segunda-feira, 1 de junho de 2020

Atividades da Semana – 01/06 à 05/06


MATEMÁTICA

HABILIDADES
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
 OBJETOS DO CONHECIMENTO
- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar.

 

ATIVIDADES

 

- Resolva as situações problemas abaixo:
1- Num estacionamento haviam 347 carros estacionados no sábado e 245 no domingo. Quantos carros ficaram no estacionamento durante o fim de semana?
2- Na empresa de Seu Pedro foram fabricadas 204 telhas pela manhã e 392 à tarde. Quantas telhas foram fabricadas nesse dia?
3- Henrique organizou os tijolos de um depósito. De um lado ele empilhou 412 tijolos, do outro lado mais 509. Quantos tijolos Henrique empilhou?
4- Dona Ana costurou 375 camisetas em uma semana, na semana seguinte ela costurou mais 414. Quantas camisetas Dona Ana costurou nas duas semanas?
5- Faça cálculo mental:
a) 37 + 14 =
b) 81 + 27 =
c) 52 + 30 =
d) 93 + 14 =


GEOGRAFIA

HABILIDADES
(EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive (oralidade, fotos e desenhos).
(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
(EF02GEO04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Relacionar moradia e natureza;
- Desenvolver a representação nas visões oblíqua e vertical;
- Identificar os membros da família e seu grau de parentesco;
- Associar imagens do cotidiano a figuras geométricas;
- Conhecer os diferentes tipos de moradias.

ATIVIDADES

O que é Migração

Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente. Esses fluxos migratórios podem acontecer por vários motivos: econômicos, culturais, religiosos, políticos e naturais (secas, terremotos, enchentes etc.).

Tipos de migrações

Emigração – é o ato de deixar ou sair do local de origem com intenção de se estabelecer em um outro país.
Imigração  é caracterizada pela entrada de indivíduos ou grupos, em outro país. O imigrante é visto do ponto de vista do país que o acolheu O termo se aplica só às pessoas que pretendem fixar residência permanente no país adotivo, participando da sua vida social.
Migrações internas – são aquelas que ocorrem dentro do próprio país:
Êxodo rural ou rural urbana – é o deslocamento da população rural para a cidade.
Migração urbano-rural – é o deslocamento das pessoas da cidade para o campo.
Migração urbano-urbana – é a mudança de indivíduos de uma cidade para outra.


- Assista ao vídeo: 


- Responda:

1-Que tipos de costumes as pessoas levam de um lugar ao outro?
2-O que é migração?
3-Cite dois tipos de migração existentes:
4-O que são migrações internas?


ENSINO RELIGIOSO

HABILIDADES: 
(EF02ER01) Reconhecer e respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02) Conhecer e Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: 
- Conhecer a diversidade de pessoas que existem em nosso meio;
- Respeitar o meio em que convivemos com as diversidades existentes nele;
- Contemplar atos respeitosos;
- Valorizar o respeito entre as pessoas;

ATIVIDADES

Diferenças

        As pessoas são diferentes, algumas pessoas são mais altas, outras mais baixas, algumas têm cabelos crespos, outras têm cabelos lisos. Além das diferenças físicas, cada pessoa tem uma forma de ver e de entender o mundo em sua volta, ou seja, cada pessoa tem um jeito de ser, de se vestir, de falar, de pensar.
        Para vivermos bem uns com os outros é preciso respeitar as diferentes culturas, religiões, raças, etc.
        Diferenças são apenas diferenças e devemos respeitar todas elas.


- Responda:

1- Você percebeu que cada pessoa é de um jeito e tem gostos diferentes. Desenhe e escreva aquilo que você mais gosta em cada espaço:

FRUTAS
BRINQUEDOS









2- Aponte duas características físicas sua:





Nenhum comentário:

Postar um comentário