segunda-feira, 8 de junho de 2020

Atividades da Semana – 08/06 à 12/06



LÍNGUA PORTUGUESA

HABILIDADES
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto (frases), grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
- Estabelecer relações letra X som (leitura);
- Estabelecer relações som X letra (escrita);
- Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
- Escrever aplicando o princípio ortográfico;
- Localizar informação no texto;
- Ler com fluência palavras, frases e textos;
- Escrever palavras de estruturas simples;
- Escrever palavras de estruturas complexas;
- Escrever corretamente palavras com R intercalado;
- Identificar características do gênero trabalhado (fábula).

ATIVIDADES

 

Leia a fábula abaixo:
OBSERVE:

Calda: cobrir bolo
Cauda: rabo dos animais


1- Por que a raposa perdeu a cauda?

2- Como a raposa se sentiu ao ver que estava sem a cauda?

3- A que a raposa queria convencer suas amigas?

4- A raposa disse as suas amigas que deixariam de ter um peso inútil, o que quer dizer a expressão inútil?
(    ) que não tem utilidade;
(    ) que precisamos ter em nossa vida;

5- Por que a raposa quis que as outras também cortassem sua cauda?

6- Qual o ensinamento esse texto nos traz?

7- Preencha a tabela com o que se pede:

Palavras
Separação silábica
Quantas sílabas
Envergonhada


Aconselharias


Também


Armadilha


Perdido


Convencer




8- Leia as frases e ilustre-as.

a) As crianças foram na livraria perto da praça.
b) No quarto de Pedro tem cinco lindos livros de aventuras.
c) Os pássaros estão livres na floresta.


HISTÓRIA

HABILIDADES
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
(EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

OBJETIVOS APRENDIZAGEM
* Conhecer as diferentes fases da vida dos seres humanos;
* Reconhecer as características de cada fase da vida;

ATIVIDADES
1- Assista o vídeo abaixo. Ouça a música com atenção:

a) Agora faça uma ou mais frases sobre algo que você aprendeu com a música:

*2- Faça uma tabelinha comparando suas medidas e pesos de quando nasceu e o atual:

Peso
Altura
Quando Nasci


Hoje em dia



*3- Observe fotos suas, de quando você era bebê e escreva:

a) Escreva as principais características que você percebe que não mudou:

b) Escreva as principais características que você percebe que mudou:

OBS: *As atividades 2 e 3 após serem realizadas no caderno, os alunos deverão fazer um vídeo falando sobre suas mudanças ou o que não mudou, à partir das respostas destas questões.o vídeo deverá ser enviado para a professora através do WhatsApp.

4- Numere as características a cada fase correspondente:

 ( 1 ) Infância
( 2 ) Adolescência
( 3 ) Fase Adulta
( 4 ) Velhice

(       ) Estou na fase em que  meu corpo tem muitas limitações. Tenho muitas experiências que consegui ao longo da vida.
(       ) Saí da adolescência, trabalho e sei das minhas reponsabilidades.
(       ) Estou começando a conhecer o mundo e estou em crescimento.
(       ) Nessa fase ocorrem as maiores mudanças, tanto no meu corpo quanto na minha mente.  É ai que estou entrando para a faculdade.

5- Relacione as etapas da vida a suas respectivas imagens:
( 1 ) Infância
( 2 ) Adolescência
( 3 ) Fase Adulta
( 4 ) Velhice

6- Procure em revistas, jornais ou livros uma imagem que represente cada fase da vida de uma pessoa. Cole-as na sequência correta:

7- Marque a opção INCORRETA sobre os cuidados durante a infância:
(       ) A criança precisa se alimentar bem, pois o crescimento dela costuma ser rápido.
(       ) Não é necessário cuidar das crianças porque elas sabem se cuidar sozinhas.
(       ) É necessário cuidar da higiene das crianças, para evitar doenças.
(       ) As crianças precisam ir ao médico sempre que necessário.

8- Observe fotos suas, de quando você era bebê e escreva:

a) Escreva as principais características que você percebe que não mudou:

b) Escreva as principais características que você percebe que mudou:

9- Faça um desenho e uma frase representando como você se imagina no futuro. Escreva também a profissão que você pretende seguir:

CIÊNCIAS
HABILIDADES
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Conhecer os corpos celestes e astros que compõem o sistema solar;
- Diferenciar cada corpo celeste e astro;
- Nomear os planetas;
- Conhecer os planetas anões.

ATIVIDADES
Astros

Cada pontinho brilhante de uma noite estrelada é chamado de astro.  Os astros podem ser classificados em luminosos e iluminados.
Astros luminosos: são os que apresentam luz própria e são chamados de estrelas. Exemplo: sol.
Astros iluminados: são os que não apresentam luz própria. Eles são vistos, pois refletem a luz das estrelas que os ilumina. Exemplo: planetas e satélites naturais (lua).


1-Desenhe a Lua cheia.

2-Encontre dentro do diagrama o nome das fases da Lua.

3- Ligue as palavras às respectivas imagens.

4- Identifique o veículo utilizado que os astronautas usaram para pousar na Lua 1969.

(     ) Satélite artificial         (     ) Ônibus espacial        
(     ) Astronauta                   (     ) Foguete

11- Pinte de qualquer cor, ou faça um X sobre o único astro que só pode ser visto durante o dia, e escreva o nome das figuras abaixo.
 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário