MATEMÁTICA
HABILIDADES
(EF02MA01)
Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão
de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função
do zero).
(EF02MA02) Fazer
estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de
objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até
1000 unidades).
(EF02MA03)
Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por
correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”,
“tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos
a mais e quantos a menos.
(EF02MA05)
Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental
ou escrito.
(EF02MA06)
Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três
ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar,
utilizando estratégias pessoais.
(EF02MA06) Elaborar problemas de adição e
de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de
juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
(EF02MA14)
Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais(cubo, bloco,
retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do
mundo físico.
(EF02MA16) Reconhecer, nomear e comparar
figuras planas (círculo, quadrado, retângulo, e triângulo), por meio de
características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou
em sólidos geométricos.
OBJETIVOS
DO CONHECIMENTO:
- Reconhecer os
números até 999;
- Reconhecer a
escrita dos números até 999;
- Utilizar a
decomposição das escritas numéricas como estratégias de resoluções problemas;
- Reconhecer a
composição e a decomposição polinominal dos números naturais;
- Reconhecer o
zero na ausência de agrupamentos;
- Saber agrupar e
desagrupar na base 10;
- Utilizar cálculo
mental nas resoluções problemas;
- Resolver
situações problemas de subtração que envolvem a ideia de tirar;
- Resolver
situações problemas de subtração que envolvem a ideia de comparar;
- Resolver
situações problemas de subtração que envolvem a ideia de completar;
- Diferenciar
números da primeira e da segunda classe;
- Saber que um número
pode mudar seu valor dependendo sua ordem;
- Reconhecer os
números em suas ordens;
- Nomear formas
geométricas planas;
- Nomear formas
geométricas sólidas;
- Diferenciar
formas geométricas;
- Indicar objetos com formas semelhantes às
formas geométricas trabalhadas;
- Assistir ao vídeo da
história do Palhaço Geométrico:
https://www.youtube.com/watch?v=kmONTrrLBX4
- Leia o texto:
OBS:
A
PROFESSORA FARÁ EXPLICAÇÃO DE MATEMÁTICA (FORMAS GEOMÉTRICAS) NA AULA ON-LINE DO DIA 01/09 (3ª FEIRA). |
ATIVIDADES
1- Ligue as formas geométricas nas figuras com o mesmo formato:
- Copiar o texto:
Formas
geométricas Elas são em todas as partes existem várias
pelo mundo e cada um tem um nome de acordo com seu formato. Vamos conhecer algumas: |
2 - Preencha a cruzadinha com os nomes de cada forma
geométrica:
3 – Observe as características e nomeie as formas:
SUBTRAÇÃO
1- Em um estádio de futebol cabem 550 pessoas. entraram apenas 320. Quantas pessoas ainda faltam para lotar o estádio?
2- Roberto tem 34 selos em sua coleção. Paulo tem 23 selos. Quantos Selos Roberto têm a mais que Paulo?
3- Um sorveteiro fez 63 picolés de morango e 29 de limão. Vendeu ao todo 61 picolés. Quantos picolés não foram vendidos?
4- Em um caixote haviam 48 maçãs, apodreceram 36. Quantas maças sobraram?
5- Em uma escola haviam 98 pratos para servir merenda escolar, 15 pratos foram quebrados. Quantos pratos sobraram?
6- Pinte o palhaço
de acordo com o resultado das subtrações:
GEOGRAFIA
HABILIDADES:
(EF02GE03)
Comparar diferentes meios de comunicação e meios de transporte para o
deslocamento de pessoas, animais e cargas, indicando o seu papel na conexão
entre lugares e discutir sobre os riscos para a vida e para o ambiente e uso
responsável.
OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:
- Reconhecer os meios de comunicação
utilizados na sociedade;
- Perceber as mudanças ocorridas nos meios de
comunicação;
- Identificar os meios de comunicação mais
utilizados atualmente;
- Resgatar lembranças referentes aos
primeiros meios de comunicação utilizados pelo homem;
- Identificar a importância dos meios de
comunicação para a sociedade.
ATIVIDADES
*1-Escreva o nome dos meios de comunicação abaixo:
* 2- Escreva os meios de comunicação que você usa para:
a) Falar com um colega que mora longe:___________________
b) Escrever para alguém de quem sente saudade:____________
c) Ouvir notícias e músicas:____________________________
d) Assistir um filme:_________________________________
e) Avisar seus familiares que vai sair:___________________
*3- Desenhe figuras dos meios de comunicação que utilizam:
Palavra escrita
|
|
Palavra falada
|
|
Imagem e som
|
|
Som
|
|
Imagem
|
|
* - Atividades Livro Ápis de Geografia,
página: 97
OBS: AS ATIVIDADES *1, *2, *3 DE GEOGRAFIA, ASSIM COMO AS ATIVIDADES DO LIVRO ÁPIS DE GEOGRAFIA, SERÃO REALIZADAS COM A PROFESSORA NA AULA ON-LINE DO DIA 04/09 (6ª FEIRA). |
VAMOS BRINCAR??
- Assista ao vídeo abaixo e participe do jogo de adivinhação:
https://www.youtube.com/watch?v=PPHsCtNg7E8
ENSINO RELIGIOSO
HABILIDADES:
(EF02ER05)
Conhecer e identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas
manifestações, tradições e instituições religiosas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
* Reconhecer a diversidade
religiosa, presente na sociedade;
* Identificar os símbolos
religiosos, estabelecendo a relação de seus significados;
* Identificar símbolos das
tradições religiosas presentes na comunidade, estabelecendo relação de seus
significados;
* Identificar símbolos das
tradições religiosas e associá-los a suas religiões.
- Copiar ou colar o texto
no caderno:
ATIVIDADES
1- Você conhece alguns
desses símbolos religiosos? Desenhe-os e escreva o que eles significam para sua
família:
2- Converse com sua família
e escolha outro símbolo religioso do qual vocês creem e fale um pouquinho sobre
ele:
3- Escreva uma frase usando
um dos símbolos do texto: