LÍNGUA
PORTUGUESA
HABILIDADES
(EF15LP03) Localizar informações explícitas
em textos.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão
na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto
(frases), grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já
dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios,
segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de
exclamação.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e
remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas
palavras
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com
correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e
correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final
de palavra).
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente
palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas
as sílabas.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as
palavras ao escrever frases e textos.
OBJETIVOS DA
APRENDIZAGEM
- Estabelecer relações
letra X som (leitura);
- Estabelecer relações
som X letra (escrita);
- Reconhecer as
diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Escrever aplicando o
princípio ortográfico;
- Localizar informação
no texto;
- Ler com fluência
palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de
estruturas simples;
- Escrever palavras de
estruturas complexas;
- Escrever
corretamente palavras com R intercalado;
-
Identificar características do gênero trabalhado (fábula).
ATIVIDADES
OBSERVE:
Calda:
cobrir bolo
Cauda:
rabo dos animais
|
1- Por que a
raposa perdeu a cauda?
2- Como a
raposa se sentiu ao ver que estava sem a cauda?
3- A que a
raposa queria convencer suas amigas?
4- A raposa
disse as suas amigas que deixariam de ter um peso inútil, o que quer dizer a
expressão inútil?
( ) que
não tem utilidade;
( ) que
precisamos ter em nossa vida;
5- Por que a
raposa quis que as outras também cortassem sua cauda?
6- Qual o
ensinamento esse texto nos traz?
7- Preencha
a tabela com o que se pede:
Palavras
|
Separação silábica
|
Quantas sílabas
|
Envergonhada
|
|
|
Aconselharias
|
|
|
Também
|
|
|
Armadilha
|
|
|
Perdido
|
|
|
Convencer
|
|
|
8- Leia as frases e ilustre-as.
a) As crianças foram na livraria perto da praça.
b) No quarto de Pedro tem cinco lindos livros de
aventuras.
c) Os pássaros estão livres na floresta.
HISTÓRIA
HABILIDADES
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas
e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas
que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
(EF02HI04) Selecionar e compreender o
significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e
histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF02HI06) Identificar e organizar,
temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo
(antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
OBJETIVOS
APRENDIZAGEM
* Conhecer as diferentes
fases da vida dos seres humanos;
* Reconhecer as
características de cada fase da vida;
ATIVIDADES
1- Assista o vídeo abaixo.
Ouça a música com atenção:
a) Agora faça uma ou mais
frases sobre algo que você aprendeu com a música:
*2- Faça uma tabelinha
comparando suas medidas e pesos de quando nasceu e o atual:
Peso
|
Altura
|
|
Quando
Nasci
|
||
Hoje em
dia
|
*3- Observe fotos suas, de quando você era bebê e escreva:
a) Escreva as principais características que você
percebe que não mudou:
b) Escreva as principais características que você
percebe que mudou:
OBS: *As atividades 2 e 3 após serem realizadas no caderno,
os alunos deverão fazer um vídeo falando sobre suas mudanças ou o que não
mudou, à partir das respostas destas questões.o vídeo deverá ser enviado para a
professora através do WhatsApp.
4- Numere as
características a cada fase correspondente:
( 1 ) Infância
( 2 ) Adolescência
( 3 ) Fase Adulta
( 4 ) Velhice
( ) Estou na fase em que meu corpo tem muitas limitações. Tenho muitas
experiências que consegui ao longo da vida.
( ) Saí da adolescência, trabalho e sei
das minhas reponsabilidades.
( ) Estou começando a conhecer o mundo e
estou em crescimento.
( ) Nessa fase ocorrem as maiores
mudanças, tanto no meu corpo quanto na minha mente. É ai que estou entrando para a faculdade.
5- Relacione as etapas da
vida a suas respectivas imagens:
( 1 ) Infância
( 2 ) Adolescência
( 3 ) Fase Adulta
( 4 ) Velhice
6- Procure em revistas,
jornais ou livros uma imagem que represente cada fase da vida de uma pessoa.
Cole-as na sequência correta:
7- Marque a opção INCORRETA sobre os cuidados durante a
infância:
( ) A criança precisa se alimentar bem,
pois o crescimento dela costuma ser rápido.
( ) Não é necessário cuidar das crianças
porque elas sabem se cuidar sozinhas.
( ) É necessário cuidar da higiene das
crianças, para evitar doenças.
( ) As crianças precisam ir ao médico
sempre que necessário.
8- Observe fotos suas, de quando você era bebê e
escreva:
a) Escreva as principais características que você
percebe que não mudou:
b) Escreva as principais características que você
percebe que mudou:
9- Faça um desenho e uma
frase representando como você se imagina no futuro. Escreva também a profissão
que você pretende seguir:
CIÊNCIAS
HABILIDADES
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em
diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação
solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia,
solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM
- Conhecer os corpos celestes e astros que
compõem o sistema solar;
- Diferenciar cada corpo celeste e astro;
- Nomear os planetas;
- Conhecer os planetas anões.
ATIVIDADES
Astros
Cada pontinho brilhante de uma noite
estrelada é chamado de astro. Os astros
podem ser classificados em luminosos e iluminados.
Astros
luminosos: são os que
apresentam luz própria e são chamados de estrelas. Exemplo: sol.
Astros
iluminados: são os que
não apresentam luz própria. Eles são vistos, pois refletem a luz das estrelas
que os ilumina. Exemplo: planetas e satélites naturais (lua).
|
1-Desenhe
a Lua cheia.
2-Encontre
dentro do diagrama o nome das fases da Lua.
3- Ligue as palavras às respectivas imagens.
4- Identifique o veículo utilizado que os
astronautas usaram para pousar na Lua 1969.
( ) Satélite artificial ( ) Ônibus espacial
( ) Astronauta ( ) Foguete
11- Pinte de qualquer cor, ou faça um X
sobre o único astro que só pode ser visto durante o dia, e escreva o nome das
figuras abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário