segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Atividades da Semana – 07 à 11/12

 

LÍNGUA PORTUGUESA

07/12/2020 (2ª feira)

Livro Ápis de Língua Portuguesa, páginas: 96 e 97.

 

MATEMÁTICA

09/12/2020 (4ª feira)

Caderno de Matemática.

Resolva:

- Na empresa de Rodrigo há 450 funcionários, sendo que 235 são homens. Quantas mulheres trabalham na empresa?

- Uma escola recebeu 468 pacotes de biscoitos. Foram distribuídos 196. Quantos pacotes  restaram?

- Vovô tem 76 anos e vovó 68. Qual a diferença de idade entre eles?

- João vendeu 179 blusas e 213 bermudas. Quantas peças foram vendidas?

 

MATEMÁTICA

11/12/2020 (6ª feira)

Caderno de Matemática.

Resolva:

- Em uma escola tem 236 alunos, sendo que 127 são meninos. Quantas meninas estudam nessa escola?

- O carteiro precisa entregar 280 cartas. Ele já entregou 94. Quantas cartas ainda faltam ser entregues?

- Um agricultor vendeu 179 laranjas das 322 que ele havia colhido. Quantas laranjas ainda não foram vendidas?

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Atividades da Semana – 30/11 à 04/12

 

CIÊNCIAS

30/11/2020 (2ª feira)

Livro Ápis de Ciências, páginas: 28, 29, 30 e 31.

 

02/12/2020 (4ª feira)

Livro Ápis de Ciências, páginas: 32, 33, 34 e 35.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

04/12/2020 (6ª feira)

Livro Ápis de Língua Portuguesa, páginas: 92, 93, 94 e 95.

 

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Apostila 2ª Série 02

Apostila Espaço Verde - Período 14/09/2020 a 09/10/2020








Gabarito da Semana – 08 a 11/09

 LÍNGUA PORTUGUESA

RESPOSTAS

1-

 

a) Brigadeiro  

 

2- Leite condensado

 

3- Leite condensado, manteiga, chocolate, chocolate granulado.

 

4-

a) Con-den-sa-do                  e) Man-tei-ga

b) Co-lhe-res                       f) Gra-nu-la-do

c) In-gre-di-en-tes              g) Bri-ga-dei-ro

d) Cho-co-la-te                    h) Es-pa-lhe

 

CIÊNCIAS

 

1-

2- RESPOSTA PESSOAL

 

3-

 

a) Devem brincar com brinquedos.

b) Não devem brincar com objetos da cozinha, da decoração, objetos do banheiro e da área de serviço.

 

HISTÓRIA

 

a) Os dias da semana.

b) Quinta-feira.

c) Segunda-feira.

d) Sábado e domingo.  RESPOSTA PESSOAL.

e) Sete.

 

2-.

3-

a) Domingo

b) Sábado

 

4-

a) Setembro

b) ( X )30 dias

c) Terça

d) Quarta

e) Quatro

f) Quatro

g) Dia 22

h) Terça

 

5-

 a) Sete dias

b) Quinze dias

c) Pode ter 28, 29, 30 ou 31

 

6- ( X ) Amanhã, sábado, irei à casa da minha avó.

 

a) Sábado

 

7- ( X ) Minha mãe só trabalha na segunda-feira e na sexta-feira.

 

8-



quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Atividades da Semana – 08 a 11/09

 

LÍNGUA PORTUGUESA

- Observe o texto abaixo:


- Copiar no caderno:

 

O que é receita?

          Uma receita explica detalhadamente como fazer um tipo de alimento, doce, salgado, suco etc. Numa receita, encontramos os nomes e as quantidades necessárias de cada ingrediente e o modo de preparo. A receita é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas, ingredientes e modo de fazer. A primeira parte apenas relaciona os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias, indicadas em gramas, xícaras, colheres, pitadas, etc. No modo de fazer, indica, passo a passo, a sequência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita. Uma receita pode apresentar outras informações como tempo médio de preparo, rendimento, calorias, etc.

 

ATIVIDADES

1- Copie ou cole a receita abaixo:

a) A receita ensina a fazer o que?

2- Nessa receita que tipo de leite será utilizado?

3- Quais os ingredientes usados nessa receita?

4- Faça a separação silábica das palavras abaixo:

a) Condensado                  e) Manteiga

b) Colheres                      f) Granulado

c) Ingredientes               g) Brigadeiro

d) Chocolate                    h) Espalhe

 

CIÊNCIAS

- Assista aos vídeos abaixo:


https://www.youtube.com/watch?v=I1LV_jG64UM



https://www.youtube.com/watch?v=9erg8SwRKow

- Copie o texto:

 

Acidentes domésticos

 

          Crianças, principalmente as menores, passam muito tempo em casa e, por vezes, os responsáveis acreditam que esse seja o lugar mais seguro para elas. Entretanto, nesse ambiente existem muitos objetos que representam potenciais riscos de acidentes para as crianças ou até mesmo para os idosos.

            Não é apenas a faca e a tesoura que cortam. Precisamos sempre estar atentos a outros objetos que podem nos machucar, cortar e causar acidentes.

            A melhor maneira de evitar acidentes é sempre brincar com brinquedos. Não utilize objetos da cozinha, da decoração da sala ou do quarto, objetos do banheiro e da área de serviço para brincar. Nada disso é brinquedo!

            Se tiver dúvidas, chame um adulto. Ele é o seu melhor amigo na hora da proteção.

            A melhor diversão é brincar com segurança!

           Alguns dos principais acidentes domésticos são:

* Engasgamento;

* Queimadura;

* Asfixia;

* Intoxicação;

* Queda;

* Afogamento;

* Choque;

* Cortes.

 

1- Circule os objetos que oferecem risco de acidentes domésticos:

 

2- Você já sofreu algum acidente doméstico? Qual?

 

3- De acordo com o texto responda:

 

a) Com o que as crianças devem brincar?

b) Com o que as crianças não devem brincar?

 

HISTÓRIA

ATIVIDADES

1-Leia o poema e depois faça o que se pede:


a)Sobre o que o poema fala?

b) Qual o dia da semana vem depois de quarta-feira?

c) Qual o dia da semana vem antes de terça-feira?

d) Quais os dias sem aula? O que você faz nesses dias?

e) Quantos dias têm uma semana?

 

2-Os dias da semana estão dispostos de modo desordenado. Ligue as colunas para ordená-los.

.

Sexta-feira                                            1º dia da semana

Sábado                                                   2º dia da semana

Quarta-feira                                          3º dia da semana

Quinta-feira                                           4º dia da semana

Terça-feira                                            5º dia da semana

Domingo                                                 6º dia da semana

Segunda-feira                                        7º dia da semana

 

3-Indique qual é o primeiro e o último dia da semana.

 

a) Primeiro dia da semana:

b) Último dia da semana:

 

4-Observe o calendário e responda:

a) Em que mês estamos?

b) Quantos dias tem o mês atual?

(       ) 28 dias      (       ) 29 dias      (       ) 30 dias     (       ) 31dias

c) Em que dia da semana caiu o primeiro dia deste mês?

d) Em que dia da semana será o último dia deste mês?

e) No total, quantos sábados há neste mês?

f) E quantos domingos?

g) Em que dia inicia a primavera?

h) Que dia da semana iniciará a primavera?

 

5-Quantos dias dura:

 

a) Uma semana:

b) Uma quinzena:

c) Um mês:

 

6-Em qual das frases a seguir aparece o nome de um dia da semana?

 

(       ) Ontem foi dia de comer pizza.

(       ) Minha mãe faz aniversário em janeiro.

(       ) Amanhã, sábado, irei à casa da minha avó.

 

a) Que dia é esse?___________________

 

7-Escolha a frase onde estão escritos os nomes de dois dias úteis da semana.

 

(       ) Aos sábados e domingos não vamos à escola.

(       ) Terça-feira e domingo são dias de feira perto de casa.

(       ) Minha mãe só trabalha na segunda-feira e na sexta-feira.

 

8-Observe as duas figuras a seguir. Contorne de laranja a cena que representa um dia do final de semana e contorne de azul a cena que representa um dia útil da semana na rotina de crianças.






sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Gabarito da Semana –31/08 à 04/09

 MATEMÁTICA

RESPOSTAS


1 – 


2-


3 –


SUBTRAÇÃO

 

 

1-  

  

-  550

    320

---------

    230

 

2-     

 

+  34

    23

---------

    11

 

3-   

  1             

   63             92

+ 29           - 61

--------     -------

   92             31

 

 

4- 

 

  48

+ 36

--------

   12

 

 

5- 

 

   98

+  15

--------

    83

 

 

6- 


GEOGRAFIA


1- 

2-

a) Telefone - internet

b) Carta

c) Rádio

d) Televisão

e) Bilhete

3- RESPOSTA PESSOAL (desenhos)

 

ENSINO RELIGIOSO

 

1- RESPOSTA PESSOAL

 

2- RESPOSTA PESSOAL

 

3- RESPOSTA PESSOAL



segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Atividades da Semana – 31/08 à 04/09

 MATEMÁTICA

 

HABILIDADES

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF02MA06) Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

(EF02MA06) Elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais(cubo, bloco, retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

(EF02MA16) Reconhecer, nomear e comparar figuras planas (círculo, quadrado, retângulo, e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:

- Reconhecer os números até 999;

- Reconhecer a escrita dos números até 999;

- Utilizar a decomposição das escritas numéricas como estratégias de resoluções problemas;

