segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Atividades da Semana – 03 a 07/08

LÍNGUA PORTUGUESA

 

HABILIDADES

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

 (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

 (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

- Saber para que serve um texto informativo;

-Apontar as características do texto informativo;

- Utilizar pontuação adequada nas suas produções;

-Estabelecer relações letra X som (leitura);

- Estabelecer relações som X letra (escrita);

- Identificar a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;

- Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;

- Compreender a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;

- Localizar informação no texto trabalhado;

- Ler frases recuperando o seu significado;

- Ler com fluência palavras, frases e textos;

 

ATIVIDADES

TEXTO INFORMATIVO


- Responda de acordo com o texto:

 

1- De que animal o texto fala?

 

2- Onde esse animal é encontrado?

 

3- Para que serve esse texto?

(     ) Para divertir o autor.                                                   (     ) Dar informações sobre o Tatu.

(     ) Convidar para conhecer o Tatu.                                    (     ) Contar uma piada.

 

4- Quais as características do tatu?

 

5- Como o Tatu Galinha faz a travessia de Rios estreitos?

 

6- Como o Tatu Galinha faz a travessia de Rios largos?

 

7- Faça a separação silábica e preencha o quadro:

 

Palavra

Separação Silábica

Sílaba Inicial

Sílaba Final

Tatu

 

 

 

Focinho

 

 

 

Filhotes

 

 

 

Galinha

 

 

 

Carapaça

 

 

 

Atravessa

 

 

 

Pulmões

 

 

 

Comprida

 

 

 

Curiosidade

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário