sexta-feira, 29 de maio de 2020

Gabarito da Semana – 25/05 à 29/05



LÍNGUA PORTUGUESA

 

RESPOSTAS

 

1- ( X ) feliz

2- Vender o leite.

3- ( X ) Ela pensava em muitas coisas.

4- ( X ) Ganhar dinheiro.

5- Estava distraída e então tropeçou.

6- RESPOSTA PESSOAL

7- Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.

8-
Primeira – pri – mei - ra
Pedra – pe – dra
Trajando – tra – jan – do
Crescerem – cres – ce - ram
Estrada – es – tra – da
Crio - crio
Dentro – den - tro
Frangas – fran – gas
Comprar – com – prar
Branquinha – bran – qui – nha
Distraída – dis – tra – í - da
Tropeçou – tro – pe - çou
Equilíbrio e – qui – li – brio
Compro – com - pro

9-
Trajando: Vestindo. Usando.

10- LEITURA

11-

12-
Cra
Cre
Cri
cravo
cremosa
crítico
crânio
recreio
criado
crachá
creche
criança
craque
creme
criativo

Cro
Cru
microfone
cruzeiro
crocodilo
cru
crochê
cruzado
crocante
cruz

13- LEITURA

14-


HISTÓRIA

RESPOSTAS


ê1- Infância, adolescência, fase adulta e velhice.

2- Infância.

3- Infância.

4- Velhice.

5- Fase adulta.


CIÊNCIAS

RESPOSTAS

1-

2-

a) Terra

b) RESPOSTA PESSOAL

c) RESPOSTA PESSOAL

d) Vênus e Marte

e) Mercúrio

f) Netuno

g) Mais calor, pois está mais próximo ao Sol.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Atividades da Semana – 25/05 à 29/05


LÍNGUA PORTUGUESA

HABILIDADES
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto (frases), grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
- Estabelecer relações letra X som (leitura);
- Estabelecer relações som X letra (escrita);
- Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Escrever aplicando o princípio ortográfico;
- Localizar informação no texto;
- Ler com fluência palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de estruturas simples;
- Escrever palavras de estruturas complexas;
- Escrever corretamente palavras com R intercalado;
- Identificar características do gênero trabalhado (fábula).

ATIVIDADES

 

A menina do leite

 

A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
            Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata.
            E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça:
“Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.”
“Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.”
“Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.”
“Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos.”
“Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.”
“Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas.”
“Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e …”
              A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
              Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
              E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
              Moral: Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.
Fábulas de Esopo

 

1- Qual o estado emocional da menina no início da história?
(    ) triste      (     ) feliz

2- O que a menina ia fazer na cidade?

3- O que será que quer dizer quando o autor diz que os pensamentos chacoalhavam na cabeça da menina conforme o leite:
(    ) Ela não pensava em nada.
(    ) Ela pensava em muitas coisas.

4- O desejo da menina era exclusivamente:
(    ) Ajudar as pessoas.
(    ) Ganhar dinheiro.
(    ) Passear na cidade.

5- O que fez com que ela derrubasse seu leite?

6- Em sua opinião, você acha que ela continuou feliz no final da história? Por quê?

7- Reescreva a frase que indica a moral da fábula?

8- Leia as palavras com R intercalado da fábula, agora faça uma lista, separando suas sílabas:

Primeira
Pedra
Trajando
Crescerem
Estrada
Crio
Dentro
Frangas
Comprar
Branquinha
Distraída
Tropeçou
Equilíbrio
Compro
  
9- Procure no dicionário o significado da palavras abaixo:
Trajando.

10- Estude:
Cra – cre – cri – cro – cru - crão
Fra – fre – fri – fro – fru - frão

11- Na fábula possuem as seguintes palavras:

- Pinte apenas as sílabas com R intercalado nessas palavras.

12- Separe a lista de palavras de acordo com as sílabas:

13- Estude-as para o ditado.

14- Encontre no diagrama 10 palavras com sílabas do Cr, depois faça uma lista. Escolha 5 e faça frases.
(craque – crachá – creme – recreio – crime – criativo – cromado - crocodilo – cruzadinha – cruz)

C
R
A
Q
U
E
D
R
C
C
R
G
H
K
L
Ç
O
C
R
R
E
E
R
T
U
O
L
R
O
I
C
R
O
M
A
D
O
U
C
A
R
B
N
M
L
P
X
C
O
T
E
D
C
R
E
M
E
O
D
I
I
R
A
Z
Y
P
E
B
I
V
O
S
A
T
O
P
N
B
L
O
A
C
R
I
M
E
O
P
O
P
C
R
U
Z
A
D
I
N
H
A
A
S
U
C
R
A
C
H
Á
U


HISTÓRIA

HABILIDADES
 (EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
(EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

OBJETIVOS APRENDIZAGEM
* Conhecer as diferentes fases da vida dos seres humanos;
* Reconhecer as características de cada fase da vida;

ATIVIDADES
- Converse com sua família e acerca destes questionamentos:

·   Seu pai já foi bebê?

·   Sua mãe já foi bebê?

·   Sue avô e sua avó já foram bebês?

·  Você já foi bebê?

·   O que seus pais contam de quando você era bebê?

·   Sua família guarda alguma lembrança de quando você era bebê?

·   Quem tem um animal de estimação? Ele já foi bebê?

- Assista ao vídeo abaixo:

 - Copie o texto:
FASES DA VIDA
As principais etapas ou fases da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante.
Costumamos considerar que a vida humana está dividida em fases. A forma de divisão varia bastante, mas, geralmente, ela é feita assim:
- Infância: é a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc. Aqui, somos bem dependentes de nossos pais e/ou responsáveis.
- Adolescência: também conhecida como juventude, costuma ir dos doze aos vinte anos de idade. Nessa fase, ocorrem muitas transformações no corpo e na nossa mente. É geralmente nessa fase que as pessoas entram na faculdade, e também começam a namorar.
- Fase adulta: consideramos que a fase adulta se inicia aos vinte e um anos de idade. Aqui, as mudanças que ocorrem na adolescência já se estabilizaram, e a responsabilidade aumenta bastante. Em muitos casos, a pessoa já se apresenta independente financeiramente, de forma completa ou parcial; por meio do trabalho. É geralmente nessa fase que as pessoas costumam ter filhos.
- Velhice: também chamada de terceira idade, ou melhor idade. É aqui, ou um pouco antes, que os cabelos começam a embranquecer, a pele se apresenta mais enrugada e, em muitos casos, principalmente em idade mais avançada, alguns problemas de saúde surgem. Essa é fase em que a pessoa apresenta mais experiência de vida, podendo nos ensinar muitas coisas interessantes.
Texto de Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids.
Adaptado pela Professora

Responda:

1- Quais as principais etapas da vida humana?

2- Em qual fase da vida você se encontra agora?

3- Qual a fase de maior aprendizagem?

4- Qual a fase em que a pessoa tem amais experiência de vida?

5- Em que fase as pessoas costumam ter filhos?


CIÊNCIAS

HABILIDADES
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Conhecer os corpos celestes e astros que compõem o sistema solar;
- Diferenciar cada corpo celeste e astro;
- Nomear os planetas;
- Conhecer os planetas anões.

ATIVIDADES

Gravidade: força que nos prende a terra

Embora a terra tenha uma forma arredondada, tudo que está sobre a sua superfície fica preso a ela. Isso ocorre porque há uma força que nos atrai para o centro da terra, essa força chama-se GRAVIDADE.
Conta-se que Isaac Newton, físico, estava sentado lendo embaixo de uma árvore e uma maçã caiu em sua cabeça, aí então, ele começou a pensar e estudar o porquê as coisas caem para a terra e não para o espaço. Então, ele nomeou como a teoria da gravidade.
Quanto mais longe da terra, mais leve um corpo fica, por isso no espaço o astronauta flutua.

Responda:

a) Por que não caímos e ficamos presos na superfície da terra?

b) Qual o nome do físico que nomeou a teoria da gravidade?

c) Por que, no espaço o astronauta flutua?


1- Observe as imagens e escreva o nome dos planetas.


2- Observe e responda:


a) Qual é o nome do nosso planeta?

b) Em quais planetas você imagina que faça mais calor? Por quê?

c) Em qual planeta você acha que faça mais frio? Por quê?

d) A terra fica entre quais planetas?

e) Qual o planeta mais próximo do sol?

f) E o mais distante?

g) Em Vênus faz mais frio ou calor que a terra? Por quê?