- Reconhecer a composição e a decomposição polinominal dos números naturais;

- Reconhecer o zero na ausência de agrupamentos;

- Saber agrupar e desagrupar na base 10;

- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de tirar;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de comparar;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de completar;

- Diferenciar números da primeira e da segunda classe;

- Saber que um número pode mudar seu valor dependendo sua ordem;

- Reconhecer os números em suas ordens;

- Nomear formas geométricas planas;

- Nomear formas geométricas sólidas;

- Diferenciar formas geométricas;

- Indicar objetos com formas semelhantes às formas geométricas trabalhadas;

 

- Assistir ao vídeo da história do Palhaço Geométrico:


https://www.youtube.com/watch?v=kmONTrrLBX4

 

- Leia o texto:

OBS:

 

A PROFESSORA FARÁ EXPLICAÇÃO DE MATEMÁTICA (FORMAS GEOMÉTRICAS) NA AULA ON-LINE DO DIA 01/09 (3ª FEIRA).

 

 

ATIVIDADES


1- Ligue as formas geométricas nas figuras com o mesmo formato:


- Copiar o texto:

 

Formas geométricas

 

Elas são em todas as partes existem várias pelo mundo e cada um tem um nome de acordo com seu formato.

Vamos conhecer algumas:

 

 

2 - Preencha a cruzadinha com os nomes de cada forma geométrica:

3 – Observe as características e nomeie as formas:




SUBTRAÇÃO

 

1- Em um estádio de futebol cabem 550 pessoas. entraram apenas 320. Quantas pessoas ainda faltam para lotar o estádio? 

 

2- Roberto tem 34 selos em sua coleção. Paulo tem 23 selos. Quantos Selos Roberto têm a mais que Paulo? 

 

3- Um sorveteiro fez 63 picolés de morango e 29 de limão. Vendeu ao todo 61 picolés. Quantos picolés não foram vendidos? 


4- Em um caixote haviam 48 maçãs, apodreceram 36. Quantas maças sobraram? 

 

5- Em uma escola haviam 98 pratos para servir merenda escolar, 15 pratos foram quebrados. Quantos pratos sobraram?

 

6- Pinte o palhaço de acordo com o resultado das subtrações:

 


GEOGRAFIA

 

HABILIDADES:

(EF02GE03) Comparar diferentes meios de comunicação e meios de transporte para o deslocamento de pessoas, animais e cargas, indicando o seu papel na conexão entre lugares e discutir sobre os riscos para a vida e para o ambiente e uso responsável.

OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:

- Reconhecer os meios de comunicação utilizados na sociedade;

- Perceber as mudanças ocorridas nos meios de comunicação;

- Identificar os meios de comunicação mais utilizados atualmente;

- Resgatar lembranças referentes aos primeiros meios de comunicação utilizados pelo homem;

- Identificar a importância dos meios de comunicação para a sociedade.

 

ATIVIDADES

 

*1-Escreva o nome dos meios de comunicação abaixo:


* 2- Escreva os meios de comunicação que você usa para:


a) Falar com um colega que mora longe:___________________

b) Escrever para alguém de quem sente saudade:____________

c) Ouvir notícias e músicas:____________________________

d) Assistir um filme:_________________________________

e) Avisar seus familiares que vai sair:___________________


*3- Desenhe figuras dos meios de comunicação que utilizam:

 

Palavra escrita

 

 

 

Palavra falada

 

 

 

Imagem e som

 

 

 

Som

 

 

 

Imagem

 

 


* - Atividades Livro Ápis de Geografia, página: 97

OBS:

 AS ATIVIDADES *1, *2, *3 DE GEOGRAFIA, ASSIM COMO AS ATIVIDADES DO LIVRO ÁPIS DE GEOGRAFIA, SERÃO REALIZADAS COM A PROFESSORA NA AULA ON-LINE DO DIA 04/09 (6ª FEIRA).

 

VAMOS BRINCAR??

- Assista ao vídeo abaixo e participe do jogo de adivinhação:



https://www.youtube.com/watch?v=PPHsCtNg7E8

 

ENSINO RELIGIOSO

 

HABILIDADES:

(EF02ER05) Conhecer e identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

* Reconhecer a diversidade religiosa, presente na sociedade;

* Identificar os símbolos religiosos, estabelecendo a relação de seus significados;

* Identificar símbolos das tradições religiosas presentes na comunidade, estabelecendo relação de seus significados;

* Identificar símbolos das tradições religiosas e associá-los a suas religiões.

 

- Copiar ou colar o texto no caderno:


ATIVIDADES

1- Você conhece alguns desses símbolos religiosos? Desenhe-os e escreva o que eles significam para sua família:

 

2- Converse com sua família e escolha outro símbolo religioso do qual vocês creem e fale um pouquinho sobre ele:

 

3- Escreva uma frase usando um dos símbolos do texto: