?

7- Leia e assinale a resposta correta:






ENSINO RELIGIOSO

HABILIDADES: 
(EF02ER01) Reconhecer e respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02) Conhecer e Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

Objetivos de aprendizagem: 
- Conhecer a diversidade de pessoas que existem em nosso meio;
- Respeitar o meio em que convivemos com as diversidades existentes nele;
- Contemplar atos respeitosos;
- Valorizar o respeito entre as pessoas;

Copie o texto:
               
Eu e os outros e nossas relações

       Desde o princípio o ser humano sentiu necessidade de conviver e de se relacionar com seus semelhantes. Procurar alimentos, enfrentar os perigos, construir habitações eram atos coletivos.
       E nessa convivência fez com que surgissem costumes, regras de comportamento, rituais, enfim, maneiras de viver que estivessem de acordo com as necessidades de cada grupo e com as características físicas e geográficas de cada lugar.


Responda:

1- No seu dia a dia, você convive com regras? Em que momentos?

2- Por que as regras são necessárias para o convívio social?

3- Todas as regras são escritas?

4- Imagine e descreva como seria o convívio social sem as regras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário