MATEMÁTICA
HABILIDADES:
(EF02MA01) Comparar e ordenar números
naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do
sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de
estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e
registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos
de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a
dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma
quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
(EF02MA05)
Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental
ou escrito.
(EF02MA04) Compor e decompor números
naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de
diferentes adições.
OBJETIVOS
DO CONHECIMENTO:
- Utilizar
cálculo mental nas resoluções problemas;
- Resolver situações
problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- Resolver
situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar;
- Reconhecer e
nomear os números ordinais;
- Identificar a
ordem de objetos utilizando os números ordinais;
ATIVIDADES
-
Assista ao vídeo abaixo:
1-
Observe os carros de corrida e marque um x na resposta certa.
a) Qual é a posição de largada do
competidor brasileiro?
( ) 1º
lugar ( ) 2º
lugar ( ) 3º
lugar ( ) 4º
lugar
b) Qual é o carro
que está em último lugar?
2- Observe as
vaquinhas do seu Joaquim no cercado e complete as frases com a numeração
adequada.
a)A
vaquinha que está deitada é a ______________________
b)A
vaquinha que está comendo capim é a ______________________
c)A
vaquinha que está de costas é a ______________________
d)A
vaquinha menor é a ______________________
e)A
vaquinha que está dormindo é a ______________________
3-
Escreva por extenso:
a) 5º d)
14º
b) 7º e) 16º
c) 10º f)
20º
4- Vamos colocar
os números na ordem crescente (do menor para o maior) associando número ao
nome.
12º
|
1º
|
10º
|
8º
|
15º
|
3º
|
16º
|
20º
|
VIGÉSIMO DÉCIMO QUINTO TERCEIRO
DÉCIMO SEGUNDO PRIMEIRO OITAVO
DÉCIMO SEXTO DÉCIMO
|
NÚMERO
|
NOME DO NÚMERO
|
5- Dos
participantes de uma festa de aniversário, 207 eram crianças e 156 eram
adultos. Quantas pessoas haviam na festa?
6- Em uma
sorveteria, foram vendidos 232 sorvetes de morango e 474 de chocolate. Quantos
sorvetes foram vendidos no total?
7- Numa granja
haviam 132 galinhas em um galinheiro e 229 em outro. Quantas galinhas possuem
nessa granja?
GEOGRAFIA
HABILIDADES
(EF02GE01)
Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive
(oralidade, fotos e desenhos).
(EF02GE02)
Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou
comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
(EF02GEO04)
Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e
no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Relacionar moradia e natureza;
- Desenvolver a representação nas visões oblíqua e
vertical;
-
Identificar os membros da família e seu grau de parentesco;
-
Associar imagens do cotidiano a figuras geométricas;
-
Conhecer os diferentes tipos de moradias.
ATIVIDADES
Carlito e Carlão
Carlito e Carlão Há muito
tempo atrás dois bebês foram levados a creche do bairro por suas mães. E
neste momento, mal sabiam eles, que se tornariam grandes amigos. Cresceram
praticamente como irmãos e agora que estavam na escola, já não passavam o dia
todo juntos. Então todas as tardes se encontravam na pracinha do bairro para
brincar e colocar a conversa em dia. Apesar de amigos há muito tempo, havia
grandes diferenças entre os dois, no jeito de falar, nas brincadeiras que
conheciam, nas comidas que gostavam, mas nada disso era mais importante que a
amizade entre eles. Todos os dias Carlito chegava na pracinha segurando sua
cuia de chimarrão, enquanto Carlão aparecia com um grande copo da caldo de
cana. Enquanto brincavam várias expressões surgiam como: bah tchê, ou não
avexe, mas nada que atrapalhasse o entendimento durante as brincadeiras.
Nesses momentos a única coisa que importava era a companhia um do outro e dos
outros amigos que sempre estavam juntos em suas aventuras. A parte mais
esperada do dia era a partida de futebol, e neste momento não havia nada que
unisse mais esses amigos do que uma bola. Não havia diferença alguma naquele
momento, apenas uma transformação, era quase uma fusão, e o gigante jogador
voador surgia, driblando os companheiros e marcando vários gols. A sintonia
dos dois era tão grande que às vezes pareciam um só mesmo, se entendendo
apenas pelo olhar e por isso os gols mais incríveis sempre surgiam quando
jogavam no mesmo time, o que tentavam fazer todos os dias. Às vezes as
pessoas se perguntavam, como duas crianças tão diferentes conseguem se entender
tão bem? Os meninos sempre que ouviam essa pergunta riam, e o único
pensamento que surgia em suas cabeças era, quem disse que somos diferentes?
|
1-Sobre o que o
texto fala?
2-Você identificou
alguma diferença entre eles? Qual?
3-Quais expressões
aparecem no texto?
4-A gíria “tchê”
que aparece no texto, refere-se a um dos personagens. De onde você imagina que
ele seja?
5-Os amigos
Carlito e Carlão são de lugares diferentes, como você imagina que eles vivam na
mesma cidade? Marque a alternativa correta:
( ) Eles não são diferentes.
( ) Um dos meninos mudou de cidade.
( ) Cada um fala do jeito que quer.
ENSINO RELIGIOSO
HABILIDADES:
(EF02ER01) Reconhecer e
respeitar os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02) Conhecer e
Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes
de convivência.
Objetivos de
aprendizagem:
- Conhecer a diversidade
de pessoas que existem em nosso meio;
- Respeitar o meio em
que convivemos com as diversidades existentes nele;
- Contemplar atos
respeitosos;
- Valorizar o respeito
entre as pessoas;
Copie o texto:
EU
E OS OUTROS SOMOS NÓS
Cada ser humano tem a sua história de
vida.
A história de cada um é uma história
diferente
Eu sou eu. Tenho a minha história de
vida e você tem a sua.
Convivemos com os nossos familiares,
amigos, colegas e com muitas outras pessoas. Assim, cada um de nós está
construindo a sua história de vida.
Na família, na escola, na comunidade
religiosa eu, você e as outras pessoas somos nós.
Nós formamos grupos de pessoas que
convivem juntas.
Isto é conviver em comunidade.
|
ATIVIDADES
1-Qual
é o título do texto?
2-Sobre
o que o texto está falando?
3-Desenhe a história
da sua vida em forma de quadrinhos. Represente nela alguns acontecimentos
religiosos.
4-Faça um cartaz
em uma folha de papel A4 representando a comunidade religiosa que você
frequenta ou uma que você conhece. (Encaminhar a foto via WhatsApp para a
Professora)
5-Desenhe em seu
caderno a sua família, os colegas que formam a sua sala de aula, desenhe também
a sua comunidade religiosa ou uma que você conhece. Escreva frases sobre os
desenhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário