segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Atividades da Semana – 31/08 à 04/09

 MATEMÁTICA

 

HABILIDADES

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF02MA06) Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

(EF02MA06) Elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais(cubo, bloco, retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

(EF02MA16) Reconhecer, nomear e comparar figuras planas (círculo, quadrado, retângulo, e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:

- Reconhecer os números até 999;

- Reconhecer a escrita dos números até 999;

- Utilizar a decomposição das escritas numéricas como estratégias de resoluções problemas;

- Reconhecer a composição e a decomposição polinominal dos números naturais;

- Reconhecer o zero na ausência de agrupamentos;

- Saber agrupar e desagrupar na base 10;

- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de tirar;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de comparar;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de completar;

- Diferenciar números da primeira e da segunda classe;

- Saber que um número pode mudar seu valor dependendo sua ordem;

- Reconhecer os números em suas ordens;

- Nomear formas geométricas planas;

- Nomear formas geométricas sólidas;

- Diferenciar formas geométricas;

- Indicar objetos com formas semelhantes às formas geométricas trabalhadas;

 

- Assistir ao vídeo da história do Palhaço Geométrico:


https://www.youtube.com/watch?v=kmONTrrLBX4

 

- Leia o texto:

OBS:

 

A PROFESSORA FARÁ EXPLICAÇÃO DE MATEMÁTICA (FORMAS GEOMÉTRICAS) NA AULA ON-LINE DO DIA 01/09 (3ª FEIRA).

 

 

ATIVIDADES


1- Ligue as formas geométricas nas figuras com o mesmo formato:


- Copiar o texto:

 

Formas geométricas

 

Elas são em todas as partes existem várias pelo mundo e cada um tem um nome de acordo com seu formato.

Vamos conhecer algumas:

 

 

2 - Preencha a cruzadinha com os nomes de cada forma geométrica:

3 – Observe as características e nomeie as formas:




SUBTRAÇÃO

 

1- Em um estádio de futebol cabem 550 pessoas. entraram apenas 320. Quantas pessoas ainda faltam para lotar o estádio? 

 

2- Roberto tem 34 selos em sua coleção. Paulo tem 23 selos. Quantos Selos Roberto têm a mais que Paulo? 

 

3- Um sorveteiro fez 63 picolés de morango e 29 de limão. Vendeu ao todo 61 picolés. Quantos picolés não foram vendidos? 


4- Em um caixote haviam 48 maçãs, apodreceram 36. Quantas maças sobraram? 

 

5- Em uma escola haviam 98 pratos para servir merenda escolar, 15 pratos foram quebrados. Quantos pratos sobraram?

 

6- Pinte o palhaço de acordo com o resultado das subtrações:

 


GEOGRAFIA

 

HABILIDADES:

(EF02GE03) Comparar diferentes meios de comunicação e meios de transporte para o deslocamento de pessoas, animais e cargas, indicando o seu papel na conexão entre lugares e discutir sobre os riscos para a vida e para o ambiente e uso responsável.

OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:

- Reconhecer os meios de comunicação utilizados na sociedade;

- Perceber as mudanças ocorridas nos meios de comunicação;

- Identificar os meios de comunicação mais utilizados atualmente;

- Resgatar lembranças referentes aos primeiros meios de comunicação utilizados pelo homem;

- Identificar a importância dos meios de comunicação para a sociedade.

 

ATIVIDADES

 

*1-Escreva o nome dos meios de comunicação abaixo:


* 2- Escreva os meios de comunicação que você usa para:


a) Falar com um colega que mora longe:___________________

b) Escrever para alguém de quem sente saudade:____________

c) Ouvir notícias e músicas:____________________________

d) Assistir um filme:_________________________________

e) Avisar seus familiares que vai sair:___________________


*3- Desenhe figuras dos meios de comunicação que utilizam:

 

Palavra escrita

 

 

 

Palavra falada

 

 

 

Imagem e som

 

 

 

Som

 

 

 

Imagem

 

 


* - Atividades Livro Ápis de Geografia, página: 97

OBS:

 AS ATIVIDADES *1, *2, *3 DE GEOGRAFIA, ASSIM COMO AS ATIVIDADES DO LIVRO ÁPIS DE GEOGRAFIA, SERÃO REALIZADAS COM A PROFESSORA NA AULA ON-LINE DO DIA 04/09 (6ª FEIRA).

 

VAMOS BRINCAR??

- Assista ao vídeo abaixo e participe do jogo de adivinhação:



https://www.youtube.com/watch?v=PPHsCtNg7E8

 

ENSINO RELIGIOSO

 

HABILIDADES:

(EF02ER05) Conhecer e identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

* Reconhecer a diversidade religiosa, presente na sociedade;

* Identificar os símbolos religiosos, estabelecendo a relação de seus significados;

* Identificar símbolos das tradições religiosas presentes na comunidade, estabelecendo relação de seus significados;

* Identificar símbolos das tradições religiosas e associá-los a suas religiões.

