LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:
(EF15LP02) Estabelecer
expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos
sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus
conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o
gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais,
recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.),
confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de
textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar
informações explícitas em textos.
(EF12LP01) Ler palavras
novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler
globalmente, por memorização.
(EF12LP02) Buscar,
selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos
que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e
interesses.
(EF02LP02) Segmentar
palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais
para criar novas palavras.
(EF02LP03) Ler e escrever
palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v,
t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição
átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e escrever
corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem
vogais em todas as sílabas.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
-
Estabelecer
relações letra X som (leitura);
- Estabelecer relações som
X letra (escrita);
- Identificar a sílaba
inicial, medial e final de uma palavra;
- Reconhecer as diferentes
combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Separar sílabas nas
transposições de linhas na cópia de texto;
- Escrever aplicando o princípio
ortográfico;
- Localizar informação no
texto;
- Ler frases recuperando o
seu significado;
- Ler com fluência
palavras, frases e textos;
-
Escrever palavras de estruturas complexas;
Leia o trava-língua:
“Pedro tem o peito preto.
O peito de Pedro é preto,
Quem disse que o peito
De Pedro não é preto
Tem o peito mais preto
Do que o peito de Pedro”.
(Domínio popular)
1-Copie todas as palavras com PR e DR que aparecem no
texto. Em seguida faça a leitura destas:
2-Escolha duas palavras da atividade anterior e
forme frases:
3-Encontre no
diagrama palavras com 7 palavras com Br e copie-as:
4-Observe as imagens e complete os nomes:
5-Agora encontre no diagrama 8 palavras com TR e copie-as:
( ) Os
meninos estão na frente da trave.
( ) O time
de Bruno fez muitos gols na trave.
( ) A bola
está na frente da trave.( ) A menina abraça o ursinho.
( ) O menino abraça forte seu travesseiro.
( ) A moça está abraçando o travesseiro.
( ) Quatro tigres estão na selva.
( ) Os tigres estão comendo trigo.
( ) Os três tigres passeiam na floresta.
( ) O menino está alegre com seus brinquedos.
( ) O menino está lendo.
( ) O menino está muito triste.
7-Leia o texto e faça o que se pede:
Trabalho
Papai trabalha no circo do Triângulo
Mineiro.
É tradição familiar ser um trapezista.
Papai treina vários truques no trapézio
e eu, para ganhar trufas, treino no trono, travo as pernas e troco o trapo
por trombeta.
|
a) Faça uma lista com as palavras
com tra tre tri tro tru:
SUGESTÃO DA PROF
- Com auxílio da sua família, faça um ditado com as
palavras que possuem o R intercalado (BR, DR, TR) retiradas das atividades
anteriores. No ditado pode haver outras palavras com sílabas simples:
Nenhum comentário:
Postar um comentário