segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Atividades da Semana – 17/08 à 21/08

 MATEMÁTICA

 

HABILIDADES

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF02MA06) Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

(EF02MA06) Elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:

- Reconhecer os números até 999;

- Reconhecer a escrita dos números até 999;

- Utilizar a decomposição das escritas numéricas como estratégias de resoluções problemas;

- Reconhecer a composição e a decomposição polinominal dos números naturais;

- Reconhecer o zero na ausência de agrupamentos;

- Saber agrupar e desagrupar na base 10;

- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de tirar;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de comparar;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de completar;

- Diferenciar números da primeira e da segunda classe;

- Saber que um número pode mudar seu valor dependendo sua ordem;

- Reconhecer os números em suas ordens;

- Copiar o texto sobre subtração;

 

Subtração

 

A inversão da adição recebeu dos matemáticos o nome de subtração e é indicada pelo sinal -.

            O número que representa o total do qual se retira a parcela é chamado de minuendo;

            O número que representa a parcela retirada chama-se subtraendo;

E o seu resultado é chamado de diferença ou resto.

 

 

17

- 8

= 9

 

Minuendo

 

 

Subtraendo

 

Resto ou diferença

 

Exemplo: Utilize o algoritmo da subtração para encontrar o resultado (resto) dos números naturais abaixo:

 

a) 2524 + 23 =

Minuendo: 2354
Subtraendo: 23
Resto: ?

 

U.M

C

D

U

 

-

 
2

3

5

4

Minuendo

 

 

2

3

Subtraendo

2

3

3

1

Resto ou diferença

 

 

- Assistir aos vídeos explicativos abaixo:




 

ATIVIDADES

1- Maria serviu 3 cenouras no almoço do seu coelhinho, ele comeu 2 cenouras. Sobrou alguma cenoura? Quantas?


2- No zoológico haviam 4 elefantes, mas 2 deles foram para o circo. Quantos elefantes restaram no zoológico?


3- Em um aquário havia 5 peixes, Pedro deu 2 peixinhos à sua prima. Com quantos peixinhos Pedro ficou?


4-Luciana está lendo um livro que tem 264 páginas. Faltam ainda ler 62 páginas. Quantas páginas ela já leu?

 

5-Manuel tinha uma centena e meia de bolas de gude. Perdeu 75 bolas no jogo. Com quantas bolas de gude Manoel ficou?

 

6- Josi fez 283 doces para vender. Ela já vendeu 51. Quantos doces Josi ainda possui para a venda?

 

7-Numa granja foram vendidos 563 ovos dos 754 que havia na prateleira. Quantos ovos faltam para ser vendidos?

 

8-Um fazendeiro tinha em sua fazenda 874 cabeças de gado. Foram vendidos 450 cabeças. Quantas cabeças de gado restaram na fazenda?

 


GEOGRAFIA

 

HABILIDADES:

(EF02GE03) Comparar diferentes meios de comunicação e meios de transporte para o deslocamento de pessoas, animais e cargas, indicando o seu papel na conexão entre lugares e discutir sobre os riscos para a vida e para o ambiente e uso responsável.

OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:

- Reconhecer os meios de comunicação utilizados na sociedade;

- Perceber as mudanças ocorridas nos meios de comunicação;

- Identificar os meios de comunicação mais utilizados atualmente;

- Resgatar lembranças referentes aos primeiros meios de comunicação utilizados pelo homem;

- Identificar a importância dos meios de comunicação para a sociedade.

 

 

- Assista ao vídeo explicativo:


 - Copiar o texto abaixo:

 

Meios de Comunicação

 

 

         Os meios de comunicação são artifícios que permitem a comunicação entre pessoas, contribuindo com o processo de transmissão de informações. Ao longo da história, o homem sempre desenvolveu formas para se comunicar: sinais, desenhos, cartas, criação de alguns objetos, etc.

         O telégrafo revolucionou a forma de se comunicar à distância, sendo considerado um dos primeiros sistemas modernos de comunicação.

        Com o desenvolvimento tecnológico, os meios de comunicação foram se tornando mais eficazes. Os meios de comunicação foram inventados, com destaque para o telefone, rádio, televisão, celular e internet. Todos eles são bastante utilizados em várias partes do mundo, proporcionando o diálogo e a troca de informações entre pessoas de diferentes pontos do planeta.

        A internet, por exemplo, permite que informações sejam obtidas com extrema rapidez e facilidade. Algumas redes sociais possibilitam a comunicação instantânea entre pessoas localizadas em diferentes lugares. Outro avanço é a realização de cursos à distância, que podem ser realizados através de aulas acompanhadas pelo computador.

 

 

CURIOSIDADE             

- O que é um Telégrafo?? Assista a uma breve explicação.            


ATIVIDADES

 

1- O que são meios de comunicação?

 

2- Será que em outros tempos os meios de comunicação eram diferentes?

 

3- Como será que os homens das cavernas se comunicavam?

 

4- Qual foi o primeiro meio de comunicação que possibilitou a comunicação entre pessoas à distância?

 

5- Leia o poema abaixo e responda as questões a seguir.

 

Comunicações (Luciana Passos)

 

Palavras e mais palavras

Vão voando pelo ar

Escutamos e falamos

Sempre a nos comunicar

José meu melhor amigo

Vai aniversariar

Um telegrama depressa

Meu abraço vai levar.

Preciso telefonar!

É urgente! Atenção!

Quem nos socorre na rua?

É nosso amigo orelhão.

O correio, o jornal

O rádio e a televisão

Transmitindo as notícias

Trazem a nossa união.

Por isso é que cuidamos

com carinho e educação

dos meios que utilizamos

para a nossa comunicação.

 

RESPONDA

 

a) Qual o assunto que a poesia se refere?

 

b) Quais os meios de comunicação a poesia cita?

 

c) Você já utilizou algum desses meios de comunicação? Em qual situação? 

 

6- Preencha a cruzadinha com os meios de comunicação citados na poesia.


ENSINO RELIGIOSO

 

HABILIDADES:

(EF02ER05) Conhecer e identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

- Reconhecer o direito à diferença religiosa;

- Reconhecer a diversidade religiosa, presente na sociedade;

- Identificar símbolos das tradições religiosas presentes na comunidade, estabelecendo relação de seus significados;

- Identificar alguns espaços sagrados existentes na comunidade.

 

Copie o texto:


1- A sua família tem uma religião ou crença?

(    ) Sim               (     ) Não

 

2-Você conhece alguém que tem uma religião diferente da sua?

 

3-Você conhece alguém que não tem religião?

 

4- Respeitar o colega mesmo que ele seja de outra religião é ser:

(     ) Tolerante            (     ) intolerante

 

5- Circule a cena abaixo que representa uma prática ensinada por diversas religiões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário