LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES
(EF15LP01)
Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos
quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas
mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos,
onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP05)
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a
situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a
finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai
circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e
forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre
que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em
tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF02LP02)
Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais
ou finais para criar novas palavras
(EF02LP03)
Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e
fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e
o, em posição átona em final de palavra).
(EF02LP04)
Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando
que existem vogais em todas as sílabas.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
*
Identificar a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;
*
Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
*
Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;
*
Compreender a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;
*
Escrever aplicando o princípio ortográfico;
*
Localizar informação no texto trabalhado
*
Ler frases recuperando o seu significado;
*
Ler com fluência palavras, frases e textos;
* Produzir palavras de estruturas
complexas;
* Escrever frases com estruturas
complexas;
* Saber o que é sinônimo e antônimo.
ATIVIDADES
1- Leia o texto com atenção e depois
faça o que se pede:
2-
Que tipo de texto é esse?
3-
Existem cerca de quantos tipos de macacos diferentes?
4-
Onde vive a maioria dos macacos?
5-
O que o macaco faz para se equilibrar?
6-
A finalidade deste texto é:
( ) Contar uma história.
( ) Dar uma informação.
( ) Dar um recado. ( ) Fazer um convite.
7-
O macaco é um animal:
( ) Réptil
( ) Ave
( ) Peixe
( ) Mamífero
8-
Dos alimentos abaixo, qual deles o macaco não come:
( )
Raízes
( ) Ovos
( ) Frutas
( ) Bombom (
) Folhas
9-
Os macacos se comunicam através de sinais. Menos:
( ) Mãos
( ) Guinchos
( ) Caretas
( ) Apito
Antônimos e sinônimos
Sinônimos: palavras com sentidos semelhantes.
Exemplo: alegre - feliz
Antônimos: palavras com sentidos opostos, contrários.
Exemplo: alegre - triste
Assistir aos vídeos:
ATIVIDADES
1-
De o antônimo destas palavras:
a)
alto__________________ f)
maioria______________
b)
claro_________________ g)
dia_________________
c)
duro__________________ h)
lento_______________
d)
grande________________ i)
dentro_______________
e)
molhado________________ j)
gordo________________
2-
Associe as colunas, indicando os sinônimos.
(
A ) bonito ( ) casa
(
B ) equipe ( )
bravo
( C ) feroz ( ) cauda
(
D ) moradia ( )
belo
(
E ) rabo ( ) time, grupo
3-
Escreva os antônimos de cada situação.
A B C
__________ ____________ ____________
__________ ____________ ____________
4-
Localize no diagrama o antônimo destas palavras e anote-os
a)
sorrir_________________ d) quente_______________
b)
longe__________________ e) positivo______________
c)
pesado_________________ f) limpo________________
M |
S |
Ç |
L |
H |
U |
D |
P |
W |
J |
N |
D |
N |
E |
G |
A |
T |
I |
V |
O |
B |
F |
O |
S |
K |
R |
G |
I |
A |
M |
V |
G |
I |
Y |
L |
E |
H |
U |
S |
P |
C |
H |
U |
S |
U |
J |
O |
Y |
D |
E |
X |
J |
Y |
D |
P |
Q |
K |
F |
F |
R |
Z |
L |
E |
V |
E |
A |
L |
R |
G |
T |
A |
K |
R |
G |
I |
S |
Ç |
I |
H |
O |
C |
H |
O |
R |
A |
R |
B |
O |
M |
X |
5-
Reescreva as frases trocando as palavras destacadas pelo antônimo:
a)
Conheci uma senhora simpática.
b)
O lutador é forte.
c)
Meu irmão abriu a porta do
carro.
d)
A menina tem cabelos longos.
e)
Eu tenho uma camiseta escura.
CIÊNCIAS
HABILIDADES:
(EF02CI01) Identificar de que materiais
(metais, madeira, vidro, etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida
cotidiana, como esses objetos são utilizados, qual relação tem com a produção
de lixo no nosso cotidiano e com quais materiais eram produzidos no passado.
OBJETIVOS:
- Diferenciar objeto de material,
reconhecendo que diferentes objetos podem ser fabricados de um mesmo material e
que diferentes materiais podem ser usados na fabricação de um mesmo objeto.
ASSISTA
AOS VÍDEOS:
·
Você
já notou a variedade de objetos que existem ao nosso redor? Observe como um
mesmo material pode ser utilizado para a fabricação de diferentes objetos e
como os objetos são feitos de diferentes materiais.
_ Você já notou a variedade de objetos que existem ao nosso redor? Observe como um mesmo material pode ser utilizado para a fabricação de diferentes objetos e como os objetos são feitos de diferentes materiais.
ATIVIDADES
1- Observe os
objetos abaixo e os relacione com o material de que ele é produzido e com a sua
função. Não esqueça de nomeá-los. Siga o exemplo:
2- Um mesmo objeto
pode ter diferentes formas, assim como pode ser produzido de diferentes
materiais, porém sua função principal não muda. Observe os exemplos abaixo e
responda:
Responda:
a) As figuras 1, 2
e 3 são:
( ) Casas
( ) Cercas
( ) Ruas
( ) Casas
b) A figura 1 corresponde
a uma cerca produzida de _____________________.
c) A figura 2
corresponde a uma cerca produzida de _____________________.
d) A figura 3
corresponde a uma cerca produzida de _________________ e_________________.
e) As figuras 1, 2
e 3 foram produzidas de diferentes materiais, porém a função delas é:
( ) Diferente, cada uma tem uma função.
( ) A mesma, as cercas servem para demarcar,
delimitar ou separar uma área ou terreno.
3- Escolha um
objeto da sua casa e preencha a planilha abaixo com os dados do objeto
escolhido:
OBJETO ESCOLHIDO |
MATERIAL QUE É PRODUZIDO |
PARA QUE SERVE ESSE MATERIAL |
FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO |
|
|
|
|
4- Ligue os objetos
aos materiais que eles correspondem:
5- Observe os
objetos de sua casa e escolha um objeto de cada material:
Plástico |
|
Papel |
|
Vidro |
|
Madeira |
|
HISTÓRIA
HABILIDADES:
(EF02HI06) Identificar e organizar,
temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo
(antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
*
Conhecer todos os meses do ano;
*Explorar as
noções de tempo: dia, mês e ano;
*Desenvolver ações
relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.);
*Entender o
calendário;
*Identificar os
dias da semana;
*Usar o calendário
para marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo;
*Localizar datas
no calendário;
*Aprofundar os
conceitos de tempo e espaço.
- CONVERSE COM SUA FAMÍLIA SOBRE O ASSUNTO:
* O que é calendário? Para o que serve e
como é organizado?
* Dias da semana. Quantos e quais são?
* Meses do ano?
- Copiar o texto:
Calendário Calendário é o instrumento
usado para medir o tempo em dias, semanas, meses e anos. Um ano tem doze
meses, são eles: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho,
agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Os meses estão divididos em
semanas e cada semana tem sete dias. A semana começa no domingo e termina no
sábado. Os dias da semana são domingo, segunda-feira, terça-feira,
quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado. Cada dia tem 24 horas e se
dividem períodos: manhã, tarde, noite e madrugada (dia e noite). Os meses do
ano tem 30 ou 31 dias. Fevereiro é um mês diferente, ele tem 28 ou 29 dias.
Quando fevereiro tem 29 dias é
um ano bissexto. O ano tem 365 dias e seis horas. Em 4 anos, haverá uma
diferença de aproximadamente 1 dia. É por isso que o ano bissexto ocorre de 4
em 4 anos). A cada quinze dias temos uma
quinzena, dois meses um bimestre, três meses um trimestre e seis meses um
semestre.
|
Vídeo calendário https://www.youtube.com/watch?v=znLKkn1wWRA
ATIVIDADES
1- Ligue:
2- Quantos dias formam uma semana?
( ) 3 ( ) 7 ( ) 5
3- Quantas horas
tem um dia?
( ) 20 ( ) 23 ( ) 24
4- Desenhe as principais atividades que você
faz durante o período de um dia.
Manhã
|
Tarde
|
Noite
|
Madrugada
|
5- Uma semana tem 7 dias. Complete os dias da semana e
responda as questões.
1º dia _________________________________
2º dia _________________________________
3º dia _________________________________
4º dia _________________________________
5º dia _________________________________
6º dia _________________________________
7º dia _________________________________
6- Qual é o primeiro dia da semana?
7- Qual é o último dia da semana?
8- Complete com os dias da semana que vem antes e
depois de:
_________________________ sábado ________________________
_________________________ terça _________________________
_________________________ domingo _______________________
________________________
quarta ________________________
_________________________ sexta _________________________
_________________________ segunda _______________________
_________________________ quinta _________________________
9- Nas férias, a família de Pedro resolveu passar umas
semana na praia. Ele se divertiu muito durante esse período. Quando voltou para
casa, ficou curioso: quantos dias ele e sua família passaram na praia? Ele
lembrou dos nomes dos dias da semana, contou nos dedos, olhou no calendário e
chegou a uma conclusão. Quantos dias Pedro e sua família passaram na praia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário