segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Atividades da Semana – 10 a 14/08

 LÍNGUA PORTUGUESA

 

HABILIDADES

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

* Identificar a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;

* Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);

* Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;

* Compreender a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;

* Escrever aplicando o princípio ortográfico;

* Localizar informação no texto trabalhado

* Ler frases recuperando o seu significado;

* Ler com fluência palavras, frases e textos;

* Produzir palavras de estruturas complexas;

* Escrever frases com estruturas complexas;

* Saber o que é sinônimo e antônimo.

 

ATIVIDADES

 

1- Leia o texto com atenção e depois faça o que se pede:

2- Que tipo de texto é esse?

 

3- Existem cerca de quantos tipos de macacos diferentes?

 

4- Onde vive a maioria dos macacos?

 

5- O que o macaco faz para se equilibrar?

 

6- A finalidade deste texto é:

(     ) Contar uma história.                                           (     ) Dar uma informação.

(     ) Dar um recado.                                                   (     ) Fazer um convite.

 

7- O macaco é um animal:

(    ) Réptil                                                                   (    ) Ave

(    ) Peixe                                                                    (    ) Mamífero

 

8- Dos alimentos abaixo, qual deles o macaco não come:

 (    ) Raízes                                      (    ) Ovos                                             (    ) Frutas         

(    ) Bombom                                    (    ) Folhas

 

9- Os macacos se comunicam através de sinais. Menos:

(    ) Mãos                                                  (    ) Guinchos               

(    ) Caretas                                              (    ) Apito

 

Antônimos e sinônimos

Sinônimos: palavras com sentidos semelhantes.

Exemplo: alegre - feliz

Antônimos: palavras com sentidos opostos, contrários.

Exemplo: alegre - triste


Assistir aos vídeos:

 


ATIVIDADES

1- De o antônimo destas palavras:

 

a) alto__________________              f) maioria______________

b) claro_________________              g) dia_________________

c) duro__________________             h) lento_______________

d) grande________________             i) dentro_______________

e) molhado________________           j) gordo________________

 

2- Associe as colunas, indicando os sinônimos.

 

( A ) bonito                                             (     ) casa

( B ) equipe                                             (     ) bravo

(  C ) feroz                                             (     ) cauda

( D ) moradia                                          (     ) belo

( E ) rabo                                                (     ) time, grupo

 

3- Escreva os antônimos de cada situação.

       A                              B                                       C

Descrição: Janela Desenho Para Colorir - Ultra Coloring PagesDescrição: Lápis para Colorir - Grosso e Fino para Pintar - Desenhos Para ColorirDescrição: Janela para Colorir e Imprimir (Muito Fácil) - Aprender a DesenharDescrição: Atividades Escolares: Projeto de Zero a Dez - 1ª parte

__________                 ____________                 ____________

__________                 ____________                 ____________

 

4- Localize no diagrama o antônimo destas palavras e anote-os

 

a) sorrir_________________                                   d) quente_______________

b) longe__________________                                 e) positivo______________

c) pesado_________________                                 f) limpo________________

 

M

S

Ç

L

H

U

D

P

W

J

N

D

N

E

G

A

T

I

V

O

B

F

O

S

K

R

G

I

A

M

V

G

I

Y

L

E

H

U

S

P

C

H

U

S

U

J

O

Y

D

E

X

J

Y

D

P

Q

K

F

F

R

Z

L

E

V

E

A

L

R

G

T

A

K

R

G

I

S

Ç

I

H

O

C

H

O

R

A

R

B

O

M

X

 

5- Reescreva as frases trocando as palavras destacadas pelo antônimo:

a) Conheci uma senhora simpática.

b) O lutador é forte.

c) Meu irmão abriu a porta do carro.

d) A menina tem cabelos longos.

e) Eu tenho uma camiseta escura.

 


CIÊNCIAS

 

HABILIDADES:

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro, etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados, qual relação tem com a produção de lixo no nosso cotidiano e com quais materiais eram produzidos no passado.

OBJETIVOS:

- Diferenciar objeto de material, reconhecendo que diferentes objetos podem ser fabricados de um mesmo material e que diferentes materiais podem ser usados na fabricação de um mesmo objeto.

 

ASSISTA AOS VÍDEOS:



 ·         Leia o texto e converse com sua família sobre o assunto:


·         Você já notou a variedade de objetos que existem ao nosso redor? Observe como um mesmo material pode ser utilizado para a fabricação de diferentes objetos e como os objetos são feitos de diferentes materiais. 

·        

         Você já notou a variedade de objetos que existem ao nosso redor? Observe como um mesmo material pode ser utilizado para a fabricação de diferentes objetos e como os objetos são feitos de diferentes materiais. 


ATIVIDADES

1- Observe os objetos abaixo e os relacione com o material de que ele é produzido e com a sua função. Não esqueça de nomeá-los. Siga o exemplo:

2- Um mesmo objeto pode ter diferentes formas, assim como pode ser produzido de diferentes materiais, porém sua função principal não muda. Observe os exemplos abaixo e responda:

Responda:

 

a) As figuras 1, 2 e 3 são:

(     ) Casas                                                                       (     ) Cercas

(     ) Ruas                                                                         (     ) Casas

 

b) A figura 1 corresponde a uma cerca produzida de _____________________.

 

c) A figura 2 corresponde a uma cerca produzida de _____________________.

 

d) A figura 3 corresponde a uma cerca produzida de _________________ e_________________.

 

e) As figuras 1, 2 e 3 foram produzidas de diferentes materiais, porém a função delas é:

(     ) Diferente, cada uma tem uma função.

(     ) A mesma, as cercas servem para demarcar, delimitar ou separar uma área ou terreno.

 

3- Escolha um objeto da sua casa e preencha a planilha abaixo com os dados do objeto escolhido:

 

OBJETO ESCOLHIDO

MATERIAL QUE É PRODUZIDO

PARA QUE SERVE ESSE MATERIAL

FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4- Ligue os objetos aos materiais que eles correspondem:


5- Observe os objetos de sua casa e escolha um objeto de cada material:

 

Plástico

 

Papel

 

Vidro

 

Madeira

 

 

HISTÓRIA

 

HABILIDADES:

 (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

* Conhecer todos os meses do ano;

*Explorar as noções de tempo: dia, mês e ano;

*Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.);

*Entender o calendário;

*Identificar os dias da semana;

*Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo;

*Localizar datas no calendário;

*Aprofundar os conceitos de tempo e espaço.

 

- CONVERSE COM SUA FAMÍLIA SOBRE O ASSUNTO:

* O que é calendário? Para o que serve e como é organizado?

* Dias da semana. Quantos e quais são?

* Meses do ano?

 

- Copiar o texto:

 

Calendário

              Calendário é o instrumento usado para medir o tempo em dias, semanas, meses e anos. Um ano tem doze meses, são eles: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Os meses estão divididos em semanas e cada semana tem sete dias. A semana começa no domingo e termina no sábado. Os dias da semana são domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado.

              Cada dia tem 24 horas e se dividem períodos: manhã, tarde, noite e madrugada (dia e noite). Os meses do ano tem 30 ou 31 dias. Fevereiro é um mês diferente, ele tem 28 ou 29 dias.       

               Quando fevereiro tem 29 dias é um ano bissexto. O ano tem 365 dias e seis horas. Em 4 anos, haverá uma diferença de aproximadamente 1 dia. É por isso que o ano bissexto ocorre de 4 em 4 anos).

               A cada quinze dias temos uma quinzena, dois meses um bimestre, três meses um trimestre e seis meses um semestre.

 

 

Vídeo calendário https://www.youtube.com/watch?v=znLKkn1wWRA

 

ATIVIDADES

 1- Ligue:                         

 

 2- Quantos dias formam uma semana?

 

(     ) 3                     (      ) 7                (      ) 5  

 

3- Quantas horas tem um dia?

 

(    ) 20                    (     ) 23              (       ) 24

 

4- Desenhe as principais atividades que você faz durante o período de um dia.

 

Manhã

 

 

 

 

Tarde

 

Noite

 

 

 

 

Madrugada

 

 

5- Uma semana tem 7 dias. Complete os dias da semana e responda as questões.

 

1º dia _________________________________

2º dia _________________________________

3º dia _________________________________

4º dia _________________________________

5º dia _________________________________

6º dia _________________________________

7º dia _________________________________

6- Qual é o primeiro dia da semana?

 

7- Qual é o último dia da semana?

 

8- Complete com os dias da semana que vem antes e depois de:

 

_________________________ sábado ________________________

_________________________ terça _________________________

_________________________ domingo _______________________

 ________________________ quarta ________________________

_________________________ sexta _________________________

_________________________ segunda _______________________

_________________________ quinta _________________________

 

9- Nas férias, a família de Pedro resolveu passar umas semana na praia. Ele se divertiu muito durante esse período. Quando voltou para casa, ficou curioso: quantos dias ele e sua família passaram na praia? Ele lembrou dos nomes dos dias da semana, contou nos dedos, olhou no calendário e chegou a uma conclusão. Quantos dias Pedro e sua família passaram na praia?

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário