MATEMÁTICA
HABILIDADES
(EF02MA01)
Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão
de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função
do zero).
(EF02MA02) Fazer
estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de
objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até
1000 unidades).
(EF02MA03)
Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por
correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”,
“tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos
a mais e quantos a menos.
(EF02MA05)
Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental
ou escrito.
(EF02MA06)
Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três
ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar,
utilizando estratégias pessoais.
(EF02MA06) Elaborar problemas de adição e
de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de
juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
OBJETIVOS
DO CONHECIMENTO:
- Reconhecer os
números até 999;
- Reconhecer a
escrita dos números até 999;
- Utilizar a
decomposição das escritas numéricas como estratégias de resoluções problemas;
- Reconhecer a
composição e a decomposição polinominal dos números naturais;
- Reconhecer o
zero na ausência de agrupamentos;
- Saber agrupar e
desagrupar na base 10;
- Utilizar cálculo
mental nas resoluções problemas;
- Resolver
situações problemas de subtração que envolvem a ideia de tirar;
- Resolver
situações problemas de subtração que envolvem a ideia de comparar;
- Resolver
situações problemas de subtração que envolvem a ideia de completar;
- Diferenciar
números da primeira e da segunda classe;
- Saber que um número
pode mudar seu valor dependendo sua ordem;
- Reconhecer os
números em suas ordens;
-
Copiar o texto sobre subtração;
Subtração A inversão da
adição recebeu dos matemáticos o nome de subtração e é indicada pelo sinal -. O
número que representa o total do qual se retira a parcela é chamado de
minuendo; O
número que representa a parcela retirada chama-se subtraendo; E o seu
resultado é chamado de diferença ou resto. |
17 |
- 8 |
= 9 |
Minuendo |
Subtraendo |
Resto ou
diferença |
Exemplo: Utilize o algoritmo da subtração para
encontrar o resultado (resto) dos números naturais abaixo:
a) 2524 + 23 =
Minuendo: 2354
Subtraendo: 23
Resto: ?
U.M |
C |
D |
U |
|
||
|
3 |
5 |
4 |
Minuendo |
||
|
|
2 |
3 |
Subtraendo |
||
2 |
3 |
3 |
1 |
Resto ou diferença |
- Assistir
aos vídeos explicativos abaixo:
ATIVIDADES
1- Maria serviu 3
cenouras no almoço do seu coelhinho, ele comeu 2 cenouras. Sobrou alguma
cenoura? Quantas?
2- No
zoológico haviam 4 elefantes, mas 2 deles foram para o circo. Quantos elefantes
restaram no zoológico?
3- Em
um aquário havia 5 peixes, Pedro deu 2 peixinhos à sua prima. Com quantos
peixinhos Pedro ficou?
4-Luciana está
lendo um livro que tem 264 páginas. Faltam ainda ler 62 páginas. Quantas
páginas ela já leu?
5-Manuel tinha uma
centena e meia de bolas de gude. Perdeu 75 bolas no jogo. Com quantas bolas de
gude Manoel ficou?
6- Josi fez 283
doces para vender. Ela já vendeu 51. Quantos doces Josi ainda possui para a
venda?
7-Numa granja
foram vendidos 563 ovos dos 754 que havia na prateleira. Quantos ovos faltam
para ser vendidos?
8-Um fazendeiro
tinha em sua fazenda 874 cabeças de gado. Foram vendidos 450 cabeças. Quantas
cabeças de gado restaram na fazenda?
GEOGRAFIA
HABILIDADES:
(EF02GE03)
Comparar diferentes meios de comunicação e meios de transporte para o
deslocamento de pessoas, animais e cargas, indicando o seu papel na conexão
entre lugares e discutir sobre os riscos para a vida e para o ambiente e uso
responsável.
OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:
- Reconhecer os meios de comunicação
utilizados na sociedade;
- Perceber as mudanças ocorridas nos meios de
comunicação;
- Identificar os meios de comunicação mais
utilizados atualmente;
- Resgatar lembranças referentes aos
primeiros meios de comunicação utilizados pelo homem;
- Identificar a importância dos meios de
comunicação para a sociedade.
- Assista ao vídeo explicativo:
- Copiar o texto abaixo:
Meios de Comunicação
Os meios
de comunicação são artifícios que permitem a comunicação entre pessoas,
contribuindo com o processo de transmissão de informações. Ao longo da
história, o homem sempre desenvolveu formas para se comunicar: sinais,
desenhos, cartas, criação de alguns objetos, etc. O telégrafo revolucionou a forma de se comunicar à distância, sendo considerado um dos primeiros sistemas modernos de comunicação. Com o desenvolvimento tecnológico, os meios de comunicação foram se tornando mais eficazes. Os meios de comunicação foram inventados, com destaque para o telefone, rádio, televisão, celular e internet. Todos eles são bastante utilizados em várias partes do mundo, proporcionando o diálogo e a troca de informações entre pessoas de diferentes pontos do planeta. A
internet, por exemplo, permite que informações sejam obtidas com extrema
rapidez e facilidade. Algumas redes sociais possibilitam a comunicação
instantânea entre pessoas localizadas em diferentes lugares. Outro avanço é a
realização de cursos à distância, que podem ser realizados através de aulas
acompanhadas pelo computador.
|
CURIOSIDADE
- O que é um Telégrafo?? Assista a uma breve explicação.
1- O que são meios de
comunicação?
2- Será que em outros
tempos os meios de comunicação eram diferentes?
3- Como será que os
homens das cavernas se comunicavam?
4- Qual foi o primeiro
meio de comunicação que possibilitou a comunicação entre pessoas à distância?
5- Leia o poema abaixo e responda as
questões a seguir.
Comunicações
(Luciana Passos)
Palavras e mais
palavras Vão voando pelo ar Escutamos e falamos Sempre a nos
comunicar José meu melhor
amigo Vai aniversariar Um telegrama
depressa Meu abraço vai
levar. Preciso telefonar! É urgente! Atenção! Quem nos socorre na
rua? É nosso amigo
orelhão. O correio, o jornal O rádio e a
televisão Transmitindo as
notícias Trazem a nossa
união. Por isso é que
cuidamos com carinho e
educação dos meios que
utilizamos para a nossa
comunicação. |
RESPONDA
a) Qual o
assunto que a poesia se refere?
b) Quais os
meios de comunicação a poesia cita?
c) Você já
utilizou algum desses meios de comunicação? Em qual situação?
6- Preencha a cruzadinha com os meios de comunicação citados na poesia.
ENSINO RELIGIOSO
HABILIDADES:
(EF02ER05)
Conhecer e identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas
manifestações, tradições e instituições religiosas.
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM:
- Reconhecer o direito à
diferença religiosa;
- Reconhecer a diversidade
religiosa, presente na sociedade;
- Identificar símbolos das
tradições religiosas presentes na comunidade, estabelecendo relação de seus
significados;
- Identificar alguns
espaços sagrados existentes na comunidade.
Copie o texto:
1- A sua família tem uma religião ou crença?
( ) Sim ( ) Não
2-Você conhece alguém que tem uma religião diferente da sua?
3-Você conhece alguém que não tem religião?
4- Respeitar o colega mesmo que ele seja de outra religião é ser:
( ) Tolerante ( ) intolerante
5- Circule a cena abaixo que representa uma prática ensinada por diversas religiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário