terça-feira, 16 de junho de 2020

Atividades da Semana – 15/06 à 19/06



MATEMÁTICA

HABILIDADES:
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:
- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar;
- Reconhecer e nomear os números ordinais;
- Identificar a ordem de objetos utilizando os números ordinais;

 

ATIVIDADES


- Assista ao vídeo abaixo:

1- Observe os carros de corrida e marque um x na resposta certa.



a) Qual é a posição de largada do competidor brasileiro?
(    ) 1º lugar       (    ) 2º lugar       (    ) 3º lugar       (    ) 4º lugar

b) Qual é o carro que está em último lugar?

2- Observe as vaquinhas do seu Joaquim no cercado e complete as frases com a numeração adequada.



a)A vaquinha que está deitada é a ______________________

b)A vaquinha que está comendo capim é a ______________________

c)A vaquinha que está de costas é a ______________________

d)A vaquinha menor é a ______________________

e)A vaquinha que está dormindo é a ______________________

3- Escreva por extenso:

a) 5º                                               d) 14º

b) 7º                                              e) 16º

c) 10º                                             f) 20º

4- Vamos colocar os números na ordem crescente (do menor para o maior) associando número ao nome.

12º
10º
15º
16º
20º

VIGÉSIMO                 DÉCIMO QUINTO                TERCEIRO  
DÉCIMO SEGUNDO                 PRIMEIRO                   OITAVO           
DÉCIMO SEXTO                   DÉCIMO

NÚMERO
NOME DO NÚMERO

















5- Dos participantes de uma festa de aniversário, 207 eram crianças e 156 eram adultos. Quantas pessoas haviam na festa?

6- Em uma sorveteria, foram vendidos 232 sorvetes de morango e 474 de chocolate. Quantos sorvetes foram vendidos no total?

7- Numa granja haviam 132 galinhas em um galinheiro e 229 em outro. Quantas galinhas possuem nessa granja?




GEOGRAFIA

HABILIDADES
(EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive (oralidade, fotos e desenhos).
(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
(EF02GEO04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Relacionar moradia e natureza;
- Desenvolver a representação nas visões oblíqua e vertical;
- Identificar os membros da família e seu grau de parentesco;
- Associar imagens do cotidiano a figuras geométricas;
- Conhecer os diferentes tipos de moradias.

ATIVIDADES

Carlito e Carlão

Carlito e Carlão Há muito tempo atrás dois bebês foram levados a creche do bairro por suas mães. E neste momento, mal sabiam eles, que se tornariam grandes amigos. Cresceram praticamente como irmãos e agora que estavam na escola, já não passavam o dia todo juntos. Então todas as tardes se encontravam na pracinha do bairro para brincar e colocar a conversa em dia. Apesar de amigos há muito tempo, havia grandes diferenças entre os dois, no jeito de falar, nas brincadeiras que conheciam, nas comidas que gostavam, mas nada disso era mais importante que a amizade entre eles. Todos os dias Carlito chegava na pracinha segurando sua cuia de chimarrão, enquanto Carlão aparecia com um grande copo da caldo de cana. Enquanto brincavam várias expressões surgiam como: bah tchê, ou não avexe, mas nada que atrapalhasse o entendimento durante as brincadeiras. Nesses momentos a única coisa que importava era a companhia um do outro e dos outros amigos que sempre estavam juntos em suas aventuras. A parte mais esperada do dia era a partida de futebol, e neste momento não havia nada que unisse mais esses amigos do que uma bola. Não havia diferença alguma naquele momento, apenas uma transformação, era quase uma fusão, e o gigante jogador voador surgia, driblando os companheiros e marcando vários gols. A sintonia dos dois era tão grande que às vezes pareciam um só mesmo, se entendendo apenas pelo olhar e por isso os gols mais incríveis sempre surgiam quando jogavam no mesmo time, o que tentavam fazer todos os dias. Às vezes as pessoas se perguntavam, como duas crianças tão diferentes conseguem se entender tão bem? Os meninos sempre que ouviam essa pergunta riam, e o único pensamento que surgia em suas cabeças era, quem disse que somos diferentes?


1-Sobre o que o texto fala?

2-Você identificou alguma diferença entre eles? Qual?

3-Quais expressões aparecem no texto?

4-A gíria “tchê” que aparece no texto, refere-se a um dos personagens. De onde você imagina que ele seja?

5-Os amigos Carlito e Carlão são de lugares diferentes, como você imagina que eles vivam na mesma cidade? Marque a alternativa correta:

(     ) Eles não são diferentes.
(     ) Um dos meninos mudou de cidade.
(     ) Cada um fala do jeito que quer.


ENSINO RELIGIOSO

HABILIDADES: 
(EF02ER01) Reconhecer e respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02) Conhecer e Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.
 Objetivos de aprendizagem: 
- Conhecer a diversidade de pessoas que existem em nosso meio;
- Respeitar o meio em que convivemos com as diversidades existentes nele;
- Contemplar atos respeitosos;
- Valorizar o respeito entre as pessoas;

Copie o texto:


EU E OS OUTROS SOMOS NÓS

        Cada ser humano tem a sua história de vida.
        A história de cada um é uma história diferente
        Eu sou eu. Tenho a minha história de vida e você tem a sua.
        Convivemos com os nossos familiares, amigos, colegas e com muitas outras pessoas. Assim, cada um de nós está construindo a sua história de vida.
        Na família, na escola, na comunidade religiosa eu, você e as outras pessoas somos nós.
        Nós formamos grupos de pessoas que convivem juntas.
         Isto é conviver em comunidade.



ATIVIDADES
1-Qual é o título do texto?

2-Sobre o que o texto está falando?

3-Desenhe a história da sua vida em forma de quadrinhos. Represente nela alguns acontecimentos religiosos.
















4-Faça um cartaz em uma folha de papel A4 representando a comunidade religiosa que você frequenta ou uma que você conhece. (Encaminhar a foto via WhatsApp para a Professora)

5-Desenhe em seu caderno a sua família, os colegas que formam a sua sala de aula, desenhe também a sua comunidade religiosa ou uma que você conhece. Escreva frases sobre os desenhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário