segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Atividades da Semana – 24 a 28/08

 LÍNGUA PORTUGUESA

 

HABILIDADES:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF02LP02) segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

(EF02LP04) ler e escrever corretamente palavras com sílabas cv, v, cvc, ccv, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

* Identificar a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;

* Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);

* Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;

* Compreender a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;

* Escrever aplicando o princípio ortográfico;

* Localizar informação no texto trabalhado

*Ler frases recuperando o seu significado;

* Ler com fluência palavras, frases e textos;

* Produzir palavras de estruturas complexas;

* Escreverfrases com estruturas complexas;

*Identificar gênero masculino e feminino das palavras.

 

- Copiar o texto:

ARTIGOS

As pessoas, animais, objetos, comidas, lugares sempre recebem um nome e esses nomes são chamados de substantivos. Também todos eles pertencem a um dos dois gêneros: masculino ou feminino.

Para o gênero masculino sempre usamos os artigos “o - um” e, para o feminino usamos “a - uma”.

 

1º momento: assistir o vídeo:
 

ATIVIDADES

 

1-Indique o substantivo feminino com F e o masculino com M.

 

(    ) vida                                  (   ) biscoito

(    ) maionese                          (   ) mundo

(    ) tênis                                (   ) fonte

(    ) tesoura                            (   ) patrão

(    ) abacate                            (   ) caju

 

2-Associe os pares correspondentes.

 

(A) bode                            (    ) vaca

(B) carneiro                       (    ) égua

(C) cavalo                          (    ) cabra                 

(D) boi                               (    ) ovelha  

 

3-Passe para o feminino.

 

a) avó:                                               f) chinês:

b) barão:                                           g) rei:

c) espanhol:                                      h) pastor:

d) patrão:                                         i) capitão:

e) imperador:                                   j) ator:


4-Marque os animais cujo nome tem uma única forma para o masculino e feminino.

 

(    ) cachorro                      (    ) mosca                                          (    ) formiga              

(    ) cobra                           (    ) pato                                             (    ) tatu                    

(    ) carneiro                       (    )borboleta


 

OBS:

 

O TEXTO ABAIXO SERÁ TRABALHADO NA AULA ON-LINE DO DIA 28/08(6ª FEIRA). É NECESSÁRIO QUE AS CRIANÇAS ESTEJAM COM O TEXTO NO CADERNO (CÓPIA OU COLADO).

 


CIÊNCIAS

 

HABILIDADES:

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro, etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados, qual relação tem com a produção de lixo no nosso cotidiano e com quais materiais eram produzidos no passado.

OBJETIVOS:

- Diferenciar objeto de material, reconhecendo que diferentes objetos podem ser fabricados de um mesmo material e que diferentes materiais podem ser usados na fabricação de um mesmo objeto.

 

ATIVIDADES

- Atividades no Livro Ápis de Ciências.

- Páginas: 110, 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122, 123, 124 e 125.  (A página 111 é opcional).

 

 

HISTÓRIA

 

HABILIDADES:

 (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

* Conhecer todos os meses do ano;

*Explorar as noções de tempo: dia, mês e ano;

*Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.);

*Entender o calendário;

*Identificar os dias da semana;

*Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo;

*Localizar datas no calendário;

*Aprofundar os conceitos de tempo e espaço.

 

ATIVIDADES

 

- Atividades Livro Ápis de História.

-Páginas: 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72 e 73.

 

 

OBS:

 

AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 54, 55, 56 E 58 SERÃO REALIZADAS NA AULA ON-LINE DO DIA 25/08.

 

 

-As demais páginas deverão ser realizadas junto a família durante a semana (57, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72 e 73).


Nenhum comentário:

Postar um comentário