 

- Copiar ou colar o texto no caderno:


ATIVIDADES

1- Você conhece alguns desses símbolos religiosos? Desenhe-os e escreva o que eles significam para sua família:

 

2- Converse com sua família e escolha outro símbolo religioso do qual vocês creem e fale um pouquinho sobre ele:

 

3- Escreva uma frase usando um dos símbolos do texto:








Gabarito da Semana – 24 a 28/08

 LÍNGUA PORTUGUESA

 

RESPOSTAS

 

1-

 

( F ) vida                                  ( M ) biscoito

( F ) maionese                          ( M ) mundo

( M ) tênis                                ( F ) fonte

( F ) tesoura                             ( M ) patrão

( M ) abacate                            ( M ) caju

 

2-

 

(A) bode                              ( D ) vaca

(B) carneiro                         ( C ) égua

(C) cavalo                             ( A ) cabra                  

(D) boi                                 ( B ) ovelha  

 

3-

a) avô: avó                                        f) chinês: chinesa

b) barão: baronesa                            g) rei: rainha

c) espanhol: espanhola                       h) pastor: pastora

d) patrão: patroa                               i) capitão: capitã

e) imperador: imperatriz                   j) ator: atriz

 

4-

 

( X ) mosca                       ( X ) formiga          

( X ) cobra                        ( X ) tatu                    

( X ) borboleta

 

CIÊNCIAS

 

RESPOSTAS


















HISTÓRIA

 

RESPOSTAS


















segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Atividades da Semana – 24 a 28/08

 LÍNGUA PORTUGUESA

 

HABILIDADES:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF02LP02) segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

(EF02LP04) ler e escrever corretamente palavras com sílabas cv, v, cvc, ccv, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

* Identificar a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;

* Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);

* Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;

* Compreender a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;

* Escrever aplicando o princípio ortográfico;

* Localizar informação no texto trabalhado

*Ler frases recuperando o seu significado;

* Ler com fluência palavras, frases e textos;

* Produzir palavras de estruturas complexas;

* Escreverfrases com estruturas complexas;

*Identificar gênero masculino e feminino das palavras.

 

- Copiar o texto:

ARTIGOS

As pessoas, animais, objetos, comidas, lugares sempre recebem um nome e esses nomes são chamados de substantivos. Também todos eles pertencem a um dos dois gêneros: masculino ou feminino.

Para o gênero masculino sempre usamos os artigos “o - um” e, para o feminino usamos “a - uma”.

 

1º momento: assistir o vídeo:
 

ATIVIDADES

 

1-Indique o substantivo feminino com F e o masculino com M.

 

(    ) vida                                  (   ) biscoito

(    ) maionese                          (   ) mundo

(    ) tênis                                (   ) fonte

(    ) tesoura                            (   ) patrão

(    ) abacate                            (   ) caju

 

2-Associe os pares correspondentes.

 

(A) bode                            (    ) vaca

(B) carneiro                       (    ) égua

(C) cavalo                          (    ) cabra                 

(D) boi                               (    ) ovelha  

 

3-Passe para o feminino.

 

a) avó:                                               f) chinês:

b) barão:                                           g) rei:

c) espanhol:                                      h) pastor:

d) patrão:                                         i) capitão:

e) imperador:                                   j) ator:


4-Marque os animais cujo nome tem uma única forma para o masculino e feminino.

 

(    ) cachorro                      (    ) mosca                                          (    ) formiga              

(    ) cobra                           (    ) pato                                             (    ) tatu                    

(    ) carneiro                       (    )borboleta


 

OBS:

 

O TEXTO ABAIXO SERÁ TRABALHADO NA AULA ON-LINE DO DIA 28/08(6ª FEIRA). É NECESSÁRIO QUE AS CRIANÇAS ESTEJAM COM O TEXTO NO CADERNO (CÓPIA OU COLADO).

 


CIÊNCIAS

 

HABILIDADES:

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro, etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados, qual relação tem com a produção de lixo no nosso cotidiano e com quais materiais eram produzidos no passado.

OBJETIVOS:

- Diferenciar objeto de material, reconhecendo que diferentes objetos podem ser fabricados de um mesmo material e que diferentes materiais podem ser usados na fabricação de um mesmo objeto.

 

ATIVIDADES

- Atividades no Livro Ápis de Ciências.

- Páginas: 110, 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122, 123, 124 e 125.  (A página 111 é opcional).

 

 

HISTÓRIA

 

HABILIDADES:

 (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

* Conhecer todos os meses do ano;

*Explorar as noções de tempo: dia, mês e ano;

*Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.);

*Entender o calendário;

*Identificar os dias da semana;

*Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo;

*Localizar datas no calendário;

*Aprofundar os conceitos de tempo e espaço.

 

ATIVIDADES

 

- Atividades Livro Ápis de História.

-Páginas: 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72 e 73.

 

 

OBS:

 

AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 54, 55, 56 E 58 SERÃO REALIZADAS NA AULA ON-LINE DO DIA 25/08.

 

 

-As demais páginas deverão ser realizadas junto a família durante a semana (57, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72 e 73).